Motorista faz tangente e depois diz que o ciclista não direito de andar na estrada

Motorista malcriado que depois de me fazer uma tangente, ainda teve a lata de perguntar se eu tinha matrícula no “coiso” (sic) e disse-me que por isso não tinha o direito de estar na estrada. Fica-se a perceber que a rasante foi mesmo para me castigar por ter o desplante de andar de bicicleta na estrada.

Custa a crer que há gente com esta mentalidade.

3 Curtiram

Keep it up Capitan!

Esse exemplo mostra bem a ignorancia da maior parte dos condutores de carros, que confundem a “faixa de paragem de urgencia” ou faixa de segurança com uma ciclovia! Eles têm certeza que a bicicleta nao tem lugar com os outros meios de deslocaçao na rua.
O condutor nao me pareceu idoso. Se a situaçao deste video esta comum, ela se deve sem duvida a uma deficiencia no ensino da conduçao aos jovens automobilistas, dizendo respeito ao tratamento das questoes ciclaveis. Seria interessante saber como essas questoes sao abordadas durante a formaçao e teorica e pratica.
Aqui estiver talvez uma pista de trabalho pela MUBI: estabelecer uma parceria com algumas auto-escolas, para sensibilizar os instrutores, trabalhar “a montante”. Nao é facil, eu sei…

Acho que esta poderia ser mais uma frente de trabalho da MUBi, à semelhança da que encetamos com os taxistas e as transportadoras de passageiros,e também os jornalistas, caso tenhamos mão de obra para tal.

Esta lacuna civilizacional não deriva apenas do deficiente ensino da condução, mas também de todo um "espírito de tempo ", individualista, que faz com que os educadores (famílias) na generalidade se demitam da transmissão dos valores de cidadania e do respeito e da atenção pelo pelo Outro. Por isso mais do que qualquer outra luta , esta começa quase do zero.

Vamos pensar numa carta dirigida à Associação das Escolas de Condução, apenas para começar?

2 Curtiram

A mãe deste motorista, trabalhou a vida toda nas bermas da estrada. Mesmo velhinha e já desdentada. Deve vir daí a fixação pelas bermas.

1 Curtiu

Boa ideia, Fernando. Eu também tenho a impressão que as escolas de condução falham no que toca à educação dos novos motoristas sobre os direitos dos ciclistas e como partilhar a estrada com eles.