Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Como eu te compreendo…Ainda por cima nas Colinas, supostamente um bairro novo e com todas as condições para fazer as coisas bem feitas. Ao longo dos anos o que se tem visto é os carros a ganhar espaço em cima dos passeios e afins e tudo o que seja alternativa é 0.
Em Caneças, que é onde vivo, para mim é desolador ver as pessoas a pé sem passeios ou quando os há com 30 cm e a encostarem-se para os senhores automobilistas passarem…
Alcatroaram a estrada para as eleições mas passadeiras sobreelevadas nem devem saber o que é ainda. Nem em frente a uma creche que tem passadeira foi possível colocar uma.
Com a feira recentemente o largo da igreja esteve com a rua cortada e sem estacionamento. Ainda tive alguma esperança que no fim ao menos o estacionamento em cima do passeio terminasse (ainda para mais havendo um parque que custou 100mil € e roubou metade do espaço exterior à escola) mas não…
Junto há BP houve há uns tempos um acidente que destruiu o semáforo e empenou o corrimão que “protege” os peões, lá ficou o ferro todo torcido a cortar a passagem no passeio durante semanas…

Enfim…lisboa mesmo com todos os seus problemas, parece um planeta diferente de Odivelas…lamentável.

1 Curtiu

É uma vergonha, como referi, passo todos os dias da semana no edificio da câmara junto à arroja e está lá sempre a frota parada, desconfio que alguns nem saiem do estacionamento, o trabalho na câmara deve ser mais de 90% em escritório, nunca vi um desses carros a circular em Odivelas.
E nem é preciso ir a Lisboa, temos Amadora aqui ao lado, concelho que muito tempo foi visto como “pobre” e está muito mais evoluído. Recentemente fizeram outra ciclovia, estão a remodelar alguns bairros, etc. Por onde passo, há sempre passeio :wink:
Estou seriamente a pensar mudar-me de concelho, se a vida me der um sorriso €, é logo.

1 Curtiu

E hoje fiquei em casa a trabalhar, fui treinar de manhã à Amadora e voltei. Transito apenas nas colinas e a frota da câmara lá parada, eram 8h30.
Na escola aonde passo na Amadora, ao pé da recta dos salgados, crianças a circular nos passeios, bicicletas do outro lado a circular numa faixa do passeio (não é ciclovia mas nunca ouvi ninguém reclamar), carros a deixar as crianças na escola, tudo em segurança. Também é assim ao final da tarde.

2 Curtiram

Entretanto chegou-me isto às mãos:

https://gcdnb.pbrd.co/images/VHmw5Plz3btC.png

Fonte:
https://ushift.tecnico.ulisboa.pt/content/tml/RedeExistentePrevista.html

Há uns comentários do @fredericovalles no Facebook a dizerem que estão a criar um projecto de ciclovias no fundo da Calçada de Carriche:

https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/posts/5160303424013177/?comment_id=5160919163951603&reply_comment_id=5164365450273641

Frederico Penaguião Valles
Sérgio Loureiro a ciclovia que termina logo após o viaduto ciclopedonal, terá continuidade para o lado de Odivelas até à Av. D. Dinis. O Projeto de Execução está já a ser elaborado

3 Curtiram

Com quase 4.600kms feitos na ebike, sempre com a camera a filmar, no trajeto diário de Odivelas a Alfragide, faça sol ou chuva, 35km ir e vir, adivinhem qual a estrada aonde me sinto mais inseguro?

Guardo sempre a gravação aonde fui desrespeitado por um automobilista, nunca se sabe e partilho convosco a lista dessas gravações. As matriculas estão tapadas e, assinalado a amarelo, a estrada vencedora, sendo quase 90% do desrespeito em Odivelas, aonde ainda não existem condições nenhumas para ciclistas:

Ainda ontem, na Paiã, um automobilista ultrapassou-me a mais de 1,5 metros (tudo bem) mas vinha em excesso de velocidade tremenda, junto ao semáforos da escola. Com a velocidade, o semaforo passou para vermelho e este jovem quase não conseguiu parar o carro, na filmagem ouve-se os pneus a derrapar e chiar. Ainda pensei que estaria em “marcha de urgência” mas não, devia ser para impressionar a sua amiga, estacionou mais à frente, no parque da loja dos chineses…

4 Curtiram

E de onde é a empresa de camionagem que tem os condutores de autocarro mais desrepeitadores? Do concelho de Odivelas, mais propriamente de Caneças. Aqui está a saga que tive nos últimos dias contra um idiota da Rodoviária de Lisboa, que por pouco me cilindrou.

https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/posts/5335548539821997/

Rodoviária de Lisboa O lugar dos imbecis homicidas que conduzem os vossos autocarros não é com as mãos no volante, mas sim na PRISÃO.
É um comportamento recorrente dos motoristas de autocarro desta empresa, não terem respeito nenhum por quem está à volta.

