Largar crianças na escola

Ontem começou uma nova etapa na minha vida. A minha filhota começou a escola primária…
Não vou aqui falar das coisas boas e intimas, mas apenas realçar que a minha vida acabou de mudar para muito pior!

É O CAOS TOTAL!

Á hora de entrega das crianças são carros e carros e SUVs e carrinhas em completo desrespeito pelas regras de trânsito, passadeiras e passeios entupidos, crianças pequenas a gincarem no meio dos carros atulhados que se precipitam para o portão da escola…

E com isto tudo a minha rotina da bicicleta vai desaparecer e vou ser mais um dos muitos enlatados por obrigação. Imagino que isto seja assim por todo o país!

Para quando um país assim tipo a Escócia?

"A groundbreaking trial to ban cars from streets surrounding 11 city primary schools at drop-off times is to get underway in Edinburgh.
Roads within 300 metres of schools will be sealed off to traffic for 30 minutes before and after the start and end of the school day under the pioneering plans that have attracted more than a third of Capital primaries."

4 Curtiram

Nuro, não tem de ser assim.

Há muitas pessoas aqui no forum, que levam os filhos de bicicleta para a
creche/escola.

Claro que as voltas, podem ser maiores, e tornar inviável a ida de bike.

A chuva também é um grande obstáculo, mas com um atrelado com coberta, pode
ser possivel…

Abraço.

4 Curtiram

Tenho uma escola do ensino básico mais creche muito perto de minha casa
e passo lá de bicicleta por volta das 9h. É claramente a zona mais
caótica e perigosa a nível de trânsito por onde passo no meu trajecto de
13 km! Tenho sempre que ter atenção a triplicar nessa zona tal é o caos,
isto enquanto alguns condutores passam por ali como se estivessem
nalguma pista de rali. :S

@Nuro, espero não deixar de me cruzar contigo de bicicleta por
completo… :slight_smile:

1 Curtiu

Eu sei disso, mas no meu caso não vai dar! Se eu morasse na Expo ou no centro da cidade era uma coisa… Além de que a mãe da criança nunca permitiria o risco - sim pq sem ciclovias segregadas é um grande risco. Esquece! Não vai mesmo acontecer… e isto entristece-me muito :frowning:
Provavelmente vou deixar de commutar de bicicleta… e isso entristece-me ainda mais!

1 Curtiu

A mini-me por outro lado está radiante pela sua nova etapa, numa nova escola e com mais “crescidos”. Mas tb ela vai deixar de ir de bicicleta para a escola (antes iamos muitas vezes, a creche era no mesmo bairro) mas não ficou assim muito abalada com isso dada a quantidade de coisas novas que lhe estão a acontecer…

Nuro, temos que combinar aí um dia para a malta de Alfragide e arredores
vir contigo mais a miúda. Fazemos uma mini-mega-massa a servir de escolta à
tua preciosidade. :wink:

No dia 8 de setembro de 2015 às 11:08, Nuro_Carvalho [email protected]
escreveu:

6 Curtiram

isso é que era! :slight_smile:
só tenho é de convencer a mais-que-tudo a deixar a cria andar na estrada…

2 Curtiram

Isso não tem problema. Diz a ela para vir falar comigo. :wink:

Arranja lá uma cadeirinha ou um sistema de retenção que consideres adequado
que a malta organiza aí um dia para te fazer uma escolta. :smiley:

No dia 8 de setembro de 2015 às 12:19, Nuro_Carvalho [email protected]
escreveu:

8 Curtiram

Contem comigo a partir de Outubro. Neste momento estou com a cria mais pequena a gozar o mês de licença eheheh

2 Curtiram

Moro perto, também posso dar uma perninha.
Pode ser que assim a minha cara metade também me deixe levar a cria, à creche, de bicicleta.

2 Curtiram

Obrigado pelo apoio.

Eu já andei a estudar o tema, ando há meses a pensar nisto… e não é fácil!
Para uma criança de 6 anos, mesmo expedita no uso da sua bicicleta, tem muitas subidas e descidas.

Pensei num trailgator (é assim que se chama) mas isso implicaria muito esforço para mim, e não posso chegar ao trabalho encharcado. Até já pensei em meter a minha bina elétrica para nos puxar aos dois…

Não sei, acho que vai ser inverosímil :frowning:

Nuro se achas fundamental arranjar uma electrica, Go On !

Deixar de levar a menina de bicicleta para a escola e’ que nao . . . ela vai agradecer-te no futuro!

A unica hipotese que temos de mudar o paradigma e’ incutir nas nossas crias a normalidade de TODA a gente circular de bicicleta, independentemente da sua idade.

1 Curtiu

estou a ver a coisa ser muito difícil… :frowning:

Depois de quase 5 anos de cadeirinha, triciclo, bicicleta 1 e bicicleta 2 agora é de latinha para a escola todos os dias… até me dói o coração!

Nuro, e assim?

São muitas subidas, isso tinha de ser elétrico…

E a mais-que-tudo não sei se deixaria, com os energumos que andam na estrada a mummy-bear não deixará a child-bear arriscar um bocadinho que seja :frowning:

Nuro, este ano passo a levar 4 para a escola, a n.º 4 vai na cadeirinha atrás porque tem 2 anos e a escola está a 8km de casa e - entre outras paisagens da república motorizada de Oeiras - tenho isto pelo caminho:

Se quiseres encontramos-nos para ver as soluções disponíveis no mercado, ou na loja mais perto de ti, como esta que serve até aos 35kg, e é Made in Portugal:

2 Curtiram

este é o terceiro post mais lido do Passeio Livre


À frente de um colégio! Por lá podem ler muitos comentários de pais

este artigo do @gonperes é muito bom

3 Curtiram

Uma cargo bike eléctrica custa muito menos que um carro. Se tiverem 2 carros em casa, vende um e investe numa Yuba ou outra. Consulta a Cenas a Pedal que tem já alguma experiência prática em arranjar soluções para pais com o mesmo problema que tu. Deixas a pequena na escola e segues para o trabalho em grande estilo sem suar. Não desistas, que o país precisa de ti em cima duma bicla.

6 Curtiram

Essa cadeirinha parece-me mesmo uma boa ideia (made in PT ainda melhor), mas teria de meter a bicicleta elétrica para fazer todas as subidas.
O mais dificil de tudo é convencer a mais-que-tudo desta alternativa pois a percepção de quem não anda de bicicleta é que é muito inseguro andar na estrada :frowning:

1 Curtiu