“Sharrows : A shared-lane marking or sharrow is a street marking installed at locations in Australia, Canada, Spain, or the United States. This marking is placed in the travel lane to indicate where people should preferably cycle.”
Segundo um nosso associado na Av. Calouste Gulbenkian em Lisboa estão a ser marcadas sharrows na via reservada de BUS mas para as motas.
Eu tenho mix-feeling sobre este tema das motas… deixou aqui para debate e troca saudável de ideias.
Ainda recentemente houve uma troca de argumentos sobre o tema no grupo “A bicicleta como meio de transporte”
"As bicicletas podem circular na faixa BUS?"
O Artigo 77 do Código da Estrada diz:
Vias de trânsito reservadas
1 - Pode ser reservada a utilização de uma
ou mais vias de trânsito à circulação de veículos
de certas espécies ou afetos a determinados
transportes, sendo proibida a sua utilização pelos
condutores de quaisquer outros veículos.
2 - É, porém, permitida a utilização das
vias referidas no número anterior, na extensão
estritamente necessária, para acesso a garagens,
a propriedades e a locais de estacionamento ou,
quando a sinalização o permita, para efetuar a
manobra de mudança de direção no cruzamento
ou entroncamento mais próximo.
3 - Pode ser permitida, em determinados
casos, a circulação nas vias referidas no n.º 1 de
veículos de duas rodas, mediante deliberação
da câmara municipal competente em razão do
território.
4 - A permissão prevista no número anterior
é aprovada mediante parecer da Autoridade
Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e do
Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT,
I. P.) e deve definir especificamente:
a) A via ou vias que abrange e a respetiva
localização;
b) A classe ou classes de veículos autorizadas
a circular em cada via, nomeadamente velocípedes
e ou motociclos e ciclomotores.
5 - Quem infringir o disposto no n.º 1
é sancionado com coima de € 120 a € 600.
A pergunta que se impõe é: então e para quando a partilha das vias reservadas de BUS com bicicletas?