Pedalar à chuva: experiências

Boa noite,

Depois de ter levado umas valentes molhas há uns anos em plena ecopista do Dão, fiquei vacinado e adquiri um conjunto de material indispensável para me manter seco, sempre.

Declaração de conflitos de interesse: lamento a publicidade que possa aqui fazer. Não tenho qualquer relação com as marcas ou superfícies comerciais. Servem apenas de exemplo.

  • Casaco com capuz, impermeável em chuvada da grossa/ dilúvios, da secção de vela da Decathlon. Permite ajuste dos punhos com velcro. A única desvantagem é que o capuz cai um pouco para os olhos. Mas um chapéu com pala resolve bem o assunto.

  • Calças impermeáveis com “capuz” para sapatos: simplesmente perfeitas - Decathlon

  • Luvas impermeáveis - Ainda não arranjei mas será um item a adquirir

Para a bicicleta:

  • guarda-lamas dianteiros e traseiros - essencial para não se apanhar com a chuva na cara ou não se ficar com as costas todas enlameadas.

É material que dura uma vida.

2 Curtiram

Pedro:

calças

casaco deste género
http://www.veloculture.pt/casacos-e-impermeaveis/

cabem ambos na mochila
(sempre prontos)

@ZeM é a versão baratucha disso. um da decathlon, todo rectangular ^^

@acarvalho consegues um link para essas calças? na decathlon há tantos modelos.

só fico a pensar que é menos prático do que aqueles covers, e por molhas que já apanhei (completamente despervenido) sei que na parte de trás das pernas não se molha quase nada. e assim fica mais simples de colocar e retirar, e mais arejado
(isto tudo em teoria, nunca usei aqueles covers

1 Curtiu

Aproveito para fazer publicidade ao nosso facebook do Setúbal de Bicicleta onde abordámos esse tema há uns meses:

1 Curtiu

Eu tenho as 300. As 900 devem ser novo modelo.

https://www.decathlon.pt/C-1513735-calcas-impermeaveis

1 Curtiu

ah

também uso o ‘truque’ do chapéu com pala

segura o capucho acima dos olhos
e obriga a abertura a virar quando olho para trás
(bonus: reduz a chuva nos olhos)

1 Curtiu

É o que eu uso a maior parte das vezes. Tenho umas calças impermeáveis que resistem à chuva mais intensa, mas fazem transpirar.

1 Curtiu

E onde arranjas disso?

Uso umas calças da Gore-tex, não me lembro qual o modelo, mas foi o melhor investimento que fiz para a chuva (acho que são estas, mas em preto: https://www.bike-discount.de/en/buy/gore-bike-wear-element-gore-tex-r-as-pants-223024/wg_id-1165).

Uso umas capas para os sapatos da Vaude, muito fáceis de colocar (https://www.bike-discount.de/en/buy/vaude-bike-gaiter-short-black-23057/wg_id-10504)

Para o tronco, se chover pouco, uso o impermeável da decathlon (https://www.decathlon.pt/corta-vento-ultralight-500-id_8283389.html)
Se chover muito uso um gore-tex da loffler: https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=214814;menu=1000,18,64;mid[347]=1;pgc[11396]=11399

2 Curtiram

Eu uso um poncho que comprei há anos num mercado de usados. Achei piada e só depois vim a descobrir que é perfeito para andar de bicicleta pois tem dois elásticos no interior, na parte da frente onde se enfiam os polegares. Não uso luvas pois as mãos ficam debaixo do poncho. Não há vento que faça mover o poncho. Uso depois umas polainas impermeáveis de caminhada em montanha. Para a cabeça uso um sou’wester de marinheiro dos mares do norte. :grin: comprei numa loja de pesca!

Foi a solução que encontrei mais barata para ter bastante ventilação e não chegar suado ao trabalho.

3 Curtiram

@Ivan, eu sempre tive interesse nesses ponchos, por serem abertos e cobrirem também as pernas, o que permite não ter que se levar outro tipo de acessórios para manter as pernas secas. São realmente assim tão eficazes?

1 Curtiu

Umas fotos do poncho, para termos uma ideia…

O poncho que tenho é feito do material parecido com o material que é utilizado para fazer os oleados para tapar os carros. Será mais fino e leve talvez que o dos carros. Mas por ser pesado é mais estável que um daqueles leves tipo saco de plástico. E depois com a cena dos elásticos nos polegares fica mesmo imóvel. Se a chuva não for intensa, praticamente nem chego a molhar os sapatos.

