desde que esta noticia saiu, nao sei se entretanto chegou a ser feita alguma coisa.
no entanto hoje a ir para o trabalho vi a primeira (para mim) moto+bus de lisboa
quaundo vi ainda pensei que fosse bici + bus, mas aquele simbolo nao engana
imagino que para os conflitos com taxistas, ter ali o simbolo de moto ate nos ajude ja que pode dar um pouco mais de legitimidade para usarmos o bus. mas se em cima disso começarmos a ter razias de motos… nao sei o que é pior
de qualquer das formas, neste caso em especifico, todos ficam a ganhar já que esta faixa bus nao existia. foi tirada uma faixa aos automóveis (no sentido que sobe) para criar isto o que é sempre bom
@Three, para esse tipo de “discussão” existem já grupos no fb.
Aqui, assentando nos demonstrados e reconhecidos diversos benefícios ambientais, sociais, e económicos (entre eles a redução da sinistralidade rodoviária) para todos decorrentes de maior utilização de modos activos e sustentáveis de deslocação, tentamos discutir as melhores e mais eficientes formas de alcançar esses propósitos.
Quem disse? Vejo-o diariamente. São inúmeras a passagens em vermelhos, stops, atravessamento de passadeiras, desrespeito pelas regras de prioridade realizadas pelos auto-denominados ciclistas.
Exactamente, eu cumpro, e por isso, sou chamado de parvo quando paro num vermelho de bicicleta!
Eu tb vejo diariamente isso, mas é aos milhares e por veículos que pesam mais de uma tonelada.
Este tópico é para debater o tema de autorização de motociclos na via de BUS no Porto e em Lisboa.
Bom, se isso der para as electricas por 1 loophole qualquer é fixe, mas torna ainda mais critico aprovar para todas
já imaginaram 1 taxista na faixa bus, com uma bicla electrica a ocupar a via, e depois na via à direita 1 numa bike tradicional ^^
não acham que é altura de preparar uma coisa simples pro Medina? Acho que toda a gente compreende que é muito mais perigoso circular na via à direita do bus, sujeito a levar razias dos dois lados.
agora com a ciclovia já não é critico, mas p.ex. a subir a fontes pereira de melo até já cheguei a ser repreendido por um policia por NÃO ir na via bus ^^
se ha coisa que ja percebi é que o medina é super acessivel.
responde a tudo no facebook, até mensagens privadas… penso que seja dos poucos politicos em portugal que faz isto … penso que seja algo que podemos / devemos usar a nosso favor.
epa… ele curte redes sociais… ha pouco tempo fez um live onde se podiam fazer perguntas em direto e ele respondia.
nao sei se é mesmo ele que responde a TUDO , mas sao sempre respostas bastante pessoais e bem feitas que respondem com detalhe ao que se pergunta, nada como as respostas Genericas que nunca respondem a nada que se recebem sempre que se manda um email para a CML.
Perguntei ao Medina sobre eventuais bus+bici , dando o exemplo da bramcaamp, a resposta foi negativa:
seja ele ou um assessor, é interessante como dá sempre respostas bastante completas
Caro Pedro, não. não vamos avançar por aí. A nossa prioridade é criar uma rede ciclável, segregada ou em vias 30 partilhadas, com mais de 150 kms.
Este ano contamos, com as obras em curso ou acabar, como a do eixo central, ter 90 kms concluídos, a juntar aos 60 já existentes.
As novas ciclovias, que já deve ter reparado têm uma cor verde, respondem a uma lógica de mobilidade e não de lazer, como as primeiras
. É assim que pretendemos garantir uma melhor circulação de bicicleta. A utilização dos corredores BUS acarreta problemas para os transportes públicos. Em muitos casos, a subida da Fontes Pereira de Melo ou da Brancamp, por exemplo, as bicicletas atingem velocidades inferiores a 20 kms (mesmo para uma pessoa com boa constituição), atrasando o transporte colectivo. Não é tão seguro como as ciclovias e causa transtornos adicionais. Penso que, com o investimento que estamos a fazer, também com a rede de bicicletas partilhada que estará montada no terreno até ao verão, teremos uma cidade muito mais amiga das bicicletas. E dos modos suaves de mobilidade.
Tb me respondeu quando enviei um pedido para analisar esta ideia:
“Já tinha visto o seu blog, e gostado do que li, a propósito da avaliação que fez às obras na zona do eixo central. Quanto à ideia que refere, ela extravasa as competências da CML. Estamos interessados, e vamos avançar rapidamente, no aumento dos corredores BUS e na progressiva segregação dos mesmos em vias de maior impacto. Idealmente, também devíamos ter corredores de alto desempenho à entrada da cidade. Uma tarefa metropolitana mas que, com tempo, estamos certos lá iremos chegar. Obrigado pela mensagem e cumprimentos.”
O post que ele se refere da avaliação às obras do eixo central é este:
Não vou entrar em diálogo para não massar o homem (ele ou um assessor), mas pelo menos sei que anda a ler o que escrevo na blogosfera, já é bom!
Pode-se fazer uma coisa: utilizar toda a faixa normal sempre que houver uma faixa BUS e usar uma camisola com “Queixe-se à Câmara Municipal” nas costas!