Nascer do sol só às 9h? O que significa, afinal, acabar com o horário de inverno

“É só” :smiley: As empresas são locais onde ditadores impoêm as suas regras e não recebem recomendações de ninguém a menos que tenham contrapartidas fiscais pelo meio

Boas, eu diria que o ritmo circadiano é melhorado quanto o horário civil está mais sincronizado com o horário solar. E no horário de verão o desfasamento é de 2 horas e meia. Julgo ser muito!

1 Curtiu

De facto é um pouco mais complexo :slight_smile:

A mudança de hora foi criada durante a primeira grande guerra pelos alemães para poupar energia (velas e carvão, na altura).

A grande maioria das pessoas passa mais tempo acordado depois do pôr do sol, do que antes do nascer do sol, porque as pessoas na civilização tendem a protelar ir para a cama dormir. A luz elétrica e os afazeres protelam o sono. Assim, criou-se um expediente, que foi deslocar o relógio no verão quando há mais luz, para colmatar este efeito. As pessoas acordam mais cedo (com relação à hora solar) e como os dias são maiores acordam já depois do nascer do sol, permitindo ter depois dias maiores à tarde.

O problema é que no momento da mudança de hora criam-se efeitos similares ao jetleg, mas em massa. Há estudos que correlacionam a mudança de hora com o aumento de ataques cardíacos por exemplo. Teria muito mais lógica usarmos sempre o “horário de Inverno” (aquele que está mais sincronizado com o horário solar), e mudarmos o horário dos serviços e das escolas em função do verão ou inverno.

Excepto que o ritmo circadiano baseia-se no amanhecer, enquanto que o fuso horário baseia-se no ponto em que o sol está mais elevado no céu, que é algo irrelevante do ponto de vista biológico.

O nosso corpo não percebe quando o sol está mais elevado no céu, percebe sim quando começa a haver luz solar e começa a libertar as hormonas necessárias para nos despertar. Embora na realidade toda a gente durma de estores fechados e ninguém esteja realmente em sintonia com o sol.

Isto só é um problema porque nós quisemos simplificar o tempo e criar um sistema artificial que divide o dia em partes iguais e fixas com total independência do sol, fazendo com que ao longo do anos vamos ficando cada vez mais desfasados do sol.

A parte inferior do gráfico mostra o amanhecer. O horário de verão, no centro do gráfico, faz com que o amanhecer tenha um horário mais estável, ao mesmo tempo que nos dá umas horas extra no final do dia, como revela a parte superior da imagem.

Sem horário de verão irá amanhecer muito mais cedo no verão, em comparação ao inverno, e também irá anoitecer mais cedo do que anoiteceria ao ter-se uma hora a mais no verão em relação ao inverno.

Portugal até beneficia de ter uma hora a mais no verão. No norte da Europa é que não têm tanto interesse porque eles já têm bastantes horas de sol no verão, inclusive, há zonas onde nunca anoitece no verão!

2 Curtiram

Percebo que, por exemplo, uma pessoa que acorde todos os dias às 7:00, de acordo com o gráfico que apresentas, a mudança de hora maximiza o número de horas de sol totais recebidas ao longo do ano. A questão é que continuo a considerar um expediente desnecessário criado pela civilização, o que torna o relógio civil cada vez mais afastado do relógio solar. Acho que seria preferível mudar o horário dos serviços ou das escolas em função do verão ou inverno. Muitas empresas já têm flexibilidade horária. Por exemplo, posso entrar ao serviço entre as 7 e 10, desde que faça ao longo da semana as 40 horas.

1 Curtiu

Depende do que consideras estar afastado do relógio solar. Para mim o facto de cada vez acordarmos mais tarde em relação ao amanhecer é um desfasamento do relógio solar, bem mais grave do que o desfasamento em relação ao meio dia solar.

No Egipto usava-se relógios solares e os dias e as noites tinham sempre 12 horas. Isso sim, seria estar em sintonia. Todos os dias amanhecia e anoitecia à mesma hora. No entanto as horas eram mais longas no verão e mais curtas no inverno.

Quanto às empresas mudarem elas o horário, acho muito mais eficaz que a mudança seja concertada e sem ser necessário estar a mudar o horário propriamente dito. Ou seja, chega-se a março, já começa a amanhecer mais cedo, então adianta-se o relógio e automaticamente passamos todos a entrar uma hora mais cedo no trabalho e a ter uma hora extra de sol no final do dia, sem ser preciso mudar horários.

Aliás, a tua proposta parece-me um contrassenso. Não gostas de mudar a hora, mas achas que mudar os horários seria alternativa. Seria muito mais confuso e seria preciso habituar ao novo horário à mesma.

2 Curtiram

Do presidente do Observatório Astronómico de Lisboa:

Ou em vídeo:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/rui-agostinho-defende-que-abolir-a-mudanca-da-hora-nao-tem-vantagens-para-portugal_v1096518

1 Curtiu

Ola e saudações.
Eu votei e o meu voto foi para o Não, ou seja manter a hora de verão.
Li a informação no sitio da comissão Europeia e jn ou Diario .

Abraço.

2 Curtiram

Eu acho um erro deixar de se mudar a hora.

Primeiro importa recordar, que a hora «normal» não é a de Verão, é a de Inverno! É essa que está mais próxima da hora solar, e que esteve sempre em vigor antes do actual regime. Isto é, há umas décadas atrás não se passa a atrasar 1 hora o relógio no Inverno. Foi ao contrário! Passou-se a adiantar 1 hora o relógio no Verão.
E o facto de adiantarmos o relógio no Verão 1 hora, permite-nos aproveitar mais a luz do Sol, caso contrário as pessoas no geral acordam já sendo de dia há muito tempo…
Foi uma forma prática que se arranjou de fazer adaptar melhor as pessoas à quantidade de luz solar que a natureza disponibiliza em diferentes alturas do ano.

3 Curtiram

Eu nem percebi se a consequência era termos o horário de Inverno o ano todo ou o horário de Verão o ano todo!