Mais 3,5 milhões de euros para a segunda circular

Acabei de deixar o seguinte num comentário na página Facebook do Medina: https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1346334185548320?comment_id=1347678675413871

«

Tenho uma sugestão para fazer relativamente à Segunda Circular. É uma via que é uma espécie de ornitorringo, pois atravessa a cidade com limites de 80 km/h, encostada às casas e a causar ruído, o que não tem nada de verde.
A minha proposta é enterrá-la e criar Avenidas urbanas por cima, com passeios largos e ciclovias. Tenho a ideia que não será o mais barato, mas penso que toda a gente ficava contente. O mesmo princípio devia ser aplicado no contínuo da Avenida Padre Cruz, Calçada de Carriche e Radial de Odivelas.
Para se ter uma ideia mais concreta do que eu estou a falar, há um vídeo do mesmo já aplicado em Maastricht em Maastricht A2 motorway tunnel
E há também uma discussão sobre o assunto em Mais 3,5 milhões de euros para a segunda circular
»

2 Curtiram

Poderias concretizar? Como pretendes aumentar o "caudal " de pessoas sem meios que as transportem ?

https://www.traffic-simulation.de/onramp.html

Este site interessante simula o tráfego numa avenida com 3 vias de circulação. Verifica-se que à velocidade de 50 Km/h esta via possui uma capacidade de 4000 viaturas por hora correspondente a 4000 passageiros por hora( 1 ocupante por viatura). Um transporte rodoviário com esta capacidade iria requerer 40 autocarros por hora, ou seja, 1 autocarro a cada 1,5 minutos. Se fosse ferroviário iria requerer 1 composição de 6 carruagens a cada 10 minutos. São estes números que assustam qualquer um que pense em eliminar faixas da 2ª circular.

Se hipotéticamente substituíssemos todos as viaturas por velocípedes numa razão de 1 viatura para 4 velocípedes a uma velocidade média de 10Km/h a capacidade da via ficaria em 3000 velocipedes (ou passageiros) por hora.

Não concretizei? Podes especificar?

Ninguém faz a segunda circular a uma média de 50 Km/h em hora de ponta… nem nunca vai fazer.
A única forma de se conseguir fazer deslocar mais pessoas no mesmo espaço de tempo é por transporte público. Mas de certeza que também não vai ser com transporte público parado no trânsito…

A redução do limite de velocidade nunca faria diminuir realmente a velocidade nas horas críticas do dia (quando está tudo paradinho ou a andar devagarinho), mas iria reduzir a quantidade de acidentes graves no resto do tempo. Ainda me lembro da última vez que um camião se espetou ali e cortou a segunda circular durante quase um dia inteiro…

Eu não sei é porque é que as pessoas se assustam quando se fala em reduzir o número de faixas dedicadas ao automóvel individual. Por onde sugeres que os transportes públicos passem? Por cima?

Já expliquei e até apresentei os números.
Claro que ninguém consegue fazer a 2ª circular a 50Km/h, esta velocidade foi apenas usada para calcular a capacidade da via e utilizar este valor para calcular a capacidade equivalente em TP.

Reduzir a velocidade limite pouco ou nenhum efeito terá sobre o nº de acidentes fora das horas de ponta se não existir fiscalização activa das autoridades. Tem ainda o efeito nefasto de reduzir a capacidade da via aumentando o congestionamento.

A questão é que a redução de 1 única faixa teria de ser compensada no mínimo por 14 autocarros por hora, ou seja, um a cada 4 minutos! Apresentar estes números chama-se concretizar!

Simples, porque sabe-se de antemão que nunca serão disponibilizados os 40 autocarros por hora no momento de fecho da via.

