Nova ciclovia em construção em Telheiras

Aleluia, finalmente vão fazer alguma coisa naquela rotunda que obrigue a reduzir a velocidade e que regule a circulação dentro da rotunda. Aquilo era de loucos!

4 Curtiram

Não percebo porque pintaram raias aqui - este é o troço de quem vem na ciclovia (unidirecional) da avenida cidade de praga para a rotunda. Até se vê um ciclista ao fundo a fazer o trajeto. A fotografia foi tirada hoje de manhã e ao fim do dia já tinha pilaretes plásticos instalados. Pintaram durante o dia os traços brancos demarcadores na rotunda. Amanhã fotografo

1 Curtiu

muito bom, sabe se do lado de telheiras onde vai acabar? vai passar por baixo do Eixo NS até à rua das esplanadas ou onde acaba?

tambem a ver se concluem a ligacao à ciclovia da Av Cidade de Praga que atalmente ainda lhe faltam 400 metros ate á rotunda grande

Este lado parece terminado, por agora. A raia (com extra pilaretes) começa na paragem da Lispólis do 703


A passadeira, onde acaba a raia e se entra na rotunda

A rotunda, para já, está assim. Apesar da confusão inicial dos condutores, parece-me imediatamente mais calma a circulação. Notam-se bem já as duas vias interiores + uma margem (que irá acontecer aqui?) + ciclovia unidirecional

1 Curtiu

Mesmo que o resultado final não seja brilhante já é melhor que o estado de coisas anterior. O facto de ser uma solução “low cost” pode criar um precedente interessante para intervenções noutros locais sem fazer grandes investimentos: p.e Avenida das Descobertas no Restelo.

2 Curtiram

Espero que o façam. Têm uma oportunidade de ouro neste momento. Não quero acreditar que vão deixar uma separação de 400 metros entre duas ciclovias.

1 Curtiu

@Pedro_Nobrega_da_Cos, pelas marcações, acho que essa parte vai ficarpor fazer. Da rotunda onde está a acabar actualmente até ao cruzamento seguinte (sentido Colombo-Telheiras) as três de rodagem mantém-se, sendo a da direita suprimida a seguir à paragem de autocarro com a zebra que mostraram-se fotografias.
Está marcada uma faixa ciclável na parte exterior da rotunda que, pelo que já está pintado, vai seguir em direcção ao continente (não passei debaixo do eixo norte-sul, não sei até onde vai) ficando o antigo estacionamento lateral como ciclovia e a faixa da direita, em ambos os sentidos, como estacionamento. Isto é apenas o que se percebe pelas marcações actuais, mas ainda agora começou a coisa.
Como automobilista, acabou-se a entrada “grátis” na rotunda com a eliminação da faixa da direita na Av. do Uruguai :sweat_smile: era sempre chegar e andar :joy:

1 Curtiu

A página da CML fala em três fases:

  • Fase 1: Avenida das Nações Unidas no sentido de acesso à Praça Francisco de Assis;

  • Fase 2: Praça São Francisco de Assis e Avenida Cidade de Praga no sentido da Praça;

  • Fase 3: Avenida das Nações Unidas no sentido de Telheiras.

Acham mesmo que vai haver mais um troço de ciclovia de 300 metros sem estar ligado a lado nenhum?

Deste lado não vai haver ciclovia (de quem vem com o trânsito da avenida da cidade de praga até à rotunda).

Do outro lado da avenida, tudo indica que vai ter ciclovia bidirecional (e esperemos que sim, e que ligue até à ciclovia da av. cidade de praga)

o troço da avenida das nações unidas tem já todos os pilaretes colocados


Mas termina assim, fechado, à porta da Dominos Pizza. Não lhe vi continuação. Ainda falta alterar o pavimento também.

1 Curtiu

Assim de repente, a nova ciclovia aparenta estar bem feita e respeitar as 5 regras principais

Que te parece @mruiandre ? Parece-te que a ciclovia respeita cumulativamente as regras 1,2,3,4 e 5. Assim de repente, parece que sim.

Que vos parece? Que te parece @Raquel_Moura, respeita esta ciclovia as 5 regras?

Há vontade de ligar a rotunda de Telheiras à ciclovia da Av. Cidade de Praga

Era o que faria sentido…

Seria interessante fecharem estes bocados:

3 Curtiram

Parece que tão cedo não haverá ligação entre a ciclovia da Av. Cidade de Praga e a rotunda de Telheiras. Chateiam-me estes troços, que em si estão bem construídos e pensados, mas depois começam e terminam em “auto-estradas” e cruzamentos perigosos.
No sentido Carnide --> Telheiras há este misto raia e ciclovia depois da paragem do autocarro, e no sentido oposto o troço de ciclovia termina num cruzamento perigoso, onde está o sinal de fim de pista obrigatória para velocípedes.

2 Curtiram

A treta é sempre a mesma. Continuamos a fazer mantas de retalhos cicláveis.

Quando for com o meu atrelado vai ser giro fazer essa gincana de pilaretes. 20 pontos para a criatividade.

3 Curtiram

Existe aqui uma subversão da realidade. A avenida nasceu como um arruamento delimitador das construções que foram surgindo posteriormente. Ninguém “plantou” uma avenida ali, ela faz parte da urbanização.

1 Curtiu

Realmente as terminações não ficaram as melhores. E também me chateou que não tivessem pintado a pista…

Só levaram pouco mais de 2 anos para ligar estes troços. Onde antes tinha uma raia e pinos a bloquear a passagem, tem agora uma via larga com piso liso. Já só falta um bocadinho agora :slight_smile: Pessoalmente gosto da solução da plataforma elevada nas paragens de autocarro entre o passeio e a estrada. Mesmo sem estar concluído vejo já muito mais gente a circular aqui de bicicleta.

1 Curtiu

Verdade. Aqueles 300 metros sem nada era incompreensível. Agora só para ficar bom era resolverem aquela rotunda. Sinto-me inseguro lá. Podiam ter sobrelevado os atravessamentos ou posto semáforos…

1 Curtiu