Manual de estacionamento para bicicletas

Foi pena não teres incluído o suporte usado no Porto, que até é bastante elegante.

1 Curtiu

Esse está incluído nas variantes do sheffield. Há milhentos exemplos, uns melhores que outros, não dava para colocar todos :slight_smile:

@miguelbarroso referes-te a estes? Estavam na secção 4.4 do manual

  • se apoiarem no garfo, como é comum na Holanda, parece-me bem
  • se apoiarem apenas na roda, para mim, são altamente não recomendáveis. Impactos laterais provocarão sem qq dificuldade jantes empenadas.

Nunca vi estacionamentos na Holanda, onde o apoio seja apenas na roda/jante da frente. Insisto que a roda é diferente do garfo!

Artigo criado na wikipédia:

1 Curtiu

Desculpa João, sei que andas aí pela Holanda… mas deves andar distraído - este tipo de estacionamento é muito comum, e não apoia no garfo, mas sim apenas na roda (logo a primeira foto): http://alchemyrider.me/2012/12/02/where-to-park/

Lê o texto do referido capítulo 4.4 (é curto), e depois faz o seguinte exercício: tenta manter a tua bicicleta na vertical, segurando no pneu junto ao chão. E depois segurando no pneu ao nível do eixo, ou um pouco acima. Notaste diferença?

Atenção que tal como se refere no capítulo 4.4, estes apoios têm limitações mas também têm vantagens - só devem ser instalados onde façam sentido.

Conheço bem Hoek van Holland, da foto, ou o Gancho da Holanda, mas esse estacionamento parece estar abandonado. Como digo, só ando de bicicleta e nunca vi isso por aqui; não confundir com aqueles que apoiam no garfo, pois são parecidos. Apoiar só na roda é, parece-me, muito má solução.

Percebo o teu ponto, o problema é que qualquer apoio na roda tende a danificar a roda, pois os raios são muito suscetíveis de torcer e a jante não foi concebida para forças laterais.

1 Curtiu

No entanto no ponto 4.1, o manual recomenda “Suportar as bicicletas recorrendo a pelo menos dois pontos de apoio” … e esses borboleta só suportam num ponto.

Mas o q eu acho é q em mt sítios q o pessoal tem biclas baratas (coisa difícil de encontar em Portugal), o pessoal não se preocupa mt se empena mais ou menos um bocado.

De qq modo, eu prefiro os tipo-Sheffield … e um tubo daqueles em aço galvanizado custa qq coisa à volta de €40-€50 … €20-€25 por cada de lugar de bike.

Exacto… mas como em tudo, depende da utilização. Na Novabase, eles instalaram uns do tipo borboleta na garagem, mesmo em frente ao segurança. É um local vigiado, de acesso condicionado, e onde não há praticamente passagem de pessoas, e os suportes funcionam muito bem. A probabilidade de alguém dar uma traulitada que faça estrago numa bicicleta é reduzidíssima.

Na minha arrecadação (fechada, espaçosa e segura), irei instalar uns suportes desses para as biclas dos miúdos e para a minha de BTT (já que as outras não precisam, pois têm descanso). É a solução mais simples, barata, e que mais facilmente mantém a bicicleta na vertical, sendo muito fáceis de estacionar e retirar a bicicleta.

No Sheffield, embora seja bom para prender de uma maneira segura (essencial em espaço público), para a bicicleta não cair ou resvalar, é necessário prender a mesma como deve ser. Aliás, esse é o ponto mais criticado pelos especialistas dinamarqueses ou holandeses - não se esqueçam que eles muitas vezes nem prendem as bicicletas aos suportes, apenas usam a tranca da roda - são realidades muito diferentes. Os suportes de roda, combinados com apoio do quadro são sem dúvida o melhor de dois mundos, mas são mais caros, e o desenho nem sempre garante a compatibilidade face a diferentes tipos de bicicleta.

Acima de tudo, convém não cair em fundamentalismos de um tipo de estacionamento apenas.

1 Curtiu

O fundamentalismo de querer q sejam bons é resultante da vasta maioria dos estacionamentos para bicicletas em Portugal não puderem ser descritos sem usar calão.