Ainda hoje uma das vossas “vedetas” me ia esmagando na rotunda do Lidl de Odivelas.

São a principal razão para a aquisição duma câmara para filmar e entregar provas às às autoridades.

PSP - Portugal vão começar a chover denúncias. PSP - Comando Metropolitano de Lisboa.

Outras empresas escusam de se rir, pois a Santo António Barraqueiro fica num muito próximo segundo lugar.


https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/posts/5347521141958070/

Para que conste, em sequência da minha indignação, com a atitude do motorista da Rodoviária de Lisboa - Rede Azul, aqui transcrevo, o que deixei como reclamação na página da empresa https://www.rodoviariadelisboa.pt/apoiocliente

«

Boa tarde.

Na passada 4. feira dia 2022/7/13, eu circulava de bicicleta no rotunda do Lidl de Odivelas, no sentido Póvoa S Adrião - Metro. Fui obrigado a travar a fundo por causa dum autocarro da vossa empresa, proveniente da Av. Heróis de Chaimite, que entrou na rotunda como se eu não existisse, para que eu não ficasse esmagado debaixo do autocarro.

Acrescento ainda que eu segui para a Rua Almeida Garrett, onde imediatamente a seguir às passadeiras da rotunda, estacionei para consultar no telemóvel o destino ao qual eu me dirigia. O motorista do vosso autocarro continuou com uma postura de ignorar completamente a minha presença, tendo passado a escassos milímetros de ter acertado na minha bicicleta, ou o que seria ainda pior, até poderia ter chocado em mim directamente.

Isto não é simplesmente uma defesa minha por ser um utilizador da bicicleta, pois denoto um comportamento recorrente dos vossos condutores em não respeitar quem os envolve, desloque-me eu de bicicleta, a pé, de carro, ou de táxi, pois já me aconteceu ter presenciado atitudes do mesmo género pela vossa parte nestes diferentes meios de transporte.

Não sei especificar exactamente qual o n. da rota do autocarro com o qual se deu o sucedido, mas lembro-me de alguns dados relevantes:

  • A matrícula continha as letras ZF;
  • O autocarro vinha do lado do Lidl, da Av Heróis de Chaimite;
  • Saíu da rotunda para a Rua Almeida Garrett;
  • Foi por volta das 18:30

Com os melhores cumprimentos.

Sérgio Loureiro.

»


https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/posts/5356431481067036/

Lembram-se da minha revolta contra o motorista do autocarro da Rodoviária de Lisboa - Rede Azul que me ia esborrachando? Entretanto já há mais um capítulo. A empresa deu-me feedback na 2. feira, que eu recebi por email:

«
From: Rodoviaria de Lisboa [email protected]

To: me

Date: Mon, 18 Jul, 13:41

DATA 2022/07/18

REFERÊNCIA

ASSUNTO Resposta a Reclamação

Ex.mo Senhor,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto, informamos que que a Rodoviária de Lisboa tem efetuado nos últimos anos diversas ações de formação que visam sensibilizar o motorista para um estilo de condução seguro, confortável e amigo do ambiente. Sendo que um dos aspectos a que demos especial relevância, principalmente a partir da alteração ao código da estrada que ocorreu em 2014, foi a relação e o cuidado necessário a ter com os utilizadores vulneráveis.

No entanto, o relato que nos fez mostra que nem tudo está feito e que temos que continuar com o esforço que temos vindo a desenvolver.

Informamos que através dos dados que nos facultou, vamos procurar identificar o motorista envolvido e repreende-lo.

Pelo ocorrido, apresentamos o nosso pedido de desculpas.

Com os melhores cumprimentos,

Jorge Santos

Centro de Actividade de Transporte de Caneças

Rodoviária de Lisboa

Praça Dr. Manuel de Arriaga, 5 - 1685-585 Caneças | T. 21 980 97 00 | F. 21 980 55 65 Por favor não responda a este endereço de e-mail. Para novo contacto agradecemos que utilize o Apoio ao Cliente em www.rodoviariadelisboa.pt.

»

3 Curtiram

E a fumarada que alguns deitam e nós respiramos sem filtros / directamente:

O motorista não tem culpa / responsabilidade mas a companhia tem.

2 Curtiram

Não consigo aceder a esse link do facebook mas gostaria de saber como fica a “suposta” ciclovia na D. Dinis, que estava em projecto e não avançaram.

No google, a definição de “Projecto de Execução** corresponde ao documento elaborado pelo Projectista, a partir do Projecto Base aprovado pelo Dono da Obra, destinado a facultar todos os elementos necessários à definição rigorosa dos trabalhos a executar.”

Com base na “suposta” ciclovia que devia haver na D. Dinis, referir que está em elaboração o Projecto de Execução da ciclovia da Calçada de Carriche, é irrelevante.

