Malta, neste momento estou com pouca disponibilidade para ir ver estes tópicos e facebooks. Acredito no que me dizem, e desde que moro aqui, vejo que estas juntas só vêm o estacionamento como prioridade e a mobilidade automóvel continua a ser a única mobilidade.
Alinho na tal massa crítica. Vão me informando disso.
Vivo na zona da Junqueira, Junta de Alcântara, e a última moda nestes meses, ao contrário do que tem sido feito noutros locais da cidade, em que os passeios têm aumentado, o piso tem sido substituído, ou outros melhoramentos evidentes têm sido feitos, o que têm feito:
Aumentar passeios e melhorar o piso escorregadio da calçada? Não!
Fazer estacionamentos para bicicletas e melhorar acessibilidades para peões, removendo obstáculos como sinais de trânsito do meio do passeio? Não!
Refazer os passeios com as mesmas pedras, deixando tudo na mesma, simplesmente levantando e refazendo o passeio novamente. SIM!
É isso mesmo, estão dar a ideia de estar a fazer uma obra de melhoramento, a gastar dinheiro público para retirar todas as pedras da calçada nos passeios, para simplesmente as voltar a colocar, sem remover sinais de trânsito, ou outros obstáculos. Nem a merda de pilaretes estão a colocar. E retirar espaço de estacionamento ou reduzir as faixas de rodagem é um caso bicudo… Para ter um passeio exactamente igual ao que já existia não seria necessário gastar milhares de euros em obras…digo eu.
Não percebo a sério. Isto é gozar com os contribuintes…
Não sou da zona, mas disponibilizo-me a ir, desde que seja em horário que possa ir. Segundo o que percebi, se é que tenha percebido algo em concreto. A autarquias estão a avançar com projectos da visão utópica do carro, é carro para ali, carro para aqui, estacionamentos, vias. A mobilidade parece ser claramente uma falácia, de Belém não vi, mas o de Oeiras aquilo é mais do mesmo, não mudaram um centímetro!! e como disse o tema está politizado, porque os moradores, VOTOS, não param de falar de carros. E prontes, vão gastar mais uma pipa de massa para dar abertura a entrada de mais e mais carros.
Não entendo onde encaixa aqui o que Medina falou sobre ligar vias, mobilidade´, Lisboa está timidamente no bom caminho, o resto anda a soprar para o ar, nas politicas da treta.
Esse cartoon é perfeito para se guardar para mostrar ao nossos amigos petrol-heads, quando começam a dizer que determinada estrada devia ter mais vias por causa do trânsito. Acho que vou guardar.
Olha olha, uma junta de freguesia a andar para trás no tempo! onde é que eu já vi isto?
Pelos comentários, ali existia um parque infantil. Agora existirá um parque de estacionamento. Progresso!
E utilizaram materiais reciclados… que amigos do ambiente que são, quando constroem mais um parque para automóveis.
Alguém ali faz um comentário simples mas muito inteligente: «quando começam a haver mais automóveis por família que filhos, começa-se a a substituir parques infantis por parques de estacionamentos.» Hmm… de facto nunca tinha pensado nesta “inversão”… mas lá que é uma grande verdade! Será que um automóvel extra é mais barato de sustentar que um filho extra? fica a “reflexão”…
E antes já tinham recolhido contributos dos cidadãos para a localização dos parques.
Mas tenho muito receio que vão retirar espaço aos passeios, já de si estreitos da freguesia.
O exemplo da imagem parece-me que nem sequer cumpre a lei da largura mínima livre dos 1,2 metros que o passeio deve ter.
Mesmo assim, sou optimista e considero que a geração do carro particular está em declínio. Este parques colectivos custam caro e globalmente quem irá querer ter carro na urbe deverá ter ou alugar um lugar de garagem. E aí já não são 12 eur por ano…