Grupos de Trabalho abertos a todos os membros da core

Fui ver como estava o projeto Selo e dei com esta mensagem do @MarioJAlves:

Isto mantém-se? Se sim, acho que devia-se alterar para qualquer membro da core poder entrar nos GT e opinar.

2 Curtiram

Na categoria selo da core não consigo responder aos tópicos, só criando um novo fora da core, no entanto na categoria viagens dentro da core consigo. Pelo menos tenho a opção disponível. Não experimentei responder.
No meu perfil tenho isto:
grupos
core
BikeBuddy_members
BikeBuddy_core

1 Curtiu

Tive o mesmo problema há tempos e acho que me colocam dentro de um grupo de trabalho.
Penso que deveria estar aberto a todos na CORE, como propões.

2 Curtiram

Sim, este é um tema que merece ser discutido.

Sei que é Agosto mas nos últimos meses os GT estão meios mortos!

  • Sugiro que todos os GT estão abertos aos membros da “core”.
  • Que os membros do grupo sejam listados no “About” do grupo assim como o coordenador.

Tiago alterei o tópico original para o sub-tópico “fórum” da “core” em vez do tópico “fórum” aberto aos sócios uma vez que é um assunto a decidir pela “core”. Aliás para não haver dois tópicos com o mesmo nome sugiro que um se chame “fórum-sócios” e o outro “fórum-core”.

1 Curtiu

Concordo. Nem reparei que tinha publicado fora da core.

Então tem que se esperar por Setembro (visto haver muitas pessoas de férias) para decidir esta alteração ou avança-se já?

Sinceramente não tenho opinião formada.

Receio que abrir os GTs aos membros da Core esvaziará as equipas dos GTs. Deixa de ser evidente qual a razão de uma pessoa se querer juntar a um GT (pois já está na core).
Ao mesmo tempo, acho importante haver equipas dos GTs - ajuda à coesão do projeto e agiliza as decisões (esperar por um consenso entre a meia dúzia de membros de um GT é muito mais fácil que um consenso na Core).

Gostava de saber mais opiniões, mas não é a ideia que me agrada mais.

Ou seja, tendo a inclinar-me para:

  • Categorias dos GTs visíveis para leitura por membros da Core (transparência é fixe)
  • Categorias dos GTs apenas abertos para escrita por parte dos membros da equipa dos GTs
  • Equipas dos GTs abertas à entrada de novos membros (ou seja, processo de entrada de novos membros ser o mais facilitado possível, com o mínimo de burocracia)

Neste modelo, o que pode um membro da Core que não pertence ao GT fazer quando quer enviar uma sugestão para o GT?

  • envia mensagem (via fórum) ao responsável pelo GT, que trata de a reencaminhar para a categoria do GT, ou envia email para o email oficial do projeto
  • pede para se juntar ao GT (caso pondere participar mais ativamente nos próximos tempos)

Mas hesito. Gostava de ouvir mais opiniões.

joao

2 Curtiram

Este tema continua por fechar. Era bom haver mais opiniões.

Alguém levanta reticências a abrir os GT aos membros da core?

Apesar de ter começado com a tua opinião acho que o Barreto fez uma boa defesa.

Estou em cima da cerca :slight_smile:

1 Curtiu

Eu também. :smile:

No fundo o que falta é saber quem é que posso contactar num determinado GT (a que não pertenço) para partilhar algo.

Diria que os grupos precisam de ser tomados mais a sério.

Mas sim o nome do @coordenador na página do about é uma boa regra.

Mas tb é sempre possível escrever no tópico público do grupo (MUBi-Sócios).

1 Curtiu

Sim, concordo.

Eu acho que devíamos ter uma ordem para escolher o sítio onde vamos criar um tópico novo: mubi-socios > GT-core > core. Isto permitia emagrecer as discussões da core (liga com a discussão de emagrecer a core) e “empurrá-las” para os sócios e GT. Talvez uma mensagem a lembrar-nos disto quando criamos um tópico ajudava-nos.

Relembrando…

Acham que uma mensagem a lembrar-nos disto ajudava-nos?

2 Curtiram

referes-te a uma prioridade de colocação de mensagens?

Confesso que não acho que a categorização das mensagens tenha sido um problema, até porque podem ser alteradas mais tarde! Mas uma msg pode ser colocada a relembrar que a core serve apenas para a core

Apesar de concordar com o Tiago tb não me parece para já um problema grande. Acho que tem sido claro para as pessoas quando é de usar a core e a sócios. Em relação aos GT acho que ainda estão à procura do seu nível - isto é que tipo de msg deve ir para o GT-Sócios e as que devem ir para o GT-core.

Update: Reparo que o nome do tópico do GT é igual na Core e na Sócios. Talvez faça sentido mudar o da core porque senão temos que verificar o precedente hierárquico. Qq coisa como:

CORE-Selo
CORE-Sexta de Bicicleta
etc.

acho que já está claro:

1 Curtiu

Ficamos com a opção do @jpbarreto: identificar os coordenadores dos GTs no about. Vou fazer um teste.

Marcado como resolvido.

1 Curtiu