2 Curtiram

Olá Sérgio,
No que respeita só teu assunto, fico apavorado pela assustadora razia que o encartado de pesados te fez e a tua excelente reclamação à entidade responsável pelo sr motorista. A minha experiência como comute é parecida mas com mais respeito pelos motoristas que circulam na n°8 até Póvoa da Galega com exceções claro mas nada comparado a circulação e comportamento dos profissionais de pesados de passageiros em Odivelas do qual evito de pedalar.
Abraço

1 Curtiu

Eu moro na Ramada e o percurso que eu faço é semelhante parta ir/voltar a Lisboa.

Para ir, de manhã até é fácil porque às 7h da manhã ninguém gosta de estar acordado, e sendo a descer faz-se bem. Subo depois pelo passeio na calçada de carriche.

O regresso às 17h é extremamente complicado. Desço pela calçada de carriche pelas vias dos autocarros, e no fim desta passo a passadeira (que ainda só vi o sinal verde para peões uma vez, apesar de já ter ficado há espera muitos minutos), e depois sigo pelo passeio. O passeio na ponte sobre a CREL é péssimo. Tanto que no fim nem há espaço para uma bicicleta, e vou pela berma da estrada.

Depois volto a apanhar a estrada até à Igreja da ramada. Não há sequer passeio. Tenho de ir ao lado dos carros. Sempre que estou lá fico a pensar que há de chegar o dia que um me passa por cima.

4 Curtiram

Olá, @carlos97h e bem-vindo ao fórum.

No teu caso, além de todos os perigos que já disseste, eu também acho o viaduto que passa por cima da CRIL, desde o Senhor Roubado até à Rotunda dos Bombeiros perigoso para se andar de bicicleta.

Mesmo assim nada que se compare à Calçada de Carriche.
O que tenho feito ultimamente, e como no meu caso o caminho é de e para a Póvoa, a minha situação é diferente.

Antes também fazia coisas como ir pelo passeio, ou ir pelas faixas encostadas aos prédios, ou até pelas do BUS que estão contíguas a essas.

Ultimamente tenho perdido o medo.

  • Quando subo vou mesmo pela faixa BUS do lado do descampado até ao Mercado do Lumiar.
    O que assusta aqui são autocarros e táxis, e até outros carros ILEGALMENTE que vêm acelerados atrás.

  • Quando desço venho disparado a voar desde aí, pela faixa dos carros, e faço o que um carro faria se fosse virar para o Olival Basto, e quando lá chego, faço inversão de marcha a caminho da rotunda do Lidl.
    Não se pode andar devagar a fazer isto, e é especialmente perigoso logo abaixo da bomba da Galp, porque há ali um cotovelo com pouca visibilidade, onde não há berma e a faixa é só 70% duma faixa em largura.

3 Curtiram

Boas Carlos, e indo pela estrada da paiã em direção à pontinha? Davas uma volta muito grande?
Eu faço diariamente Ramada - Alfragide e mesmo correndo perigo pela paiã, penso que seja mais seguro que calçada carriche.
No regresso, depois da paiã, contorno Odivelas Park por baixo e depois a zona do bingo por cima, colinas do cruzeiro, arroja, bombas prio, bombas cepsa e entro na ramada por cima :wink:
Até agora é o que caminho que me dá mais segurança apesar de apanhar vários sustos diários.
Equaciono mudar-me para outro concelho, a Amadora tem muito mais condições para circular de bicicleta, Loures já tem alguns para teria que passar por Odivelas.
CM Odivelas não está minimamente preocupada em criar condições para mobilidade, este ano, no passeio anual com outros concelhos, que se organiza em Setembro, a inscrição era pelo concelho da Amadora e nem houve publicidade, nem nas newsletter que enviam.
O ano passado foi por Odivelas, quase nem houve divulgação por isso fomos poucos, uma agulha no palheiro comparado com os ciclistas de outros concelhos. Das pessoas da CMO que nos acompanharam no passeio, ficaram em ligar para se falar da mobilidade e nada até hoje. Ciclovias não dá votos e não somos muitos a pedir melhores condições…
Infelizmente é assim, temos que nos safar mesmo sendo cada vez mais.
Noto que há cada vez mais ciclistas (já conheço alguns) e muitos deles usam o passeio em determinadas zonas (ex. Odivelas Park, Paiã, Ramada, etc).
Prova que a CMO se está a borrifar, era a ciclovia que estava no projecto da D. Dinis, que sofreu obras profundas recentemente. Esta ciclovia ia ligar a futura ciclovia vinda de Loures e a ciclovia ainda em “projecto de execução” vinda da calçada de carriche e não foi feita. Desta situação só me lembro das fotos do presidente da CMO, todas “pomposas” como sempre, para publicitar uma obra “inacabada” de acordo com projecto.