Sei que no Velocité café na duque de ávila em Lx têm ponchos específicos para ciclistas. São bonitos mas também de preço elevado, parece-me.

O meu é mesmo antigo. é da Helly Hansen e deve ter uns 30 anos ou mais. Sou alto e o tamanho do meu poncho é pequeno. Com o tamanho certo de poncho e com os tais elásticos penso que é a melhor solução para quem vai para o trabalho por causa do arejamento, acho.

Em dias de chuva forte e/ou vento as polainas de montanheiro compõem o ramalhete. é mais ou menos isto excepto que utilizo um sou’wester

3 Curtiram

ola antónio, estas calças tb sao da seccao de vela? ou é mesmo bike? e sao justas ou da para vestir por cima dos calças “normais”?

NOTA: Ja vi que tinhas respondido mais a frente, fica sem efeito a pergunta :wink:

1 Curtiu

Como eu não vou com a dita roupa normal e tenho sítio para tomar um banhinho quentinho, pouco posso acrescentar. Vou sempre equipado como se fosse fazer o Tour de France!

É sempre um desafio andar à chuva mais por causa da má travagem da bicicleta…

Costumo usar um impermeável Berg, capas de sapatos e uma “touca” para o capacete.
Nas pernas não uso nada, chego bem encharcadinho!

E sempre que vejo que o tempo está para piorar, meto os guarda-lamas!

Uma alternativa aos bonés de pala e às “toucas” para o capacete, é colocar o capuz do casaco por baixo do capacete (se usarem). Só é chato se o percurso for longo o suficiente para fazer suar.

1 Curtiu

Sim por norma tempo chuvoso significa menos bicicletas a circularem. É compreensível que se com um céu limpo e um dia luminoso já é um pouco perigoso, quanto mais com fraca visibilidade, mais tráfego automóvel e piso escorregadio. De qualquer dos modos nesses dias devemos triplicar a nossa atenção e reduzir a nossa velocidade.
Eu usualmente utilizo luvas, impermeável amarelo fluorescente, calças impermeáveis e botas de agricultor. Chego sempre seco a qualquer lado. Em suma é possível circular em dias de chuva mas com mais precauções.

3 Curtiram

Hoje “descobri” que o meu casaco Gore-tex velhinho, de impermeável, só resta mesmo o nome :wink:

Quais as vossas opções para manter o tronco seco? De preferência também com capucho…

1 Curtiu

Ando de bike diariamente há mais de 5 anos (a maioria deles com neve e gelo na Noruega), e o meu equipamento para a chuva é:

“Sobre-calças” com tapa pés. Comprei estas na semana passada, as anteriores parecidas já tinham muito uso:

O pormenor das capas para o calçado é importante para mim, evita que as pingas escorram pelas pernas até dentro do calçado.

Casaco impermeável, já não há o mesmo modelo que tenho, mas é equivalente:

Não tem carapuço, e prefiro assim, não gosto de usar carapuço.
Sinto que me afecta a visão periférica e a capacidade de ouvir “o mundo à volta”.
Costumo usar capacete e isso é suficiente para mim.
Na Noruega era muito comum usarem uma espécie de capas por cima dos capacetes quando chovia/nevava, eu não usava. Algo deste estilo:
https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51OkI-bvu3L.jpg

Chegado ao destino, tiro esta camada e eventualmente troco de t-shirt/camisa se tiver feito uma distância que o justifique.

Se levarem mochila, comprem uma capa também. Eu uso esta, que já vem com capa, e bolsa para a guardar:

Guarda-lamas são bastante importantes. Desde que a possível, recomendo aqueles que quase “abraçam” a roda, não há pingo que salte para a roupa com esses.

Por último, luvas. Frio+chuva+vento nos dedos é terrível. Tenho umas destas:


A cor forte ajuda na visibilidade para “dar o pisca”, e ainda consigo usar touchscreen sem tirar as luvas.

E este é o meu guia para pedalar à chuva :smile:
Esta semana já levei com umas chuvadas valentes e cheguei impecável.

EDIT (ficou a faltar esta parte):

Para quem não precisa de óculos para ver, ou não os usa ao andar de bike, recomendo usar algo deste estilo:


Quando ando de lentes preciso disto, mesmo quando não chove, porque o vento nos olhos faz-me chorar e não consigo manter os olhos abertos.

6 Curtiram