Nascer do sol só às 9h? O que significa, afinal, acabar com o horário de inverno

“As pessoas irão conduzir para o trânsito ainda meio adormecidas (…)” diz Rui Agostinho, diretor de Observatório Astronómico de Lisboa.

Mais uma boa razão para sair de casa e pegar na bicicleta.

2 Curtiram

:smiley: Como se isso fizesse alguma diferença real …

Tenho que concordar. Normalmente já anda tudo meio a dormir independentemente da hora do dia. :smiley:

3 Curtiram

Não percebo é porque razão essa consulta não foi divulgada, muita gente não participou porque nem sabia que estava a decorrer…

Mas saiu na comunicação social.

Eu votei pela manutenção do sistema atual, não tanto pela segurança rodoviária mas pela melhor adaptação ao ritmo circadiano.

«Safety is a good argument for keeping the lighter evenings of DST.

Studies have found that DST contributes to improved road safety by reducing pedestrian fatalities by 13% during dawn and dusk hours.
Another study found an 7% decrease in robberies following the spring shift to DST.»

https://www.timeanddate.com/time/dst/daylight-saving-debate.html

1 Curtiu

Qual comunicação social? Normalmente só o futebol é propagandeado de forma abundante

1 Curtiu

Tens de deixar de ler só desportivos… Olha, lê o Courier deste mês a ver se aprendes alguma coisa

3 Curtiram

Desculpa mas isso foi muito pouco divulgado, era suposto eu ir à procura ?

Aliás dos 500 milhões apenas 4,5 responderam, foi de facto muito divulgado :stuck_out_tongue:

Foi a maior participação de sempre numa consulta pública da Comissão Europeia.

1 Curtiu

Por isso mesmo existe algo de muito errado num processo onde 0,9 % das respostas decidem pelos restantes 99,1 %…

Não decidem. É uma consulta.

1 Curtiu

Se não tem impacto na decisão nem vale a pena fazer

Concordo com o @three, os canais de televisão destacarem na abertura que um fulano qualquer foi comprado pelo benfica, porto ou sporting é revoltante. E a comunicação social não se restringe apenas à imprensa (em papel). Também não soube da consulta.

1 Curtiu

Exactamente.
Acrescentaria, de uma forma mais subjectiva, que é para mim um grande prazer fruir da evolução da luz solar ao longo do ano. Quem se expõe ao ar livre nessas horas de transição da noite para o dia e do dia para a noite, sentirá isso de uma forma mais forte, naturalmente.

Sinto-o como uma forma de relacionamento com o meio natural.

A mudança da hora é, nesse sentido, uma imposição que se sobrepõe á nossa condição enquanto espécie animal.

2 Curtiram

Acabar com a mudança da hora significa deixar de termos uma hora a mais de luz no verão.

No entanto se adotarmos permanentemente o UTC+1 (horário de Verão) é provavelmente uma boa opção.

"Hora do nascer e pôr do sol:

Actual, com mudança de hora
21 de Dezembro : nasce às 7h57, põe-se às 17h07
21 de Junho: nasce às 6h01, põe-se às 21h09
Variação de 2 horas de manhã, 4 horas à tarde

Horário de Inverno todo o Ano
21 de Dezembro : nasce às 7h57, põe-se às 17h07
21 de Junho: nasce às 5h01, põe-se às 20h09
Variação de 3 horas de manhã e tarde

Horário de Verão todo o Ano
21 de Dezembro : nasce às 8h57, põe-se às 18h07
21 de Junho: nasce às 6h01, põe-se às 21h09
Variação de 3 horas de manhã e tarde

O actual regime favorece a estabilidade do amanhecer e tem o meu apoio."

2 Curtiram

tb prefiro manter o atual sistema…

Sim, o propósito da mudança da hora é precisamente o de nos manter em maior sintonia com o nascer do sol.

Com a mudança da hora o nascer do sol é sempre entre as 6 e as 8, sem mudança passaria a ser entre as 5 e as 8 (ou entre as 6 e as 9).

Sinceramente aquilo que a maior parte das pessoas não gosta é apenas do facto de se sair muito tarde do trabalho.

Se não gostam de sair às 18:00 já sendo de noite e não se importam de entrar de noite, a solução é entrar às 7:30 ou 8:00 e sair às 17:00. É só convencer as empresas a adotar esse horário.

1 Curtiu