Evidentemente que devem circular pela via dedicada mas para isso têm de existir e circular efectivamente. Criar faixas de BUS para lá passarem 2 autocarros por hora com as vias adjacentes cheias de tráfego parado é um desperdício de recursos

2 Curtiram

O PCML Fernando Medina explicou que andou a adiar a obra — que se queria de fundo, e não de mera manutenção — porque estava à espera da renegociação do contrato de concessão da A5 com a Brisa, que permitisse a criação de um corredor BUS que viesse ligar à 2ª Circular e seguir por ela adiante. Mas isso poderá ser feito depois, quando houver oferta e procura que o justifique.

(É claro que isto é contraditório com o facto de terem lançado o outro concurso — depois anulado — que já previa a criação do corredor BUS há mais de três anos.)

2 Curtiram

Epa desculpa lá, isso não é concretizar, isso é especular. Nunca uma redução de velocidade ia resultar em congestionamento. O congestionamento não resulta da falta de capacidade da via, o congestionamento resulta de os locais para onde os automóveis que ali circulam saem não terem capacidade para receber e escoar a quantidade massiva de automóveis que lhes chega da 2ª Circular. A 2ª Circular é uma recta enorme de 3 vias para cada sentido sem cruzamentos, semáforos ou passadeiras, não existe nenhum motivo para carros pararem nela… à excepção dos que param porque as saídas onde querem sair estão obstruídas. O trânsito que influi pela 2ª Circular não começa no seu final, começa nos primeiros semáforos após cada saída.

Essa idolatração do automóvel sobre o transporte público não faz sentido nenhum nos dias que correm, na falta de tempo que impera na vida das pessoas e na falta de qualidade do ar que se respira. Nem sequer fazem também sentido esses números… no final do dia, eu num autocarro com uma via livre vou chegar muuuuuito mais rápido ao meu destino que num automóvel com a via congestionada. E isso é tão verdade passe um autocarro de 4 em 4 minutos ou um de 20 em 20…

Isto, ignorando o facto de já lá passarem autocarros… que ficam presos no trânsito. Não passam lá autocarros de 20 em 20 minutos, há pelo menos uma carreira a passar de 10 em 10 minutos. E com o aumento de oferta que tem ocorrido, e o ainda maior que está anunciado, 4 em 4 minutos não é um intervalo por aí além. Esse intervalo existe em muitas avenidas de Lisboa. Porque é que não haveria de existir na 2ª Circular?

1 Curtiu

Sabes o que é engenharia de tráfego? Não me parece!

Qual idolatração? A questão é conseguir chegar de A a B em TPs onde se consiga lugar e não se tenha de esperar 40 minutos.

Desculpa mas estás a ignorar os números. Claro que num autocarro com via dedicada chegas muito mais rapidamente ao destino… se conseguires entrar no autocarro, porque de facto não percebo como é que queres que 1300 passageiros tenham lugar em 3 autocarros, é que nem na Índia .

Isso é falso, e são muitas as horas que já perdi à espera do próximo autocarro.

Falso, não existiu qualquer aumento de oferta .

Para daqui a 10 anos?

Concretiza por favor .

Epa não me vou alongar porque já deu para perceber o tipo de discurso que posso esperar… só vou refutar o que dizes como falso: uso várias carreiras cuja oferta aumentou nos últimos anos. Inclusive uma só funcionava de segunda a sexta, e agora funciona todos os dias. Outras foram reforçadas.
Exemplos: 748 e 15E. E estas são apenas as que uso…
O que dizes ser falso porque já perdeste muitas horas à espera do autocarro… tu podes ter perdido, mas já que falas em engenharia de tráfego, procura por estudos que explicam porque é que passa muito tempo sem aparecer um autocarro e depois vêm dois seguidos. Tem uma explicação muito fácil… uma pista: tem a ver com trânsito…

Locais onde passam autocarros com uma frequência média muito elevada (podem bem ser os 4 minutos que mencionaste) é o largo do Rato. Ou o Marquês. Ou o Cais do Sodré. Ou muitos outros sítios.

1 Curtiu

É um mistério porque essa situação também ocorre de igual forma ao fim de semana, quando não há trânsito que o justifique…