Plano Mobilidade Sustentável Maia

Etiquetas: #<Tag:0x00007f79f989cd10>

Hoje numa pesquisa aleatória pela Internet deparei-me com um documento que contém o plano Mobilidade Sustentável para a Maia elaborado em 2013…

Plano Mobilidade Sustentável Maia 2013

Nesse plano contém o mapa da rede ciclovias a curto prazo e o plano a longo prazo (10 anos) ora o plano de longo prazo deveria estar concluído em 2023, o que a julgar pela situação atual chegamos rapidamente a conclusão que nada disso ou a maioria disso não vai ser concretizado.

Médio Prazo

Longo Prazo

Pelo plano também concluímos que para quem o desenvolveu o espaço necessário para uma ciclovia bidireccional é 1.2m, não sei de onde retiraram essa informação, mas parece-me curto.

No plano também se pode ver o mapa para as zonas de acalmia de trânsito 30kmh,atualmente apenas conheço o Bairro do Sobreiro como zona 30, mas não excluo a hipótese de haver outras que não conheça.

Em nota de informação ficam aqui os montantes previstos, onde se verifica que mesmo num plano de mobilidade sustentável o carro é dono e senhor do espaço público e do orçamento público.

Acho que podíamos usar este tópico e este documento para comentar e discutir a Maia e a atual situação de mobilidade leve na cidade.

1 Like

A avenida Santos Leite está neste momento a ser intervencionada e nada de mobilidade sustentável, apenas estacionamento, e no plano aparece uma ciclovia nessa avenida no mapa a curto/médio prazo…

Ou seja estamos no bom caminho :confused::confused:.

Estão a tentar apaziguar a gregos e a troianos de certa forma tem sido criadas zonas de 30km/h e limitações a pesados em varias zonas do município.
Vê os ARU e o PDM com a participação publica tem lá ideias interessantes

Ou seja pouco foi feito até agora, do pouco que foi feito (ciclovias no centro) várias coisas estão claramente mal e para o futuro prevê-se ± o mesmo, é isso ?

No PDM não encontro nada em concreto que mostra a rede clicável prevista nem as novas zonas 30…

è ler os documentos do centro da Maia, Águas Santas/ Pedrouços, Núcleo Urbano Moreira/ V.N. Telha e Vila do Castêlo da Maia
Do PDM:
Processo Participativo – Sessões | Câmara Municipal da Maia.
Essa documentação antiga tem algum valor pois é a base das zonas de 30 e corredores de modos suaves