Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Depois de terem mandadado uma data de mensagens a fugir ao tópico, volto ao assunto e refiro que tenho andado a importunar algumas entidades sobre o assunto:

«
Boa noite Sérgio.

A Calçada de Carriche pertence a Lisboa, não pertence a Odivelas.

Acreditamos que uma ligação suave (ciclovia ou ciclopista) entre o Concelho de Odivelas e os Concelhos de Lisboa e Amadora será uma realidade muito em breve.

Saudações Socialistas
»

«
Sim, mas o troço mais inadequado fica em Odivelas. É depois do fim da Estrada do Desvio.
»

«
A Estrada do Desvio e a Calçada de Carriche pertencem a Lisboa.
Odivelas apenas começa depois da Muralha da Circunvalação.
»

«
Estou a falra concretamente do troço que assinalei a vermelho em https://i.snag.gy/3DBne0.jpg
No mapa aí percebe-se bem os limites entre o concelhode Õdivelas e Lisboa; Odivelas está no lado mais escuro da linha. Apesar do trecho que pertence a Lisboa ser bastante mau, o de Odivelas não deixa de igualmente o ser!
»

2 Curtiram

Eu a ser chato com as entidades políticas, mais uma vez:

«Obrigado pela sua mensagem. Vamos tentar responder o mais brevemente possível.»

«
Boa tarde.
Antes de mais pedimos desculpa pelo atraso na resposta.
Tal como o Sr. coloca, também já foram colocadas ao executivo camarário várias questões quanto aos acessos a Lisboa, nomeadamente os pedonais e por ciclovia. As respostas não existem por parte da CM Odivelas que se remete para uma agenda reorganização do trânsito e das ruas no centro de Odivelas - aqui é salientado o primeiro troço da Avenida D. Dinis da entrada de Odivelas até ao centro comercial Oceano, cujo fim está previsto até final de 2019.
É referido por diversas vezes pelo Sr. presidente de Câmara que vão ser criados vários circuitos de ciclovias. É de salientar que também estas já foram criticadas por diversos munícipes, atendendo aos materiais usados no piso para implementação das mesmas, pelos traçados, pela localização muitas vezes em substituição de passeios que, pela exiguidade, irão competir com os peões em vez separar os dois tipos de situações.
Infelizmente não parece existir um plano pensado e estudado de criação de ciclovias pelo concelho e muito menos para as freguesias, sendo que o que está a ser implementado é “a la carne”, à medida que são reorganizadas algumas artérias do concelho.
Agradecemos a sua questão e lançamos o repto para que continue a levantar outras questões que possam ser colocadas aos órgãos autárquicos de Odivelas.
Com os nossos agradecimentos e reiterados pedidos de desculpa pela resposta tardia, desejamos um excelente fim‑de‑semana, enviando os nossos melhores cumprimentos, subscrevendo-nos,
de V. Exa.
atentamente

Luís Martins
(Secretário-Geral do PSD de Odivelas)
»

3 Curtiram

Mais uma resposta:

Junta de Freguesia de Odivelas

Mensagens

Junta de Freguesia de Odivelas

21 mil pessoas gostam disto, incluindo Liliana Patrícia Santos e 11 amigos

Organização governamental

24/04/2019, 17:26

Sérgio

Dado Odivelas ser a Cidade Europeia do Desporto e Lisboa ser organizadora do Velo-city 2021, não faria sentido dotar o acesso entre um concelho e outro de melhores infra-estruturas de acesso tanto para bicicletas como para peões? A Calçada de Carriche é péssima tanto para bicicletas como para andar a pé e não há alternativas decentes!

SÁB, 17:43

Sérgio

Vão ficar abismados com a quantidade de coisas erradas de trânsito que uma pessoa sozinha (eu) conseguiu reportar na página https://forum.mubi.pt/t/barra-de-cimento-assassina-no-fim-…/ no percurso Lisboa — Odivelas!

19:00

Junta de Freguesia de Odivelas

Boa tarde, caro Sérgio Loureiro,
Recordando que a Junta de Freguesia de Odivelas exerce competências bastante limitadas no que diz respeito à Mobilidade no território da Freguesia, encontrando-se estas no âmbito da ação da Câmara Municipal de Odivelas, resta-nos dizer-lhe que encaminhámos a sua mensagem para o Executivo, a fim de merecer a devida atenção.
Concordamos que a Calçada de Carriche não é amiga do peão nem própria para velocípedes, e embora também devamos lembrar que se encontra já no território da Câmara Municipal de Lisboa, o mesmo poderia ser afirmado, em certa medida, sobre os acessos à Calçada de Carriche que se encontram no território da nossa Freguesia. Assim, será útil que o Presidente Nuno Gaudêncio e o restante Executivo tenham conhecimento da sua queixa/do seu alerta.
Por fim, sugeríamos que encaminhasse a sua mensagem também para a Câmara Municipal de Odivelas.
Os nossos cumprimentos.

2 Curtiram

Explicado em detalhe todas as opções e conheço por experiência própria que conheço do acesso Lisboa — Odivelas. Qualquer uma delas é SUICIDA!

1 Curtiu

Obrigado Sérgio por andares aí a “partir pedra” com a CMO.
Por agora faço caneças-Amadora-Algés. Antes fazia Famões-pontinha-estrela. O prazer que era na subida da pontinha todas as manhãs passar a fila de cidadãos automobilizados :slight_smile:
A calçada de carriche e ali a zona do sr roubado são surreais. Outra que também reportei algumas vezes são uns passeios na estrada da paiã ali a chegar ao strada.
Continua o bom trabalho.

