Matrículas nas bicicletas

A inexistência de matrícula torna impossível identificar o prevaricador em caso de fuga e dificulta a recuperação de bicicletas em caso de roubo e dos quais já muitos se queixaram neste fórum. O anonimato e a desresponsabilização andam de mãos dadas. E matrículas e seguros são questões independentes sem qualquer relação. Na época em que as bicicletas tinham matrícula não existia seguro nem se falava nisso. E de facto todos temos “matrícula”. Por lei todo o cidadão deve fazer-se acompanhar de documento de identificação. Existe o conceito errado de que todos os veículos que dependem apenas do esforço humano não apresentam riscos e portanto está isento de deveres e obrigações. Vejamos se eu me deslocar de Velomobile a 100 Km/h e atropelar alguém serei isento de responsabilidades ?

Sim, bom mesmo é a anarquia nas ruas . Todos anónimos, assim causam estragos e piram-se sem consequências. Índia!

Por serem questões independentes, falei nelas, mas à parte de cada uma. É certo que a matrícula facilitava a recuperação de bicicletas roubadas. Aliás essa é a maior vantagem que vejo nas matrículas. Mas para mim (é uma opinião) isso não compensa o acto de “complicar” o ter e usar uma bicicleta. Se calhar para quem não usa isto parece uma coisa um bocado idiota, mas é mesmo a liberdade e simplicidade de uma bicicleta que torna tão atraente e agradável o seu uso em meios urbanos. Pôr-lhe mais coisas em cima, é fazê-la tornar em mais um veículo lá em casa com obrigações/imposições e burocracia.
Eu acho que com tanto ruído à volta destas questões, as pessoas já se esqueceram no quão simples e inofensiva era a bicicleta que todos tínhamos quando éramos miúdos… Mesmo num adulto, continua a ser o mesmo objecto simples e que pouco potencial tem para fazer maldades. Com o plus de que um adulto (à partida) terá um pouco mais de juízo e sensatez no seu comportamento e postura.

Nem disse que não existe um risco inerente ao uso ou que não existe responsabilidae.
Convenhamos que um velomobile não é bem a mesma coisa que uma bicicleta… eu acho que essas coisas nem sequer podem circular na via pública.

infelizmente há mitos nas cabeças de certas pessoas que assim não o entendem…

mas gabo-te a paciência! :slight_smile:

2 Curtiram

O que não se entende é porque razão ninguém se opõe ao registo de telemóveis, televisores, laptops e outros equipamentos domésticos nos sites das marcas mas quando toca às bicicletas já é um problema!

Um velomobile é um triciclo a pedais com cobertura aerodinâmica, portanto uma cena a pedais.

De todos esses objectos, acho que o único que alguma vez registei no site da marca foi o laptop, e foi porque davam uma garantia não sei do quê, ou suporte técnico, qualquer cena do género…

Não me oponho a que exista um registo de bicicletas, mas acho que tal deve ser sempre opcional. Eu muito provavelmente registava a minha. Mas para isso não é preciso que tenham matrícula, já existe o número de série.

1 Curtiu

Exacto. Número de série… Agora quais matrícula. Só no Zimbábue…

Se os drones têm de ser registados porque não as bicicletas ?

Vou ali atirar a minha bicicleta (registada na marca para fins de garantia do quadro) para a frente de um avião, sim, porque o potencial de transtorno (chamemos-lhe assim) para terceiros da má utilização de um drone é igual ao de uma bicicleta.

1 Curtiu

Ora um drone pesa 500 g, uma bicicleta 15 Kg. Se for atirada para o meio de uma autoestrada será algo pacífico, certo ?

Se começarem a aparecer bicicletas nas autoestrada todas as semanas… e mesmo aí não se compara porque o ciclista é logo apanhado, enquanto que os drones, como estão fisicamente separados do dono, não é possível apanhar o infrator.

2 Curtiram

Um melro ou um pombo pesam cerca de 100-150 gramas e destroem facilmente um motor de um avião, vamos continuar a discutir pesos e consequências ou vamos começar a fazer comparações adequadas?

2 Curtiram

Os motores de aviões comerciais estão desenhados para suportar aves até à dimensão de um ganso do Canadá (3,5 a 6,5 Kg) sem sofrerem danos, portanto o teu melro ou pombo já foram. Mas relativamente aos drones o problema são as baterias que podem provocar micro explosões ao serem “digeridas” por um motor a jacto e não apenas o peso

Hummm. 6 kg, de ganso do canadá na brasa deve ser um espectáculo…

Estás a abrir-me o apetite…

O 3 devia ser um profissional de seguros bestial. Primeiro dia de trabalho: listar todos os itens e situações do dia a dia com potencial de perigosidade, e listar ocorrências possíveis dos mesmos.

Three, não queres ir fazer isso? É que tens jeito, e parece ser uma paixão tua.

E imagino que - cof, cof - te ocupasse muito tempo…

1 Curtiu

(P.S. Que saudades do Freire! :D)

1 Curtiu

Não são a mesma pessoa? :rofl:

1 Curtiu

não, não são… nota-se. são os dois pessoas educadas e inteligentes, com bastante conhecimento e de várias áreas, confundem é temas e assuntos e ambos são trolls! ou em português: trol

imagem

2 Curtiram

Anda pessoal a jogar bicicletas para o meio das auto-estradas?? Oh diacho…

Acho que vou evitar a A5. Vou à volta. Realmente deviam fazer alguma coisa quanto a esses bandidos. Onde pára a polícia??

1 Curtiu