Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Chegou-me entretanto a notícia que abriram a Ponte Ciclo-pedonal da Calçada de Carriche.
:heart::orange_heart::yellow_heart::green_heart::blue_heart::purple_heart:
Tenho de ir experimentá-la.

Já lá fui confirmar hoje.
Apenas tiraram uma vedação lado dos prédios.
E não deve ter sido remoção oficial da vedação, deve ter sido alguém que a tirou.

1 Curtiu

Credo! Já tínhamos outra ponte de madeira semelhante por cima da Avenida do Santo Condestável, ali em Chelas/Belavista/Feira do Relógio.

Não sei como era o concurso, se incluía a concepção da ponte, mas foi ganho pela Carmo… especialistas em madeira.

Se os Passadiços do Paiva resistem num clima mais inclemente, não estou a ver o problema.

Aço e betão são carbono-intensivos, temos de apostar mais na madeira. :wink:

Bonita não é…

Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu no dia quinta, 9/01/2020 à(s) 18:01:

1 Curtiu

| https://www.facebook.com/groups/MassaCriticaLisboa/permalink/10158617477222044/?comment_id=10158620100527044&reply_comment_id=10158621207802044

Sérgio Rodrigues Loureiro O projectista que a concebeu é um idiota chapado. Tem lá um cotovelo do lado Oeste que é uma curva com mais de 180º.
O Tiago Fonseca se já lá passou deve confirmar o que eu disse.
A descer é um perigo.
Sei que a Câmara está em colaboração com o Copenhagenize, espero que puxem as orelhas e muito a quem se lembrou de tal coisa.

| https://www.facebook.com/groups/MassaCriticaLisboa/permalink/10158617477222044/?comment_id=10158620100527044&reply_comment_id=10158621323197044

Tiago Fonseca Esta? Tava mesmo a passar perto. É uma chicane para dar mais emoção! O melhor da ponte num dia de chuva como hoje é que dá para fazer este post escondido por baixo dela sem me molhar. :smile:

1 Curtiu

| https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1124951681019906?comment_id=1490266404488430

Corrijam lá a via antes do fim da obra, se fazem favor. Ainda vão a tempo. ANTES QUE ALGUÉM SE ALEIJE A SÉRIO. É o que dá pessoas que nunca andam de bicicleta, nem terem perguntado a quem anda, desenharem pistas cicláveis.

Odivelas Cidade Europeia do Desporto - #77 por Sergio_Loureiro

A página 17 do Documento

é uma vergonha para a Câmara de Odivelas ao nível da mobilidade sustentável!

2 Curtiram

Ainda não recebi resposta da Câmara ao meu email sobre o mesmo assunto :frowning:
E acredito que não vá receber, estão lá mas não foi com o meu voto

1 Curtiu

Se não importares com a intromissão, podes partilhar o conteúdo do e-mail, sffv? Obg.

Foi o que partilhei no face :wink:

28.05.2020

"mensagem

Boa tarde, face à situação actual que originou um investimento de muitas cidades em vários países para a melhora da mobilidade e acessos pedonais e ciclísticos e combate à poluição, gostaria de saber o que está planeado, pela Cidade Europeia do Desporto 2020, nomeadamente em ciclovias.Sou morador em Odivelas, Ramada - Bons Dias e desloco-me diariamente para a Amadora e Alfragide de carro. Vou avançar agora com a compra de uma bicicleta eléctrica e parar / vender o carro pois acho que já existe demasiada poluição de carros em Odivelas, além de custos elevados em € e para saúde / ambiente. Para fazer este percurso de bicicleta, já verifiquei que só terei uma ciclovia no início da Amadora (muito recente) conforme se pode verificar no site ciclovias.pt. No site ciclovias.pt verifica-se que toda a zona sul de Odivelas, este e oeste, há imensas ciclovias (Lisboa, Amadora, Olivais, Cascais etc) mas em Odivelas não existe nada ou quase. De referir que actualmente em Lisboa “nascem” ciclovias ao final de uns dias. Sei que o ciclista pode circular nas faixas de rodagem respeitado o código da estrada e quando não há ciclovias mas essa circulação, pelos motivos que sabemos, não é tão seguro como nas ciclovias. Desta forma, gostaria que me informassem o que está planeado pela câmara para o investimento em ciclovias. Fico aguardar, cumprimentos.

Termos de Aceitação

A submissão deste formulário implica os consentimentos infra e a aceitação dos nossos termos e condições no que diz respeito a dados pessoais. Os dados recolhidos serão objeto de tratamento interno, não sendo cedidos para terceiros para além das obrigações legais. Os dados serão armazenados de forma segura durante 10 anos após finalização de tratamento."

