MUBi Porto: «Que se passa?» Entre outras coisas, um questionário! Respondam e Partilhem!

Olá a tod@s!

Esperamos que se encontrem bem.

Lamentamos o longo silêncio nesta secção local!

A falta de tempo, aliada à maior habituação a outros canais de comunicação entre o grupo de pessoas que tem estado mais envolvido, e para divulgação geral (página de facebook: https://www.facebook.com/mubi.porto ) fez com negligenciássemos este canal de comunicação importante para chegar a associad@s e simpatizantes que utilizam este fórum.
Agradecendo a quem nos alertou recordando a sua utilidade, decidimos retomá-lo. Vamos tentar manter alguma regularidade nas publicações, dentro das nossas disponibilidades.
Agradecemos que nos contactem, por esta via ou por email [email protected], se tiverem interesse em discutir algum assunto, partilhar alguma experiência, ou em colaborar mais ativamente.

Resumidamente, a atividade da MUBi Porto tem sido dinamizada por um pequeno grupo de pessoas, que ultimamente tem vindo a crescer. Esta atividade tem-se centrado em três grandes áreas:

  1. comunicação, que inclui divulgação à população em geral e aos ciclistas em particular de acontecimentos, situações e soluções relacionadas com a mobilidade ativa, no Porto, em Portugal e não só; e ainda comunicação e reivindicação com a CMP;

  2. educação para a mobilidade ativa (Bike to School inclui-se aqui, tendo ficado em stand by depois da pandemia, mas temos ideias para a sua recuperação e outras vias já iniciadas, que aqui se incluem);

  3. bike buddy e apoio à deslocação em bicicleta (está ainda em preparação um site específico para este programa no Porto, incluindo mapas com trajetos típicos ligando várias partes da cidade e arredores);

Alguns detalhes:

No âmbito da nossa intenção de fazer chegar as nossas preocupações aos representantes do poder local no município do Porto, em Novembro, reunimos pela primeira vez com a vereadora municipal dos Transportes, Cristina Pimentel, e o Diretor da Mobilidade, Manuel Paulo Teixeira, no sentido de procurar formas de colaboração para a promoção da mobilidade ativa.
Desde então, temos mantido um contacto algo intermitente com estas pessoas, tendo a segunda reunião ocorrido na véspera do anúncio do encerramento de vários troços de via ao trânsito motorizado, no centro do Porto. Posteriormente, comentamos a aplicação desta medida na página de facebook e comunicamos por email com o dito Diretor municipal, sublinhando as falhas observadas e possíveis soluções, tendo recebido feedback positivo. No entanto, a evolução das condições de aplicação desta medida, do que pudemos observar até ao passado fim de semana, não tem sido favorável à promoção da mobilidade ativa.

Em Dezembro, fizemos uma ação de divulgação da MUBi e mais particularmente do programa Bike to School, publicada na página de facebook, a 23 de Dezembro, com o apoio logístico da CMP.

Nos últimos meses, temos nos centrado sobretudo na 1a e 3a área, acima indicadas.
No âmbito da primeira, a comunicação, decidimos fazer um questionário sobre os usos de bicicleta na cidade do Porto, para perceber as motivações de quem a utiliza e quem não a utiliza, bem como os desafios e barreiras encontradas. Ter estes resultados vai ser muito útil para dar visibilidade aos usos de bicicleta na cidade do Porto, bem como às barreiras que fazem com que muita gente não a utilize. Será útil, nomeadamente, para a nossa reivindicação junto da CMP.

Assim, aqui o partilhamos: https://forms.gle/NUZnfCL7RshToNrX9

,com esperança que espalhem bem a mensagem!

Saudações ciclistas,

Pela MUBi Porto,

Vera Diogo

4 Curtiram

Ola @veralvespdiogo, a propósito da SL Porto, esta aqui o Rui a pedir contacto.
Podes falar com ele?
Ve aqui

Caro Antonio Pedro e Rui,

Lamentavelmente não sei como dar acesso a esta secção do fórum(é esse o pedido?). Anteriormente, pedimos ao António Carvalho para dar acesso a outros associados.
Estive aqui a procurar e não encontro tal opção, creio q precisava de ter outras permissoes no fórum. Certo? Se puderem partilhar, faço isso.
Se a questão n é sobre a secção no fórum, mas sobre colaboração na equipa, envia-nos um email para [email protected]!
Até breve!
Abraços

Esta seccao é destinada ao trabalho da equipa da SL do Porto, se o quiseres admitir aqui é so dizer e eu meto. Mas se calhar digo lhe para enviar vos um email antes. Mas se clicares nesse link podes responder lhe directamente no topico onde ele pergunta