Melhor Trajeto Areeiro -> Parque das Nações em Lisboa

Caros, há um conhecido que me está a perguntar qual o melhor trajeto (rápido e seguro) de bicla entre Areeiro e Parque das Nações. Que me recomendam?

rápido: Gago Coutinho, Marechal Spínola (prolongamento da EUA), Infante D. Henrique…

seguro: ciclovia Afonso Costa, Parque da Belavista, etc.

alternativa: comboio directo Areeiro-Oriente?

4 Curtiram

Prolongamento das EUA é demasiado perigoso, aquilo é uma autoestrada

3 Curtiram

Às vezes eu fazia algo assim:

https://www.google.com/maps/dir/38.7670274,-9.0984623/38.7423728,-9.1351668/@38.7530552,-9.1200505,15.02z/data=!4m14!4m13!1m10!3m4!1m2!1d-9.1074642!2d38.7653671!3s0xd19322f28b60777:0x21e7790d9b42938a!3m4!1m2!1d-9.1138766!2d38.7490324!3s0xd1933cfb594ab23:0xb9430d0ef798f560!1m0!3e2

O 1. ponto que está aí atrás do cemitério dos Olivais, não é bem o que está aí na linha de rota, eu subia e andava um bocado no passeio só para passar dum lado para outro, é mesmo à porta do Ingleses Futebol Clube, entra-se no passeio à direita, vira-se à esquerda,— CUIDADO aqui depois do ângulo recto há umas escadas num buraco — depois vira-se à direita outra vez.e sai-se na ponta da Rua Cândido de Oliveira, onde tem os lugares para estacionar carros.

Nesta foto, tens que passar na esquina exterior da casa da frente, na esquina interior entre as duas que não se vê aqui, e na esquina exterior da casa lá atrás:

Depois é seguir é seguir a estrada encostado aos cedros.


A viragem à esquerda para entrar na Av. de Luanda é um bocado perigosa:


A viragem à esquerda para entrar na Av. Carlos Pinhão, e neste caso até quando vou a conduzir carro, também a acho um bocado perigosa:


O viaduto da Avenida Carlos Pinhão, aconselho sobretudo no sentido Expo => Areeiro, que é a subir, a quem não tiver prática de a fazer, a subi-la pelo passeio, até ao semáforo no fim dele, pois é em certa medida uma pseudo via rápida.


É tranquilo ciclar nos passeios que eu sugeri, não passa lá quase ninguém a pé.
Se quiseres seguir o caminho que eu sugeri, aconselho-te a pegares no boneco do Google Maps e seguires a rota que pensei em vista de rua.

De notar que quando eu seguia este caminho, ainda não haviam sido feitas essas ciclovias novas que se vêem no mapa do Jardim do Armador; talvez agora até seja vantajoso ir por aí em deterimento do viaduto da Av. Carlos Pinhão.

@inespascoal talvez também seja útil para ti.

2 Curtiram

lá está, vai depender da pessoa e da experiência que quer ter em Lisboa.
Começou a andar a semana passada? Ide pelo caminho seguro que o JJ Leiria disse. É um pro na estrada? Ide pelo caminho rápido que o JJ Leiria disse :slight_smile:

E o percurso dependerá do local para onde vai no Parque das Nações, pois neste momento tens várias ciclovias a lá chegar: Av. Marechal Gomes da Costa, Av. Pádua, Av. Brasil. É só escolher…

Ou seja, para dar dicas, é preciso saber qual o ponto A e o ponto B.

2 Curtiram

por acaso experimentei os dois há uns dias: 23 minutos a descer, pelas ciclovias e Vale do Silêncio (mas ainda assim subindo a Gago Coutinho, para evitar voltinhas), 13 minutos a subir, pela auto-estrada Marechal Spínola (até tem berma e tudo, dava à vontade para fazer mais uma pop-up com new jerseys)

1 Curtiu

A berma tem larguras variáveis indo do estreito ao médio, mas não é larga em ponto nenhum. E no sítio onde ela é mais precisa, no túnel, ela desaparece por completo:

Qualquer intervenção aqui para a introdução duma ciclovia implicaria a retirada por completo duma faixa de carros.

1 Curtiu