3 Curtiram

Para quem não tem Facebook, quero repasssar um texto que deixei na página do Movimento Cívico Contra o Fim da Linha Amarela, que passo a transcrever:
«
Quando a Câmara de Odivelas vier dizer que comprou carros híbridos a pensar na Mobilidade Sustentável — para apenas meia dúzia de gatos pingados que trabalham na CMO — podemos mostrar-lhes um mapa que os envergonha, quando comparado com os outros concelhos da AML: A única ciclovia dentro do concelho está fora da via pública, dentro da Escola Profissional Agrícola D. Dinis / Paiã. Ou seja, serve de muito pouco ao interesse público.
https://www.ciclovias.pt/
»

3 Curtiram

Partilhado Sérgio :wink:

3 Curtiram

A população de Odivelas para mim sempre foi um fenómeno porque votaram sempre no partido que lá está sem nada que o justificasse, a não ser os caixotes de lixo cheios de trampa até verter, isso sim a Câmara tem conseguido manter. O actual presidente antes era vereador e foi duas vezes apanhado a conduzir com excesso de álcool. Enfim, cada população tem o que merece.

1 Curtiu

Engraçado que ainda ante-ontem me falaram no num episódio de ele ter sido apanhado com a conduzir com a pinga; não seria por aí que eu avaliaria um mandato dele como Presidente, embora ache que uma figura pública que tem um cargo de poder e reponsabilidade esteja a dar um mau exemplo com tal atitude.
Os caixotes do lixo ele tem responsabilidade no cartório, pois ele é o Presidente do Conselho de Administração dos SIMAR. Já fiquei duas vezes sem água em casa no ano passado, e uma delas a estimativa para a hora em que íamos voltar a ter água estava sempre a derrapar :rage:

Mas para mim,o pior dele, como eu constatei, na única vez que o vi em presença, é o ter duas caras, uma a defender a linha circular do metro para o PS/Governo, e outra para a população de Odivelas, na Audiência Parlamentar que ocorreu a 2020/03/11, no Pavilhão Multi-Usos de Odivelas.

Quanto à população de Odivelas, o município é muito recente, e penso que o voto no PS, deve ter começado na altura da fundação do Concelho em 1998, como um voto de protesto contra a gestão CDU da Câmara de Loures, que segundo consta, desinvestiu muito na Zona que actualmente é o Concelho de Odivelas.

Tivessem em vez de ter fundado um concelho autónomo, feito força para serem parte do Concelho de Lisboa e, ao meu ver, estavam mais bem servidos.

1 Curtiu

Agora que vasculhei mais a fundo as histórias de condução com excesso de álcool do Hugo Martins, percebi que são um problema bem mais grave:

1 Curtiu

E é hoje presidente da camara de odivelas quando é referido na noticia “A autarquia refere que os agentes políticos e titulares de cargos públicos devem assumir os impactos públicos, «mesmo quando tais impactos decorram de acontecimentos da esfera da sua vida privada».”

3 Curtiram

A CM de Odivelas tem gente a desenhar a rede ciclável, @Sergio_Loureiro, nao queres reunir mais pessoas de Odivelas e pedir uma reunião para conhecer a equipa mostrando que há uma comunidade de utilizadores de bicicleta e as suas preocupações e anseios?

4 Curtiram
  1. Quem é que está a desenhar? E peço a reunião a quem?

  2. Sou munícipe recente em Odivelas, mudei-me para cá quando começou o ano de 2019; tenho algum conhecimento de Odivelas, mas muito pouco. Talvez puxar para aqui @pauloj_rosa, @Nuno, @Nankov, @Jose_Quinteiro e demais pessoal do Concelho e das redondezas.
    Aliás, o @Nankov já lhes enviou email e não foi correspondido (@Nankov: poderá ter ido para à pasta do Spam; mas tenho ouvido dizer que no PS Odivelas são pouco abertos a propostas que vêm de fora ou de outros partidos)

  3. Dado o tamanho reduzido do Concelho de Odivelas (8. mais pequeno do país), e de ser um dormitório do Concelho de Lisboa, ao meu ver, devia-se fazer o planeamento da rede em conjunto com os municípios limítrofes de Lisboa, Loures e Amadora. Sintra talvez não seja tão importante.
    Parece bastante óbvio que fazem muita falta, duas estradas, para a utilização pedonal e ciclística, de maneira verdadeiramente segura:

    • uma Calçada de Carriche/Radial de Odivelas

    • uma CRIL

4 Curtiram