2 Curtiram


Não sei bem aonde partilhar porque acho interessante, Setembro com mais kms de bicicleta que de carro (uso ao fim de semana e pouco mais) :wink:

4 Curtiram

Indo por essa via demorava provavelmente perto do dobro do tempo. Não faz sentido. Mesmo com trânsito de hora de ponta demoraria menos tempo de carro.

Enviei um email à CM de Odivelas, e em relação à data para construirem as (primeiras) ciclovias: “Não podendo avançar com uma data especifica para a sua conclusão, prevemos que a sua execução possa ocorrer durante o 2º trimestre de 2023.”

3 Curtiram

Não sei o que a Câmara te respondeu, mas agora encontrei mais uma acha para a fogueira em
https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/posts/5615732235136958/?comment_id=5615789228464592

Como não sei se tens acesso eu vou transcrever o comentário na totalidade:

Guilherme Lourenço

A CMO diz que lá para o 2o trimestre de 2023 devem começar as obras de ligação…

«…a rede ciclável do Município de Odivelas está prevista no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Concelho de Odivelas (PMUS), aprovado na 20.ª Reunião da Câmara Municipal de Odivelas, de 14 de outubro de 2020. Esta rede, além de assentar na preocupação de articulação entre as diversas áreas urbanas, passando pelos principais equipamentos dentro do município, tem também o objetivo de criar ligações com os municípios adjacentes, pelo que se encontram já preconizadas as ligações sugeridas.

O PMUS preconiza 15 ações especificas relativas à rede ciclável, que vão desde a implementação da rede ciclável, a ações de sensibilização para os modos suaves, ou a intervenções no espaço público e mobiliário urbano específico.

De referir que, o Fundo Ambiental tem por objetivo o apoio a políticas ambientais que fomentem um desenvolvimento sustentável, apoiando, entre outros aspetos, as ligações cicláveis intermunicipais que promovam o uso da bicicleta nas deslocações não recreativas – Portugal Ciclável 2030.

A esse respeito, o Município de Odivelas apresentou candidaturas conjuntas a este fundo em 2019, que abrangem as ligações aos municípios de Lisboa, Loures e Amadora.

Neste momento estão a ser finalizados os projetos de execução das ciclovias que ligam Odivelas a Lisboa, quer através da Calçada de Carriche quer através da Pontinha. Após a conclusão do projeto de execução e da sua aprovação, será diligenciado o concurso para a execução da empreitada.

Não podendo avançar com uma data especifica para a sua conclusão, prevemos que a sua execução possa ocorrer durante o 2º trimestre de 2023.

Refira-se ainda, que o traçado da ciclovia que faz a ligação à calçada de Carriche se inicia na Av. D. Dinis, atravessando a CRIL em viaduto, junto ao Vale do Forno, seguindo até ao Interface de Transportes do Sr. Roubado e por último ligando a Lisboa através da Calçada de Carriche. O traçado da ciclovia na Pontinha, liga a estação de Metro ao centro da Pontinha, direcionando-se para Alfornelos, no Município da Amadora.

Mais se informa que o Município de Odivelas se encontra empenhado em encontrar a solução mais adequada de modo a dar resposta às necessidades identificadas pelos munícipes.»

2 Curtiram

Adoro a ligação à Pontinha e pergunto?
Como é que um ciclista que mora no centro de Odivelas, por exemplo, na D. Dinis, que vai ter a ligação da Calçada de Carriche mas não mencionam que vai ter ciclovia (estava no projecto), chega à ciclovia da Pontinha em “segurança”?

1 Curtiu

Bora começarmos a andar assim na Calçada de Carriche?

2 Curtiram

Continuando a conversa sobre a Estrada dos Cucos, a parte de cima também já foi alcatroada. Aqui vão fotos:

@Nuno @pauloj_rosa @Nankov @Jose_Quinteiro @fredericovalles @Edgar_Magro @Duarte_camara @Ribolhos @carlos97h vamos ver se finalmente em Maio do ano que vem conseguimos mobilizar uma Kidical Mass no concelho de Odivelas?
Sei que o @Nuno participou na de Oeiras e está interessado em que tal aconteça em Odivelas, também. Eu participei na de Lisboa, mas com muita pena minha, nem tive conhecimento da de Oeiras, provavelmente teria ido a essa também.

Será importante não só para o KM em si, mas também para que haja mais consciência ciclável no concelho, pois aqui não há mesmo absolutamente nada.
Nem ciclovias, nem acesso ciclável decente a Lisboa, os transportes públicos estão a piorar, os condutores de autocarros daqui não têm absolutamente respeito nenhum pelos ciclistas, a mentalidade é muito pró-carro, etc.

3 Curtiram
1 Curtiu