Há alguns anos, alguém achou que era boa ideia atravessar uma zona residencial com uma avenida com três faixas de cada lado. Essa avenida, a Avenida das Nações Unidas, em Lisboa, está agora a ser reconvertida numa artéria com um total de quatro faixas e uma ciclovia. Está, assim, a nascer uma nova ciclovia em Telheiras que irá ligar com a da Avenida Cidade de Praga de um lado e com a que já existe em Telheiras do outro. A rotunda das cenas vermelhas também terá ciclovia e as suas 5 faixas serão reconvertidas em 2 também.
Deixo aqui uma foto da intervenção à data desta segunda-feira, 28 de Janeiro. Se tudo correr como previsto, a nova ciclovia estará pronta dentro de quatro semanas.
Não me parece ser essa a jogada uma vez que retirar faixas aos automóveis é uma medida impopular.
Naquela Avenida, colocar um TRAM, tenho as minhas duvidas mas sou a favor da criação de mais e melhores infraestruturas para os transportes públicos.
Comentário típico , por isso é que não existem TRAMs em quase lado nenhum! Quais infraestruras de TPs? Esse discurso formatado cai sempre no vazio e acaba por se materializar num autocarro usado importado da Alemanha a percorrer vias cheias de buracos tornando o serviço literalmente uma m*rda!
Não, porque o Three só se lembra de exigir TRAMs em artérias onde estejam a planear ciclovias, só para lhe parecer bem dizer mal de infraestrutura que promova o uso da bicicleta.
Antes, quando eram 3 ou 4 vias para carros em cada sentido, sem sequer uma faixa BUS, estava tudo bem para o troll, lol.
Têm de fazer como na Av Infante D. Henrique, passaram de 3 vias num sentido, para 2, sendo uma delas BUS + Motociclos e uma ciclovia (bidirecional e cheia de erros, mas melhor que nada)
Faixas de BUS seriam mais fáceis de colocar e os custos seriam, creio, mais baixos. Além do mais já existem autocarros eléctricos. Não vejo a necessidade de colocar TRAMs mas se me quiser explicar o beneficio dos TRAMs sobre todos os outros TPs tenho todo o gosto em ler.
Ainda está por demonstrar a fiabilidade e custo efectivo desses autocarros eléctricos.
Em relação ao TRAM,
Possuem ( ou devem possuir) via dedicada o que os torna imunes aos congestionamentos de trânsito, algo que aliás deveria ser usado como o melhor argumento.
Conforto para os passageiros. Viajar de autocarro por estradas de Lisboa esburacadas é um autêntico carrossel.
Capacidade de transporte muitíssimo superior a qualquer autocarro e facilmente escalável pela adição de mais carruagens.
Tracção eléctrica e sem necessidade transportar baterias como os autocarros “eléctricos”
Imunidade às condições atmosféricas como perda de tracção no pavimento
Maior segurança para os passageiros tendo em conta que um TRAM pode ser 100 % automatizado e portanto ficar independente de erros humanos do condutor.
A questão é: Compensam o investimento?
Na minha opinião, não! Apesar dessas mais valias, são caríssimos e ocupam imenso espaço! Além da obra ser igualmente cara (teríamos que electrificar todas as vias e colocar carris para eles andarem). Outra questão que para mim é importante é o aspecto visual das ruas que ficariam cheias de postes para electrificar os TRAM´s. Acho que a solução da faixa BUS seria a mais simples e económica.
Explica-me lá isso, então se as eleições são livres, como é que é “apenas” cosmética se cada um tem (e teve o direito de votar(ou não) nos candidatos que defendem este projecto (e esta ideologia)?
Mais caricato ainda é dizeres isso quando o mandato actual nem sequer vai a meio (2017-2021).
Estás-te a contradizer sem saber.
PS: Sim, vais-me criticar ou mandar uma das tuas célebres piadas neste fórum.
Não vires os papéis: alguém super-desconstrutivo a trollar noite sim noite sim, sobre mobilidade, num fórum de mobilidade é que acredita no Pai Natal - porque acha que é com isso que vai mudar alguma coisa nas ruas, quando para isso estão lá pessoas votadas (ou não) por toda a gente deste fórum e deste País (e não estou a defender nenhum partido em particular, falo no geral, da Assembleia representativa(neste caso, AML).
Do not feed the trolls dizem, mas isto é como no Zoo, em criança sempre gostei de dar amendoins aos macacos mesmo sendo “proíbido”…
Mas deixa lá, diverte-te se é para isso que cá vens
Olá @Three!
Acredito que consegue fazer um comentário melhor que este. Este é só infantil.
Sim o aspecto das cidades é importante e deve ser tido em conta apesar de não ser o factor decisivo.
Ocupam mesmo? É que tem que se lembrar de toda a envolvente (electrificação) para o TRAM funcionar, além do próprio TRAM que deve ocupar mais espaço que um autocarro.
E o que vão dizer as pessoas da periferia a mais um investimento tão elevado na capital?
É a sua opinião e tem todo o direito de a dar.
Um TRAM, naquela avenida, é apenas uma solução mentecapta.
Não é elevado se compares com o custo do metro por exemplo. Mas se o serviço permitir que parte do percurso das pessoas da periferia seja feito de TRAM sem atrasos no trânsito, será sempre aceite
Mentecapto é suprimir duas faixas numa avenida para colocar faixas BUS onde apenas passa 1 autocarro por hora!