Mail Geral: Approaching Monthly Send Limit: 91%

O que fazer?


Warning: your monthly Mandrill sends are now 10,928, which is 91% of your monthly limit of 12,000. If you exceed your monthly send limit, Mandrill will begin queueing your outgoing mail. Check your send limits and considering increasing your monthly plan to avoid delays.

This is an automated alert for your Mandrill account with the username [email protected]. You don’t need to take any specific action based on this alert. Manage your alert settings.

grgrgr

Isso está relacionado com o servidor de mail que o fórum usa para enviar mails aos membros do fórum. @paulovieira, sabes se o servidor onde o VPS está alojado tem esse serviço?

Aliás, isto só demonstra caro @MarioJAlves que o fórum cresce.

Caso o VPS não disponha desse serviço teremos de considerar mesmo pagar

  • Feitas as contas, duplicar a capacidade custará qq coisa como 30 USD por ano.
  • Para já não é muito, mas para 40 mil emails por mês já custará quase 70 USD por ano.
  • Num caso extremo 300 mil mails por mês (25 vezes mais do que temos) custa cerca de 500€ por ano.

Que fazer? Ideias pessoal?

30 USD por ano não parece ser muito, mas sendo o servidor um VPS, também podemos equacionar a hipótese de o utilizar directamente para o envio de emails (instalando no servidor um serviço de envio de emails).

Gosto do mandrill porque já resolve bastantes problemas que com um servidor próprio poderão dar chatices. Mas temos sempre essa hipótese.

1 Curtiu

Muito obrigado pela info @brunobarao. Podes alongar?

Que tipo de coisas o Mandrill resolve que são chatas? Por mim 30USD por ano, também não é problema. Temo é que se a coisa cresça (e ainda bem se assim o for) e possa ficar cada vez mais caro.

Instalar um servidor de mail num VPS é complicado? E será que depois o nosso VPS não terá limitação de largura de banda? Para já proponho que a MUBi pague os tais 30USD por ano e depois se crescer ainda mais logo se vê.

Que tem a dizer o nosso tesoureiro @JoaoBernardino ?

O email é um assunto complexo.

A maior questão é a reputação do servidor de email. Um servidor começa aos poucos a ganhar reputação, sendo que ganha reputação positiva se não enviar emails indesejados, ou para endereços de email inválidos, e ganha reputação negativa se fizer o contrário.
Um servidor com reputação negativa e/ou entradas em blacklists públicas fica incapaz de enviar emails.

O mandrill tem a vantagem de ter uma equipa por trás, que deverá garantir que os seus servidores conseguem enviar emails.

Instalar um servidor de mail é semi-complicado, não é muito difícil, mas demora algum tempo a fazer (bem).
Em termos de largura de banda, não deverá ser muito diferente do que já é utilizado actualmente (talvez apenas um pouco mais de trafego).

Sendo que o servidor de email é apenas uma configuração do discourse, pode-se experimentar ter o servidor próprio, e se não funcionar pode-se sempre reverter para o mandrill.

Tentanto perceber um pouco melhor a razão do problema: @joaopferreira, consegues determinar quantos sócios têm o fórum configurado para receção por email?

Como receber por mail implica um pequeno passo de configuração, eu suspeitaria que poucos sócios tivessem essa opção ligada. E por isso esta mensagem que o Mário partihou surpreendeu-me.

Não terá esta mensagem a ver com os emails que se enviou a apelar aos sócios que se inscrevam no fórum?

É que se for o segundo caso o principal fator, então o problema não é relevante - pois foi uma ocorrência pontual.

Entretanto deixei de receber emails, por isso suponho que o limite tenha sido atingido…

@jpbarreto, de facto foi feito um re-convite pontual, mas falamos de cerca de 200 mails e a mensagem original refere que o limite são 12 mil, logo não parece ser isso.

@brunobarao faço-te uma pergunta direta: o que farias no teu caso? Eu não sei configurar servidores de mail. Caso alguém queira fazer isso (tu por exemplo pois pareces perceber :slight_smile: ) pode-se tentar, caso contrário voto para que a mubi pague esse serviço ao mandill. Até porque como referiste parece exigir manutenção costante e é menos uma preocupação.

