Boa tarde, comprei recentemente uma ebike dobrável (ainda estou à espera que a entreguem) para me deslocar dentro de Lisboa, não estou habituada a andar de bicicleta em vias com automóveis e por isso mesmo tenho pesquisado muito sobre o assunto. Uma coisa que reparei é o facto de ser aconselhado o uso de espelho retrovisor (já estive a ler este post), e que se pode colocar piscas na bicicleta para não termos que fazer os sinais com as mãos.
Seria possivel aconselharem-me em relação aos piscas? É realmente útil o seu uso?
Obrigada
Com esta definição, fico sem perceber muito bem se os condutores de velocípedes são obrigados (se devem sempre), fazer os sinais com as mãos:
Já tive a oportunidade de ver alguém a usar, e sem dúvida que chamou a atenção a existência de uma luz amarela a piscar.
Não recomendo que comprem e usem como se vê alguns automobilistas a usar, que activam o pisca e viram sem olhar se lá vem gente. É importante olhar sempre para trás e garantir a nossa própria segurança antes de ocupar o espaço à esquerda/direita.
Existem add-ons para o guiador da bicicleta, e também já vi capacetes com luzes leds que fazem essa sinalização, bem como luzes traseiras que para além da luz de presença, têm as luzes âmbar de mudança de direcção.
Viva,
Estou seguro que vai gostar de usar a bicicleta na cidade, excelente opção!
Em relação à sua questão eu dispensaria os piscas. Sempre que preciso de sinalizar a mudança de direção faço-o com o braço, não vejo por isso utilidade em ter mais uma coisa na bicicleta para distrair, estragar ou gastar dinheiro. O espelho, sim, pode ser um acessório importante. Eu uso bastante, ajuda-me a antecipar o trânsito que vem atrás e isso dá-me segurança. A prática vai tornando o uso da bicicleta mais fácil e mais seguro, mas diria que para começar esteja atenta a:
- ter uma condução previsível sem mudanças de direção inesperadas,
- usar sempre luzes;
- ter em atenção a posição na via: evitar circular encostada às portas dos carros estacionados e rolar excessivamente encostada à berma pq isso convida a razias;
- ver regularmente a pressão dos pneus. A cada 1 ou 2 semanas ajustar a pressão, usando uma bomba de pé com manómetro de pressão, ou até nas bombas de gasolina. Os pneus vão perdendo pressão e com isso torna-se mais difícil pedalar e fura-se mais facilmente. A quantidade de pessoas que vejo a pedalar com os pneus em baixo…
- ter em atenção a altura do selim. uma altura correta torna a pedalada mais eficaz, agradável e evita possíveis lesões.
Boas pedaladas!
Nunca usei pisca numa bicicleta. Não conheço avaliações da sua eficácia.
No entanto, é inevitável a dificuldade em fazer a sinalização adequada em alguns dos trajetos das nossas cidades.
Nem sempre é fácil tirar uma mão do guiador se se pretender travar ao mesmo tempo, ou se estivermos a rolar num piso muito irregular.
Como tenho uma dessas situações ao chegar a minha casa (precisar de virar à esquerda numa rua com dois sentidos, a descer, num empedrado), colocar piscas é uma hipótese que me coloco frequentemente.
A bicicleta já chegou, já estou a tratar do registo no portal cicla, e já a experimentei,agora é treinar bem a andar em meios urbanos antes de a levar para dentro de Lisboa. Confesso que continuo indecisa em relação aos piscas; talvez porque o uso (dos piscas e retrovisor) esteja mais associado ao hábito de conduzir o carro, agravado pelo facto de nunca ter andado de bicicleta em meio hurbano e por isso nunca precisei de fazer os sinais de mudança de direcção, mas com treino talvez nem venha a precisar disto. E viva as pedaladas que até com chuva sabe bem.
Sim, os condutores de velocípedes são obrigados devem sempre fazer os sinais com as mãos.
só acho relevante nas mudanças à esquerda
normalmente olho para trás e meto-me no eixo da via
se necessario uso o braço para assinalar a manobra