Motociclos em via BUS no Porto e agora em Lisboa

Então por que razão?

Porque eu como motociclista (scooter) tenho sempre muito cuidado ao ultrapassar um ciclista, seja onde for, e como até na holanda permitem certos motociclos a usar as ciclovias, se for for com velocidades baixas não vejo motivo para a não convivência.

Agora dado que estamos em Portugal, penso que a utilização em simultâneo não vai funcionar por a maioria dos motards acharem que as bicicletas são impecilho…

o problema das motas é que tal como nós ciclistas eles sabem que são fininhos e cabem em qualquer buraco, o truque de ir no meio da faixa para os obrigar a ir para a faixa do lado na ultrapassagem nao funciona

btw,

Ambas as entidades pronunciaram-se igualmente contra uma outra hipótese 
levantada pela câmara: a de no futuro também as bicicletas poderem 
circular nas faixas bus. Essa possibilidade é também rejeitada pela 
Federação Portuguesa do Táxi, que dá conta do seu “total e absoluto 
repúdio sobre tal pretensão”.
2 Curtiram

Este é um dos maiores problemas neste momento na Holanda… Muito desconfortável e perigoso:

3 Curtiram

desde que esta noticia saiu, nao sei se entretanto chegou a ser feita alguma coisa.

no entanto hoje a ir para o trabalho vi a primeira (para mim) moto+bus de lisboa

quaundo vi ainda pensei que fosse bici + bus, mas aquele simbolo nao engana :frowning:

imagino que para os conflitos com taxistas, ter ali o simbolo de moto ate nos ajude ja que pode dar um pouco mais de legitimidade para usarmos o bus. mas se em cima disso começarmos a ter razias de motos… nao sei o que é pior

de qualquer das formas, neste caso em especifico, todos ficam a ganhar já que esta faixa bus nao existia. foi tirada uma faixa aos automóveis (no sentido que sobe) para criar isto o que é sempre bom :slight_smile:

então??

Já falámos disto aqui:

ah! nao tinha visto e esta foi a primeira thread que me apareceu na pesquisa :slight_smile:

bem, agora ja sabem que continuam a implementar a ideia inicial da noticia (imagino que a Av de Berna tambem esteja a ser feita)

1 Curtiu

eu no outro dia fui a Lisboa e reparei que na Av. de Berna perto da Gulbenkian já tem as marcações no chão.

@Three, para esse tipo de “discussão” existem já grupos no fb.

Aqui, assentando nos demonstrados e reconhecidos diversos benefícios ambientais, sociais, e económicos (entre eles a redução da sinistralidade rodoviária) para todos decorrentes de maior utilização de modos activos e sustentáveis de deslocação, tentamos discutir as melhores e mais eficientes formas de alcançar esses propósitos.

1 Curtiu

Quem disse que não respeitamos?
E já agora, o senhor respeita, é isso?

mais um troll xD

isto ja parece os topics facebook em que falam das ciclovias de Lisboa

voltando ao topic: agora que a carris vai para a CML não é altura de pedir para oficializarem isto em todas?

Espera lá!!! Mas isto significa que as bicicletas com assistência elétrica podem andar nestes corredores BUS? dado que dão um máximo de 25kms/h?

O q isso diz é q por essa via podem circular transportes públicos excepto aqueles (transportes públicos) q sejam veículos de duas rodas com motor.

Ou seja, enquanto não fizeres serviço de taxi com a tua bike … não podes ir por aí :wink:

Mas uma bicicleta tem duas rodas, e se tiver assistência eléctrica tem um motor, eléctrico.

1 Curtiu

Quem disse? Vejo-o diariamente. São inúmeras a passagens em vermelhos, stops, atravessamento de passadeiras, desrespeito pelas regras de prioridade realizadas pelos auto-denominados ciclistas.

Exactamente, eu cumpro, e por isso, sou chamado de parvo quando paro num vermelho de bicicleta!

1 Curtiu

Eu tb vejo diariamente isso, mas é aos milhares e por veículos que pesam mais de uma tonelada.
Este tópico é para debater o tema de autorização de motociclos na via de BUS no Porto e em Lisboa.

Exactamente aquilo para que tinha alertado.

A meu ver, essas vias são reservadas a transportes públicos com a excepção de veículos a motor de duas rodas onde se incluem as bicicletas eléctricas.

1 Curtiu

Bom, se isso der para as electricas por 1 loophole qualquer é fixe, mas torna ainda mais critico aprovar para todas

já imaginaram 1 taxista na faixa bus, com uma bicla electrica a ocupar a via, e depois na via à direita 1 numa bike tradicional ^^

não acham que é altura de preparar uma coisa simples pro Medina? Acho que toda a gente compreende que é muito mais perigoso circular na via à direita do bus, sujeito a levar razias dos dois lados.

agora com a ciclovia já não é critico, mas p.ex. a subir a fontes pereira de melo até já cheguei a ser repreendido por um policia por NÃO ir na via bus ^^

2 Curtiram

se ha coisa que ja percebi é que o medina é super acessivel.

responde a tudo no facebook, até mensagens privadas… penso que seja dos poucos politicos em portugal que faz isto … penso que seja algo que podemos / devemos usar a nosso favor.

achas que é mesmo ele ou um assessor?