Depois da explicação do @brunobarao inclino-me para que se pague ao mandill.

Mas era tb bom ouvir a opinião do @paulovieira e do @Bruno_Santos

Por agora deveria-se pagar a extensão de envios ao mandrill.

@joaopferreira à partida posso fazer a instalação do servidor de email. Mas preciso de saber alguns detalhes primeiro para ver se é possível. (qual é a empresa de alojamento do vps, limites do servidor, qual é a versão de linux, se tem ip fixo)

E também posso tentar ver se é possível ter uma espécie de funcionamento híbrido, enviando os primeiros 12000 emails pelo mandrill, e os restantes pelo “nosso” servidor.

Mas novamente, por agora devia-se manter o mandrill a funcionar.

@paulovieira podes esclarecer estas dúvidas ao @brunobarao? Foi o @paulovieira que deu o início à instalação do Discourse na VPS. Mas creio ser a Digital Ocean.

Versão de Linux
Linux 3.13.0-37-generic x86_64

Vou tratar de pagar a subcrição junto do Mandrill

Em acréscimo: @paulovieira, podes criar uma conta no VPS para o @brunobarao?

Por mim paga-se a subscrição do Mandrill, e temos é de arranjar mais fundos para isso…
O nosso tempo deveria ser usado de forma mais útil à causa e o menos possível a “gestão” das ferramentas… digo eu.
Obviamente se forem coisas simples, que dê para ir fazendo, siga, mas gerir servidores de mail, como diz o Bruno, tem “questões” mais operacionais, convinha não falhar…

Já vos tinha falado disto? são verbas que eles dão e o camandro a projetos e tal…
http://forum.mubi.pt/t/patrocinio-caixa-geral-de-depositos/851?source_topic_id=966

3 Curtiram

epah. o Mandrill só aceita cartão de crédito, nem aceita paypal e a MUBi não tem cartão de cŕedito: só entraves. Ideias!?

@JoaoBernardino, podes então criar o tal cartão MBnet para a MUBi?
https://www.mbnet.pt/site/do
coloca limite de 300€

concordo! Enquanto a MUBi puder pagar e se não for um fardo financeiro muito elevado, parece-me sensato o que dizes

2 Curtiram

@brunobarao, @paulovieira, no fórum do Discourse há lá um utilizador que recomenda este serviço:


aparentemente aceitam paypal.

@joaopferreira parece-me mais caro do que o mandrill. O plano mais barato é $7.49/mês e só inclui 20000 emails/mês. O mesmo volume no mandrill fica a $1.60/mês.

Acho que ficamos melhor servidos no mandrill.

1 Curtiu

ok, parece-me bem. Já contactei o @JoaoBernardino para emitir um cartão de crédito temporário e quando o fizer adicionarei fundos ao mandrill.

2 Curtiram

Olá Pimentel

Não é assim tão simples aderir ao MBNet, certamente que precisaremos de fazer a adesão com as 4 assinaturas de pessoas dos órgãos sociais e o camandro. Não dá para usar o cartão de crédito de alguém e a MUBi devolver o dinheiro a essa pessoa, tal como tem sido feito noutras ocasiões? (a mais recente foi para o Velo-city)

boas, normalmente por online-banking consegue-se ativar imediatamente o mbnet. Podes verificar sff?

Dar o cartão de crédito de alguém para o mandrill é complicado pois eles ficam com os dados e e debitam sempre que os mails ultrapassarem o limite mensal. Seria complicado de gerir no futuro os ajustes financeiros. É algo que deve ficar estritamente na gestão financeira da MUBi, penso eu.

abraços e obrigados

1 Curtiu

Já verifiquei. Não só a ficha de adesão requer a assinatura dos quatro que obrigam a associação, como o BIG só tem este serviço para quem tiver um cartão de crédito real.

Mas se esse é o problema - partilhar dados de um cartão real - basta que alguém com MBnet na sua conta pessoal faça o pagamento, não é?