GPS ciclocomputador

Olá a todos,

Há aqui utilizadores de ciclocomputadores com GPS (estilo Garmin)? Há utilizadores de Garmin?

Estou a ponderar adquirir um ciclocomputador com GPS com 3 objectivos:

  • Orientação e planeamento de percursos (curta a longa distância - touring)
  • Registo do percurso - tracking - distância, tempos, velocidades, altitude
  • Geotagging (em pós-edição com fotos tiradas pelo caminho).

Ando a pensar num Garmin 1030 (é um investimento generoso e tem de ser bem ponderado).

Do que me apercebi de leituras:

  • o 520 é bom para corridas e treinos mas não tem grande memória nem slot para SD-card para adição de mapas
  • o 820 é mais recente mas só tem 1 sistema de geolocalização (GPS) e o ecrã táctil deixa a desejar, sobretudo de começar a chover
  • o 1030 é caro

Alguém tem experiência com algum destes?

Também pensei no telefone mas a autonomia das baterias não é compatível com cicloturismo se também uso o telemóvel para fotos, e mensagens e afins, a bateria some-se num instante…

Sabem se os Garmin permitem importação de percursos gpx?

Obrigado

Eu tenho o 520 e o 820 Explorer, o 820 em termos de ecrã não é tão bom como o 1030 no entanto mesmo em chuva porta se bem mas se estas constantemente a mexer no ecrã em condições adversas não estás a prestar atenção à estrada no entanto esperava pelo lançamento do edge Explorer no final do ano pelo mesmo preço do 820 mas com ecrã maior. Essencialme te é um 1030 Explorer com menos features mas bom para navegação.

1 Curtiu

Qual a mais valia do 1000 (ou o 1030) em relação ao 820, da tua experiência?

Não conheço o 1000 ou o 1030, do que conheco do Edge Explorer, em relação ao 820 explorer é praticamente o mesmo preço com ecrã maior e processador mais rápido.

A mim custa-me investir uma pipa de massa num zingarelho desses, que na prática é utilizado meia duzia de vezes por ano.
E como também me estou nas tintas para os KOM’s, cadências e heart rate zones, ainda menos se justifica.
Há apps para smartphone que podem usar mapas offline e fazem turn-by-turn navigation, mesmo com o ecran desligado. O problema da bateria pode ser contornado com um powerbank. Podes usar na mesma o telefone para fotos, embora seja menos prático. Também podes usar um samrtphone antigo que tenhas la pra casa para servir de GPS e o teu actual fica para as fotos. Se não tiveres um samrtphone antigo, podes sempre comprar um no OLX, que mesmo assim te fica infinitamente mais barato que um Garmin.

1 Curtiu

Se calhar é isso que me estava a faltar… Um smartphone compatível com apps fiaveis.

Em todo o caso é o investimento equivalente e eu neste momento estou servido de telemovel (pelos vistos nao o suficiente para me sentir satisfeito apenas com smartphone). Nas viagens uso mesmo muito a camara do smartphone para fotos (e que fotos) o que consome muito a bateria e interfere com o mapa/tracking/turn-by-turn.

Chaq’un ça gout dizem os franceses.

Optei por um garmin de uma loja no reino único, com um valente desconto (há que aproveitar antes do Brexit). Obrigado pelos comentários e partilhas.

Investigue o Wahoo Elemnt Bolt. O mais conectado dos gps’s e com um sistema de navegação imbatível com push-routes a partir do telemovel com turn by turn directions.

O problema do smartphone, é que manter a bateria em percursos que podem ir a 7 ou mais horas. Também se pode levar powerbank, o que é um mais um penduricalho. Várias vezes fiquei com o registo por 1/3.

Em alternativa aos GPS, um equipamento de pulso mais barato pode ser um compromisso.
Por isso comprei e estou a experimentar desde há uns 2 meses o Xiaomi/Amazfit Stratos.

1* no youtube vi que sim, mas ainda não usei nessa função. Aparentemente podes fazer upload de um gpx (mapa) para assistir na navegação.
2* sim, uso diário e sync strava. Provavelmente deixo de usar o strava porque obtenho info suficiente para uso pessoal com a app do equipamento. A parte do registo bpm para depois analisar, era uma coisa que me faltava para compreender o meu funcionamento e fazer treino específico
3* não sei

Vantagens (para mim):

  • Baixo consumo comparando com o smartphone, autonomia é mais de 14h
  • A app específica dá info suficiente e útil (enquanto não tenho mais exigências)
  • Imensos hacks e roms disponíveis - tal como os bons equipamentos Android. O que o torna aberto e facilmente suportado pela comunidade indo muito para além dos interesses e controlo do fabricante (usa uma versão Android/Linux aligeirada). Por enquanto por explorar, mais tarde…
  • O mais barato face ao que oferece e bom para começar

Desvantagens (para mim):

  • Km, velocidade e outros elementos gerados no XML/GPX não são interpretados da mesma forma no Amazfit e no Strava - mas não valorizo excessivamente;
  • Não é totalmente mãos livres para operar e pode requerer olhar para a tela (iniciar registo, pausa, etc) - algo que queria evitar mesmo!
  • Tens de largar o guiador e focar para ler o display;
  • Tem que estar no pulso para fazer o registo BPM. Em passeios longos, prefira ter algo para colocar no guiador e eventualmente uma pulseira adicional só para a leitura do bpm;
  • Excesso de dados pessoais gravados na cloud não sei onde e por quem e sem qq garantia de privacidade, reserva de tratamento ou proteção (todos os equipamentos similares com o mesmo problema);
  • Dadas as minhas necessidade de luminosidade/brilho e sempre no pulso, convêm carregar todos os dias mesmo que só faça comutes. Comigo a bateria não aguenta 35h.