Porto: Nova rede de ciclovias

Daniel, não te queres juntar mais à Secção Local da MUBi e assim estar mais por dentro dos temas e participar nas iniciativas locais aí no Porto?

2 Curtiram

Olá Daniel!

A MUBi Porto tem estado em contacto com a CMPorto desde o final do ano passado e temos feito os possíveis para influenciar a câmara a tomar as decisões correctas neste tópico.

Infelizmente, até ao momento, não nos foram mostrados planos concretos, embora já os tenhamos pedido.

A CMPorto diz estar interessada na nossa opinião crítica tanto antes de começar as obras como durante e após as mesmas, por isso resta-nos aguardar que tenhamos a oportunidade de ver os planos e opinar sobre os mesmos. Temos feito pressão para que isso aconteça, até porque o que nos foi revelado que irá acontecer na Avenida da Boavista levantou-nos várias questões.

Reitero o conselho do Nuro, junta-te a nós! Cada pessoa interessada faz toda a diferença :wink:

11 Curtiram

Olá, Nuro e João.

A experiência que tive com movimentos pró-bicicletas na cidade do Porto não foi a melhor (muita desorganização). Mas como foi antes da criação da MUBI Porto, estou disponível para experimentar e ajudar no que for preciso e no que conseguir. Como posso aderir? :slight_smile:

Sobre a Av. Boavista, salvo erro, li que iriam passar a ciclovia entre a Rotunda e o Bessa para o eixo da via, o que não seria pior do que o estado actual. Também gostaria de saber mais pormenores sobre esse plano.

3 Curtiram

@joaobrandao e @veralvespdiogo, façam o vosso enquadramento, juntem o Daniel à categoria da Secção Local Porto para ele estar mais por dentro dos temas.

@Daniel_Marques, amanhã há Assembleia Geral da MUBi em modo virtual, sendo associado podes e deves assistir. Falar-se do trabalho das secções.

4 Curtiram

Podes mandar o link do vídeo?

1 Curtiu

Bom dia,
Como acedo à “Secção Local Porto” ?
Obrigado.

3 Curtiram

Olá Rui,
A @veralvespdiogo e o @joaobrandao pertencem à SL do Porto.
Vera e João, vejam aqui a msg do @ruimizusaki

1 Curtiu

Caro Rui, referes te à secção no fórum ou colaboração na equipa?
Se é q 1a, estou a pedir auxílio p o efeito; se a segunda envia email p [email protected]!
Fica bem!

2 Curtiram

Olá,
Nesta fase (para já) é para aceder à secção do fórum.
Obrigado.

2 Curtiram

Ola a todos,
Deixem-me tentar ajudar nesta questão.

As categorias das secções locais (SL) no forum destinam-se ao trabalho dos associados que são voluntários nas SL, ou seja estão reservados o acesso a quem colabora nos trabalhos e projectos das SL.

No entanto nem todas as SL usam o forum para organizar e colaborar nos trabalhos. Há SL que preferem contactos através de outras plataformas seja email, facebook etc. que é o caso Porto até agora. certo @veralvespdiogo?

Assim @ruimizusaki, como referia a Vera, se pretendes colaborar entra em contacto com eles através do email [email protected].
Se quiseres saber /seleccionar tópicos sobre o Porto podes seleccionar a tag “Porto” na parte de cima do forum:

Espero ter ajudado
Abraço

6 Curtiram

(peço desculpa pela entropia)

1 Curtiu

Olá a tod@s!

Sim, @antoniopedro , ajudaste.

De facto, estava a esquecer-me que esta secção está aberta para membros ativos. Faz sentido.
Vou passar/copiar o último post sobre as nossas atividades para outra secção, de modo a divulgar efetivamente… Qual a secção mais adequada?

Assim, @ruimizusaki , contacta-nos por email se quiseres colaborar mais ativamente. Se não tiveres disponibilidade, segue-nos pelo facebook.

Saudações

VD

5 Curtiram
3 Curtiram

Pelo que tem sido divulgado, cheira-me q querem fazer omeletes sem ovos :confused:

as pinturas no pavimento avançam
[…]
A operação é relativamente simples, pois basta avançar com marcações e pinturas no pavimento
[…]
o investimento praticamente inócuo
[…]
Operacionaliza-se fundamentalmente com sinalização rodoviária e sem obra
[…]
ciclovias partilhadas com outros meios de transporte

5 Curtiram

Não percebo se são pop ups segregadas com balizadores. Parece que é só tinta no pavimento.

Esta frase nem sei o que significa…

2 Curtiram

Se vão limitar-se a pintar a Rua Gonçalo Cristóvão, é garantido que vai continuar a servir como estacionamento. Por esta altura, seria de esperar que a CMP tivesse aprendido com os erros, mas não ficaria surpreendido se voltassem a fazer as mesmas cagadas.

E a insistência em “pinturas no pavimento” dá-me a entender que grande parte desta rede ciclável será feita com sharrows. Mas espero estar enganado.

2 Curtiram

Passei para ver a situação e, para os padrões a que estamos habituados, não está nada mal. É uma ciclovia bidireccional da Rotunda da Boavista até à última passadeira (a partir daí, tenho a ideia que vai seguir pelo passeio até à Faculdade de Letras).

Positivo:

  • é larga (tem a largura da faixa rodoviária que foi cortada)

  • parece que estão a cobrir o asfalto com uma camada anti-escorregadia, o que dá a ideia que é algo para ficar, e não temporário

Negativo:

  • sendo bidireccional, complica a viragem à direita para as duas ruas perpendiculares que rodeiam o shopping Cidade do Porto

  • está colocada entre a faixa rodoviária e a praça de táxis. mesmo que seja segregada com pilaretes, provavelmente vamos ter lá 1 ou 2 táxis parados

  • cruza com uma saída e uma entrada de parques de estacionamento subterrâneos (carros lá parados a tentar entrar na via)

  • já havia várias motos de entregas estacionadas na ciclovia em frente a uma hamburgueria (e aposto que vão usar como estacionamento)

Nesta foto, podem ver o final da ciclovia na passadeira, dando a ideia que irá continuar do outro lado da via, em cima do passeio, até à Faculdade de Letras. Depois, imagino que continue no asfalto até à Faculdade de Arquitectura.

5 Curtiram

Que fixe, já vivi aí por trás do Mercado do Bom Sucesso. Era preciso tirar tráfego dessa zona, especialmente na Rua do Campo Alegre.

Essas perpendiculares nas passagens para velocípedes também são um bocado perigosas.

Depois mostra a continuação do percurso se faz favor.

3 Curtiram

Sera que vai levar os pinos? Como fizeram nas popus em lisboa?

A quarta, 29/07/2020, 23:03, Daniel Marques via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

2 Curtiram

Sem segregação física (e pinos é o mínimo), a apropriação do espaço nunca se efetiva.
Espero meeeesmo que se vá por aí, senão este teste só servirá para se criar a conclusão de que “afinal os ciclistas não vieram”.

3 Curtiram