A rotunda, para já, está assim. Apesar da confusão inicial dos condutores, parece-me imediatamente mais calma a circulação. Notam-se bem já as duas vias interiores + uma margem (que irá acontecer aqui?) + ciclovia unidirecional
Mesmo que o resultado final não seja brilhante já é melhor que o estado de coisas anterior. O facto de ser uma solução “low cost” pode criar um precedente interessante para intervenções noutros locais sem fazer grandes investimentos: p.e Avenida das Descobertas no Restelo.
@Pedro_Nobrega_da_Cos, pelas marcações, acho que essa parte vai ficarpor fazer. Da rotunda onde está a acabar actualmente até ao cruzamento seguinte (sentido Colombo-Telheiras) as três de rodagem mantém-se, sendo a da direita suprimida a seguir à paragem de autocarro com a zebra que mostraram-se fotografias.
Está marcada uma faixa ciclável na parte exterior da rotunda que, pelo que já está pintado, vai seguir em direcção ao continente (não passei debaixo do eixo norte-sul, não sei até onde vai) ficando o antigo estacionamento lateral como ciclovia e a faixa da direita, em ambos os sentidos, como estacionamento. Isto é apenas o que se percebe pelas marcações actuais, mas ainda agora começou a coisa.
Como automobilista, acabou-se a entrada “grátis” na rotunda com a eliminação da faixa da direita na Av. do Uruguai era sempre chegar e andar
Parece que tão cedo não haverá ligação entre a ciclovia da Av. Cidade de Praga e a rotunda de Telheiras. Chateiam-me estes troços, que em si estão bem construídos e pensados, mas depois começam e terminam em “auto-estradas” e cruzamentos perigosos.
No sentido Carnide --> Telheiras há este misto raia e ciclovia depois da paragem do autocarro, e no sentido oposto o troço de ciclovia termina num cruzamento perigoso, onde está o sinal de fim de pista obrigatória para velocípedes.
Existe aqui uma subversão da realidade. A avenida nasceu como um arruamento delimitador das construções que foram surgindo posteriormente. Ninguém “plantou” uma avenida ali, ela faz parte da urbanização.
Só levaram pouco mais de 2 anos para ligar estes troços. Onde antes tinha uma raia e pinos a bloquear a passagem, tem agora uma via larga com piso liso. Já só falta um bocadinho agora Pessoalmente gosto da solução da plataforma elevada nas paragens de autocarro entre o passeio e a estrada. Mesmo sem estar concluído vejo já muito mais gente a circular aqui de bicicleta.
Verdade. Aqueles 300 metros sem nada era incompreensível. Agora só para ficar bom era resolverem aquela rotunda. Sinto-me inseguro lá. Podiam ter sobrelevado os atravessamentos ou posto semáforos…