3 Curtiram

e já votaste nisto?

Já tentei pelo telemóvel, mas penso que deu erro. Acho uma excelente ideia.o Tenho de tentar fazer no Pc.
2 comentários: a cml vai mesmo intervir na estrada para o parque de campismo? Pensava que estava em stand by, assim sendo é uma excelente notícia.
A avançar esta ciclovia também seria aparentemente fácil ligar ao projeto (que não se se é só maquete ou é mesmo para avançar) da ribeira do Jamor mais a norte em Queluz/belas.

1 Curtiu

Alguém tem novidades sobre o assunto? Subi ontem ao cimo do morro da muralha e não avistei obras nenhumas!

PAN Odivelas Boa tarde Sérgio. Sem dúvida é necessária uma estratégia integrada de Mobilidade. Na Assembleia Municipal de Odivelas, o PAN tem-se debatido várias vezes por este tema. Vamos continuar a bater na tecla até que o executivo finalmente comece o projeto.

2 Curtiram

Mais uma prova que a Engenharia de Trânsito na zona do Olival Basto foi feita por BACTÉRIAS
idiotas chapadas:
https://forum.motorguia.net/road-book/160619-fazer-rotunda-do-senhor-roubado-radial-de-odivelas-em-seguranca.html

Default Fazer Rotunda do Senhor Roubado a Radial de Odivelas em segurança

https://www.google.com/maps/dir/38.7…e3!4m2!4m1!3e0

Alguém me sabe dizer como faço o troço indicado entre a Rotunda do Senhor Roubado e a Radial de Odivelas em segurança? Tenho quase que causar um acidente se estiverem carros a vir na CRIL/A8!

Mais um que gosta de insultar sem conhecimento dos factos!

Quando passo nessa pseudo rotunda gosto sp de observar o relvado. e pensar qual será o dia em que haverá ai pessoas a passear e desfrutar do lugar. ah e já agora como conseguirão lá chegar-

1 Curtiu

Em 1964 era possível: https://www.facebook.com/odivelasslideshow/photos/a.595318820575964/2177543519020145

2 Curtiram

Não sou só eu a dizer que é essencial a Ciclovia no troço referido:

Sim, acho que a noticia só falta da ligação perpendicular com a calçada de carriche. Mas na foto mostra a ciclovia que sobe a calçada de carriche. No site da CML dizem que está planeado (http://www.cm-lisboa.pt/viver/mobilidade/ciclavel/rede-ciclavel), resta saber para quando.

De facto essa devia ser a ciclovia mais prioritária da cidade, pois é muito complicado vir de bicicleta por esse lado da cidade. Não há praticamente alternativas que não impliquem dar uma volta enorme. Normalmente o que tenho feito das últimas vezes para subir, é ir pelo BUS do lado esquerdo.

http://forumbtt.net/index.php?threads/circulação-pedestre-e-ciclável-odivelas-lisboa.147208/post-1237315

Para mim uma Massa Crítica na Calçada de Carriche teria especial significado, porque agora moro em Odivelas, não tenho alternativas a este caminho SUICIDA, e este pardieiro foi galardoado com “Cidade Europeia do Desporto”:
Odivelas: Capital Europeia do Desporto 2020
Lisboa: Capital Verde 2020
Lisboa: Capital Europeia do Desporto 2021
Lisboa: Cidade Organizadora do Velocity 2021

Ciclovias no Concelho de Odivelas: inexistentes
Acessos ciclísticos e pedonais entre os concelhos de Lisboa e Odivelas: practicamente inexistentes e perigosos

2 Curtiram

Podemos levar a próxima massa critica a descer a calçada do carriche :slight_smile:

1 Curtiu

Fazes parte da Massa Crítica Odivelas?
Alguém me sabe dizer se a Massa Crítica Odivelas ainda está activa? A página Facebook deles parece-me um bocado mortiça!
https://www.facebook.com/groups/MassaCriticaOdivelas

Nope. Eu sou apenas participante da de Lisboa,quase desde o inicio…

A segunda, 15/07/2019, 13:11, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

Parece que em 2016 alguém já tinha tido uma ideia de um escalador de bicicletas na Calçada de Carriche, que prpôs no Orçamento Participativo Lisboa:

OP 2016 - Proposta 183 - Escalador de bicicleta para Calçada de Carriche

Gostaria de vos apresentar uma ideia que podia solucionar um problema de mobilidade periferia-centro. Foram já criadas ciclovias que tentam ligar os concelhos da Amadora e de Oeiras a Lisboa. O grande problema de quem quer chegar à cidade em duas rodas vindo de Odivelas\Loures é o alto nível de declive da Calçada de Carriche. Para subi-la é preciso um esforço absurdo que afasta quase todos os ciclistas dessa ideia. Para que estes cidadãos possam também, durante os dias de semana, fazer uso das ciclovias da cidade propunha que se instalasse um escalador de bicicletas na Calçada de Carriche. Para se ter uma ideia deste tipo de equipamento, deixo estes exemplo implementado na Noruega: http://trampe.no/en/home

Pessoalmente resolvi esse problema não especificamente para a Calçada da carriche… A serra da amoreira é bem mais abusada :roll_eyes:… Chama-se bicleta eléctrica :wink:
Num contexto diário é impossível ser de outra forma com as actuais condições.
Mesmo sendo atleta ao fim de dois meses estás esgotado numa bicicleta regular.

2 Curtiram