Concordo plenamente q em locais vigiados ou sem acesso público, como em empresas, etc, possas haver estacionamentos de encostar a roda, pq, como bem dizes, a probabilidade de traulitada é mínima.
Mas não acho q seja grande fundamentalismo dizer q em locais públicos, todos deviam ser tipo-Sheffield (e aqui incluo aqueles como os da foto do Ricardo da Inbicta).

Por isso mesmo @Rui, é que os estacionamentos de bicicleta em Portugal, devem ser sempre daqueles onde seja possível prender o quadro.

Peca é as empresas não uniformizarem os parques, nos vários edifícios. Esse parque conheço bem e é de luxo!!
Já no local onde estou é isto… e é a mesma empresa… neste momento o entorta rodas, já está com lotação esgotada… Mais uma e vão comprar mais outro entorta. Anda tudo torto. :slight_smile:

https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17201413_10208374774188247_2563230163912081863_n.jpg?oh=1b052837f3c6368acc92561577deff0d&oe=595E3EB8

Hum… Eu precisava de meia dúzia de lugares de estacionamento ao ar livre (em propriedade privada mas com circulação pública). Ou seja, têm de ser suficientemente robustos.

O desenho da MUBi é muito interessante, mas devia efectivamente especificar o material.

Vou experimentar a BICIway, se calhar, mas podia haver uma lista de serralheiros com o selo da MUBi que fizessem o vosso modelo e o instalassem no terreno.

Isso e esperar sem grande convicção que as câmaras — no caso a de Lisboa — e as juntas de freguesia instalem mais parqueamentos para bicicletas.

Tentou-se em tempos fazer essa lista, mas como isto é um trabalho voluntário é preciso que alguém dedique tempo a isso.

Mas olha que existe um manual de boas práticas da própria CML para este tipo de estacionamentos, o problema é que às vezes nem eles sabem que esse manual existe.

Os materiais comuns são aço galvanizado ou aço-inoxidável.
A questão do galvanizado (q é um revestimento) são as soldaduras, se os suportes tiverem barra inferior para invisuais ou “sapatas” para aparafusar ao chão.
Se não tiverem, 3m de tubo de aço-galvanizado com duas dobras e tá feito um suporte de chumbar ao chão por 30€ para estacionamento de duas bicicletas.

2 Curtiram

e há.
aqui
http://selo.mubi.pt/home/fornecedores/

1 Curtiu

@jjleiria, vê aqui este guia agora lançada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB):
Guia de Boas Práticas para Instalação de Paraciclos e Bicicletários, da UCB

Vi só por alto o pdf, mas no fim tem links para descarregar os croquis de alguns modelos.

o material é que o caro quiser, desde que obviamente seja um metal resistente.
Pode ser ferro pintado, para evitar ferrugem, que é a versão mais barata.
Ou alumínio ou inox, que não enferruja mas é mais caro e difícil de trabalhar nas junções.
Fale com qualquer oficina de serralharia que eles fazem-lhe isso sem dificuldade.

1 Curtiu

O material mais comum é aço galvanizado. É o mesmo q os tubos dos sinais de trânsito. E não precisa de pintura, o galvanizado já é um revestimento (feito num banho electro-químico) anti-corrosão. E existem tubos já de aço galvanizado.
O problema é quando são necessárias soldaduras, p.ex. para a barra inferior de sinalização para invisuais, ou para as flanges para aparafusar ao chão (se for este o caso). O material de junção adicionado na soldadura já não é resistente à corrosão, pelo q será necessário galvanizar ou pintar a estrutura no final.
Se for de chumbar ao chão, e se não necessitar a barra inferior para invisuais (o q, em pinha opinião, só se justifica se for para colocar em espaço pedonal), um tubo de 3m de aço galvanizado (deve custar uns 30€) com duas dobras e tá feito.

O ferro fundido é mt mais frágil q o aço, pelo não é utilizado de todo para este fim. Aliás, nem sequer devem existir tubos de ferro fundido. E se existissem, seria impossível dobrar as curvas a 90º.

O aço inoxidável é resistente à corrosão, e pode ser soldado com solda tb inoxidável. O problema é q o aço-inox é mt mais caro (umas 5 vezes) q um aço banal suficiente para estacionamentos para bicicletas.

Um tubo de alumínio mt provavelmente partiria ao tentar dobrar as curvas em 90º.

3 Curtiram

2 Curtiram