Mobilidade Pedonal

“No sidewalks, crazy drivers, plus just distance. Americans don’t walk. Also, where I am in Indiana, there is no mass transit. Indianapolis has it, but it’s scarce and quite unreliable. We drive everywhere. As in, everywhere,” she said.

[…]

In 2017, a study by Stanford University found that the average American walked approximately 4,700 steps a day, roughly 1,200 steps less than the average in the UK.

Researchers found a link between activity and environment, finding that those who lived in more “walkable” areas walked more.

um video sobre como as ruas mudaram com o aparecimento dos carros, e em particular a invenção do “jaywalking” (aka, atravessar à pacóvio

1 Curtiu

Um projeto voluntário interessante financiado pelo Transport for London.

Ouvi aqui neste podcast:

1 Curtiu

2 Curtiram

Tens aqui uma versão à portuguesa:
https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/posts/4611755592201299/

malta, na expo, Av D. João II há uma série de passadeiras que são terríveis,

a avenida em si tem 4 faixas, cada uma com 2 vias, ptt dá mais que uma AE para atravessar,

os 2 problemas principais são

  • na maioria o verde apenas aparece depois de apertar o botão, e demora bastante
  • o tempo de verde não é suficiente para atravessar de uma vez sem 1 passo rápido. idosos, cadeiras de rodas ou de bebe não conseguem tranquilamente passar em uma vez

na minha perceção há pouca gente a carregar, esperar pelo verde, e atravessar “correctamente”

estava a pensar deixar 1 cam a gravar ai 1 horita e depois contabilizar a qtd que passa certinho vs “ilegalmente”, e usar isso para justificar que é preciso fazer alterações. eu acho que o melhor eram passadeiras elevadas que “obriguem” os carros a ceder passagem na generalidade, e remover os semáforos, ou criar ciclos normais, sem botão, e mais longos para peões

agora… estou a pensar se não vão depois usar estes dados para justificar que “os peões não cumprem e tal”

que acham? vale a pena? o maior contra-argumento que vejo, é aquela triste noticia em que em lx no relatório com uns anos, há mais atropelamentos no verde que no vermelho das passadeiras =/

1ex de uma delas, onde eu não consigo passar “legal” de uma vez, e 2 idosos, com clara mobilidade reduzida, mesmo assim optam por passar no vermelho ^^

2 Curtiram

No teu lugar, o que eu faria era reportar a situação no portal “A minha rua”, documentando-a com um link para o vídeo.

https://naminharualx.cm-lisboa.pt

1 Curtiu

era boa ideia, mas já fiz isso e disseram que aquela é “a melhor forma dos 2 modos conviverem”

1 Curtiu

Conheço bem essa avenida e essas passadeiras, e concordo que são horríveis. Eu em geral passo pelo menos um troço no vermelho, para atravessar tudo de uma vez. Caso contrário levo 5 minutos a atravessar.

Sou a favor da filmagem. Sem filmagem eles podem encolher os ombros e disputar que haja sequer um problema. Se apresentares a filmagem, já é incompetência culpar os peões. Se quiseres companhia, avisa, eu moro perto. Nem que seja para conversar num café próximo enquanto dura a filmagem :slight_smile:

Gosto da tua sugestão de ter passadeiras erguidas, seria também a minha opção para algo rápido de implementar. Para algo mais profundo, eu simplesmente eliminaria as 2+2 faixas para cada lado e metia 2-3 faixas para cada lado. Nunca vi essa avenida com trânsito que justifique as 2+2 faixas para cada lado - quando está trânsito, está tudo parado, quer nas faixas de dentro quer nas de fora.

1 Curtiu

obrigado pelo resposta, e pela “oferta” :stuck_out_tongue: tenho de pensar quando é um bom dia… talvez lá para a 2ª metade de janeiro

entretanto lembrei-me de 1 bom extra para eliminar a possível teoria dos peões incumpridores, que é…

filmar também a passadeira que está entre a gare do oriente e o vasco da gama, na mesma avenida, a uns 250m de distância.

ali, a minha percepção é que a grande maioria dos peões passa no verde. isto acontece porque ali o tempo de passagem é superior, apesar da distância a atravessar ser praticamente a mesma, e deixa atravessar a um ritmo normal, e porque o semáforo abre sozinho.

Talvez o @HappyMike deva ele fazer uma reclamação também no portal, completamente isolada da do @sequeira_pedro_rc . Assim, quem de direito vai ver que há mais pessoas com o mesmo problema. O que lhes faz perceber que há um maior “grau de choro” da população em geral.

Já não vou aí regularmente de há uns tempos para cá, caso contrário também o iria reportar.

Excelente ideia, nem tinha pensado nisso. De facto as pessoas atravessam no verde aí, apesar de o tempo não ser muito longo. Seria já uma grande melhoria em relação à situação actual.

para esclarecer, que posso ter deixado aquilo confuso, a ideia é filmar também a do vasco da gama, para desprovar logo teorias anti-peão, mas a principal que quero mostrar, e que espero sejam resolvidas, são as que estão pior.

dei 1 edit no comment anterior a acrescentar o " também "

1 Curtiu

entretanto em algo meio related, que até deixo aqui porque um dos piores exemplos que sei é uma passadeira na D. João II, deixo aqui 1 doc partilhado para quem quiser adicionar uns exemplos por Portugal nesta onda

|445px;x508px;

1 Curtiu

Que vergonha!

1 Curtiu

malta, acabei por fazer o video entretanto, tem ai meia hora em que passa imensa gente numa zona sem passadeira (a minha teoria é que naquela zona n há nenhuma a jeito, e nas que há é o problema de demorar bué o verde, e dps ser curto, e tb n respeitarem mto os amarelos.

ironicamente hoje dps da filmagem ao passar numa dessas passadeira tinha verde e… um carro lá parado pq tinha mais carros na frente zzzzzzzzz

agora, alguém com grandes doques de edição para fazer 1 coisa gira? tinha pensado em

1 - meter timer no canto
2 - contador de peoes no outro canto
3 - talvez 1 contador de carros, para ver se justifica as 8 vias daquela zona…
4 - meter efeito na cara das pessoas que atravessam de frente, que é ai uns 30%, para n ficarem reconheciveis

1 Curtiu