Nesse plano contém o mapa da rede ciclovias a curto prazo e o plano a longo prazo (10 anos) ora o plano de longo prazo deveria estar concluído em 2023, o que a julgar pela situação atual chegamos rapidamente a conclusão que nada disso ou a maioria disso não vai ser concretizado.
Pelo plano também concluímos que para quem o desenvolveu o espaço necessário para uma ciclovia bidireccional é 1.2m, não sei de onde retiraram essa informação, mas parece-me curto.
No plano também se pode ver o mapa para as zonas de acalmia de trânsito 30kmh,atualmente apenas conheço o Bairro do Sobreiro como zona 30, mas não excluo a hipótese de haver outras que não conheça.
Em nota de informação ficam aqui os montantes previstos, onde se verifica que mesmo num plano de mobilidade sustentável o carro é dono e senhor do espaço público e do orçamento público.
A avenida Santos Leite está neste momento a ser intervencionada e nada de mobilidade sustentável, apenas estacionamento, e no plano aparece uma ciclovia nessa avenida no mapa a curto/médio prazo…
Estão a tentar apaziguar a gregos e a troianos de certa forma tem sido criadas zonas de 30km/h e limitações a pesados em varias zonas do município.
Vê os ARU e o PDM com a participação publica tem lá ideias interessantes
Ou seja pouco foi feito até agora, do pouco que foi feito (ciclovias no centro) várias coisas estão claramente mal e para o futuro prevê-se ± o mesmo, é isso ?
No PDM não encontro nada em concreto que mostra a rede clicável prevista nem as novas zonas 30…
è ler os documentos do centro da Maia, Águas Santas/ Pedrouços, Núcleo Urbano Moreira/ V.N. Telha e Vila do Castêlo da Maia
Do PDM: Processo Participativo – Sessões | Câmara Municipal da Maia.
Essa documentação antiga tem algum valor pois é a base das zonas de 30 e corredores de modos suaves
Um plano de mobilidade não se resume ao planeamento para construção de ciclovias.
Na realidade isso tem apenas uma pequena parte de relevância de tudo o resto, nomeadamente a promoção dos modos suaves de transporte e medidas concretas de acalmia de tráfego.
Na Maia belas coisas se tem feito, por ex rebaixaram passeios, agora é bem mais fácil estacionar no passeio, além da av da escola secundária, agora tem estacionamento em zebra dos 2 lados, a Maia está realmente no bom caminho…
Sim tem coisas que não fazem muito sentido, ando a juntar e catalogar “erros” nas ciclovias para depois argumentar junto dos técnicos da câmara da Maia para pedir melhoramentos.
Acho que devíamos combinar um café/cerveja, para tentarmos combinar algo para fazer na maia, isto ta a ficar demasiado esquecido… Creio que também não temos muitos users na maia.