Piscas para bicicleta

Boa tarde, comprei recentemente uma ebike dobrável (ainda estou à espera que a entreguem) para me deslocar dentro de Lisboa, não estou habituada a andar de bicicleta em vias com automóveis e por isso mesmo tenho pesquisado muito sobre o assunto. Uma coisa que reparei é o facto de ser aconselhado o uso de espelho retrovisor (já estive a ler este post), e que se pode colocar piscas na bicicleta para não termos que fazer os sinais com as mãos.
Seria possivel aconselharem-me em relação aos piscas? É realmente útil o seu uso?
Obrigada

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Com esta definição, fico sem perceber muito bem se os condutores de velocípedes são obrigados (se devem sempre), fazer os sinais com as mãos:

Já tive a oportunidade de ver alguém a usar, e sem dúvida que chamou a atenção a existência de uma luz amarela a piscar.

Não recomendo que comprem e usem como se vê alguns automobilistas a usar, que activam o pisca e viram sem olhar se lá vem gente. É importante olhar sempre para trás e garantir a nossa própria segurança antes de ocupar o espaço à esquerda/direita.

Existem add-ons para o guiador da bicicleta, e também já vi capacetes com luzes leds que fazem essa sinalização, bem como luzes traseiras que para além da luz de presença, têm as luzes âmbar de mudança de direcção.

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Viva,
Estou seguro que vai gostar de usar a bicicleta na cidade, excelente opção!
Em relação à sua questão eu dispensaria os piscas. Sempre que preciso de sinalizar a mudança de direção faço-o com o braço, não vejo por isso utilidade em ter mais uma coisa na bicicleta para distrair, estragar ou gastar dinheiro. O espelho, sim, pode ser um acessório importante. Eu uso bastante, ajuda-me a antecipar o trânsito que vem atrás e isso dá-me segurança. A prática vai tornando o uso da bicicleta mais fácil e mais seguro, mas diria que para começar esteja atenta a:

  • ter uma condução previsível sem mudanças de direção inesperadas,
  • usar sempre luzes;
  • ter em atenção a posição na via: evitar circular encostada às portas dos carros estacionados e rolar excessivamente encostada à berma pq isso convida a razias;
  • ver regularmente a pressão dos pneus. A cada 1 ou 2 semanas ajustar a pressão, usando uma bomba de pé com manómetro de pressão, ou até nas bombas de gasolina. Os pneus vão perdendo pressão e com isso torna-se mais difícil pedalar e fura-se mais facilmente. A quantidade de pessoas que vejo a pedalar com os pneus em baixo…
  • ter em atenção a altura do selim. uma altura correta torna a pedalada mais eficaz, agradável e evita possíveis lesões.
    Boas pedaladas!
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Nunca usei pisca numa bicicleta. Não conheço avaliações da sua eficácia.
No entanto, é inevitável a dificuldade em fazer a sinalização adequada em alguns dos trajetos das nossas cidades.
Nem sempre é fácil tirar uma mão do guiador se se pretender travar ao mesmo tempo, ou se estivermos a rolar num piso muito irregular.
Como tenho uma dessas situações ao chegar a minha casa (precisar de virar à esquerda numa rua com dois sentidos, a descer, num empedrado), colocar piscas é uma hipótese que me coloco frequentemente.

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A bicicleta já chegou, já estou a tratar do registo no portal cicla, e já a experimentei,agora é treinar bem a andar em meios urbanos antes de a levar para dentro de Lisboa. Confesso que continuo indecisa em relação aos piscas; talvez porque o uso (dos piscas e retrovisor) esteja mais associado ao hábito de conduzir o carro, agravado pelo facto de nunca ter andado de bicicleta em meio hurbano e por isso nunca precisei de fazer os sinais de mudança de direcção, mas com treino talvez nem venha a precisar disto. E viva as pedaladas que até com chuva sabe bem.

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Sim, os condutores de velocípedes são obrigados devem sempre fazer os sinais com as mãos.

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só acho relevante nas mudanças à esquerda

normalmente olho para trás e meto-me no eixo da via

se necessario uso o braço para assinalar a manobra