Para uma Mobilidade Ciclável e Sustentável em Aveiro - sugestões para a revisão do PDM

Podem ver o documento completo e o resumo com as sugestões para uma mobilidade ciclável e sustentável em Aveiro a entregar à Câmara no âmbito da participação pública da revisão do PDM.
E, se concordarem com as sugestões, e quiserem, subscrevê-lo.

Documento, mais info e formulário de subscrição em: http://ciclaveiro.pt/PDM

O documento resultou das contribuições e colaboração de um conjunto de pessoas, duas delas da MUBi, e também de informação obtida no site da MUBi. Obrigado :wink:

3 Curtiram

Estou disponível para o subscrever o documento a título individual :relaxed: Dado o reduzido prazo para a apresentação do documento e o pouco tempo para burilar uma ou outra questão que possa vir a ser suscitada , coloco à consideração de todos qual acham que deve ser o posicionamento oficial e institucional da MUBi.

1 Curtiu

Fernando, para subscrever podes preencher este formulário: http://goo.gl/forms/mzck07aZfH, ou enviar o nome completo e nº de documento de identificação (BI ou CC) para [email protected] :wink:

Tá feito. Podes confirmar?

1 Curtiu

Confirmadíssimo :wink:

Obrigado

1 Curtiu

Também já me perguntei a mesma coisa que o Fernando - se faz sentido e ajudaria a MUBi subscrever o documento. Acho que não é falta de vontade mas algum inércia por não ter havido um apelo directo… O certo é que o documento está aberto à subscrição? Vou levar o assunto à “core”.

Parabéns pelo documento.

2 Curtiram

@MarioJAlves, não fizemos um apelo directo à MUBi, nem a nenhuma outra Entidade, pq, como a data limite para entregar o documento é amanhã (28 Jan), pensamos q não daria tempo para associações reunirem a decisão de o subscrever.

Deixamos apenas nos emails que enviamos (e enviamos tb para o email geral da MUBi) e no formulário de subscrição uma nota para as Entidades que o desejem subscrever nos enviarem um email.
Eu sei que isto não é um grande apelo … mas pareceu-nos o mais apropriado na altura. Talvez tivesse valido a pena ter contactado directamente algumas entidades.

Claro que gostávamos de contar com o apoio e subscrição da MUBi :slight_smile:

2 Curtiram

Pois… Não era preciso um apelo directo mas explica a falta de pro-actividade. Estivemos um pouco ocupados com a petição.

A MUBi é um pouco como um crocodilo que parece que está a dormir mas qd é preciso consegue ser rápida. :slight_smile:

1 Curtiu

Subscrevi o doc a título pessoal. Só tenho 2 comentários menos positivos em relação ao doc (só li o resumo):

  • Utiliza demasiado a malfadada expressão “ciclável”. Em vários pontos, acho que teria sido preferível alterar para “em bicicleta” ou complementar com “ciclável por pessoas de todas as idades, géneros e capacidades”.
  • O ponto 30, sobre o incentivo à circulação de bicicletas em zonas pedonais. Acho que não se deve encorajar esse comportamento. Por um lado, permite uma escapatória fácil para municípios “preguiçosos” que assim não têm de se “incomodar” com medidas mais difíceis na faixa de rodagem. Por outro lado, há ciclistas que não têm discernimento para uma condução cuidadosa entre os peões. Não tenho uma solução milagrosa, porque também não me agrada a proibição.

Como é que a MUBi poderia subscrever o doc?

abraços

RF

Concordo com o “ciclável” é uma praga!! estive mesmo para comentar mas começo a considerar uma batalha perdida!
:slight_smile:

Sobre as zonas pedonais o documento parece-me bem. É relativamente neutro sobre o assunto que é muito contextual - diz só que deve haver um regulamento e dizer onde é permitido ou não.

Já fui ver o formulário e onde diz documento de identificação pensei em por o NPIC.

1 Curtiu

Um programa ambicioso de medidas para promover o uso da bicicleta como meio de transporte, que deixa aparecer uma reflexao aprofundada dos membros da associaçao. Muito bem.
Eu fui em Aveiro ha um ano e eu vi que as condiçoes de deslocaçao dos ciclistas estao màs, sem qualquer relaçao com a reputaçao da cidade, “uma das cidades mais ciclaveis de Portugal”. Tem muito trabalho a fazer. Sera necessario ter muita paciência e ser perseverante.

Nestas medidas, eu acho que teria que insistir mais nas medidas de incentivo, nomeadamente a politica educativa: tera dificuldades à mudar os habitos de deslocaçao da maior parte dos adultos.
Por um outro lado, escolher umas escolas parceiras para Implementar Um Plano de Deslocaçao Escolar (a pè, de bicicleta), criar uma “escola de bicicleta” com programas serios, tudo isso levara os pais dos alunos participantes à confiar em deixar as crianças ir na escola de bicicleta.

3 Curtiram