Quanto é que custa?

@Three, uma pergunta: consegues estimar quanto é que custou ao estado, em salários de bombeiros, polícias e paramédicos, e à economia em tráfego gerado, o facto da segunda circular ter estado hoje cortada durante 10 horas? Não te peço para fazeres uma análise global, peço-te para estimares o custo de apenas este “acidente”, apenas este!

Achas que consegues fazer essa estimativa? Por exemplo o custo em salários de bombeiros, polícias e paramédicos durante 10 horas vezes X pessoas vezes Y€/hora

Desses bombeiros, quantos são vegetarianos e quantos são carnívoros? Acho que vai entrar para o cálculo dele

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Esta é fácil… vai entrar com a conversa de “como querem que as mercadorias cheguem aos consumidores?”

Por isso posso-me já adiantar…

É verdade que neste caso é um camião e não me parece que seja uma ambição (pelo menos a médio prazo) prescindir de camiões… mas tal como está ali um camião, podia estar um veículo ligeiro de alguém que faz a IC19 todos os dias de carro com a linha de comboio ao lado. E os carros precisamente por serem tantos, as situações de acidente (e até de tráfego normal) que entopem tudo são super comuns… e se entopem, também bloqueiam os veículos de trabalho como estes!
Resta ainda saber se o acidente deste pesado em particular não se deveu a um ligeiro… que é o mais certo.

No entanto mais do que analisar quanto é que estas situações comuns custam ao País todos os dias, o que melhor me salta à vista é o óbvio de que aquela via não pode mais continuar assim. Tem que se reduzir tanto a velocidade como o tráfego na 2ª Circular. Uma avenida rica em bons transportes públicos ao seu redor, não faz sentido que se encontre naquele estado a dar azo a estas situações e a colocar uma cidade tão grande tão dependente de uma coisa que se congestiona a ela mesma e provoca avultados prejuízos ao País.

Parece que já responderam por mim e até desculpam o "coitadinho " do camionista que na prática são dos maiores animais que já colocaram na estrada, basta ver a forma como conduzem.
Pois, é um veículo de “trabalho”, e não o é o carro de um médico que presta serviço em vários hospitais por exemplo? Um camionista que se despista às 6:15 h da manhã sozinho é um incompetente. Nada mais há a dizer. Quanto aos impactos até deviam ficar felizes por terem reduzido o tráfego afinal ficou tudo parado durante horas.
Por outro lado se os transportes públicos já andam a abarrotar como querem meter lá mais gente? São as soluções da treta de quem não anda no terreno. expliquem como chegar ao Tagus Park de TPs a partir de Loures por exemplo?

Quanto aos salários, admitindo que não foram bombeiros voluntários são recursos que recebem tanto em actividade como sem ela. Maior impacto foi nas empresas cujos empregados e mercadorias não chegaram a horas ou simplesmente nem chegaram.

Duas coisas a responder:

  • Ainda bem que aquela malta que todos os dias entope a A5 e a 2ª Circular com veículos ligeiros e passageiros, é tudo médicos.
  • Ainda bem que aquela malta toda a circular na 2ª Circular (e já agora de manhã na A5 no sentido Marquês de Pombal) vai tudo para o TagusPark.

E mesmo aquela malta que vai MESMO para o TagusPark, ainda bem que podem ir de carro. Assim não são precisos investimentos em transportes públicos para nada…

Dei um exemplo, não generalizes e não me interessa par aonde vão os outros, e os que vão para o Tagus Park não têm outra opção, Fácil falar quando se está por fora. É precisamente por não existirem TPs que têm de ir de carro. A oferta tem de existir primeiro. A mentalidade Tuga é incapaz de planear o que quer que seja, são apenas biscateiros.

Como não generalizar?

Todos os dias entram 400 mil carros na cidade… e tu falas de… de… aí uns quê? … 2% da população?
Estás a querer justificar a liberdade absoluta e a desregulação com aquelas excepções que precisam mesmo do carro?

Oh Three, sabes qual é o problema do TagusPark?
É que na mentalidade predominante em Portugal, está óptimo!
É por isso que as pessoas se preocupam bem mais com o problema de estacionamento ou de trânsito em Lisboa que ali… para muita gente, Lisboa devia seguir o exemplo de Oeiras! Tirar os transportes públicos da rua que ocupam muito espaço, e deixar que toda a gente compre um veículo pessoal por dezenas de milhares de euros e o use todos os dias nas ruas da cidade.
Ainda por cima fica fora do núcleo da área metropolitana, como você tanto defende. Ou seja, deviam era haver mais “TagusParks”… aparecerem tipo cogumelos.

E pelo que tem demonstrado aqui ao longo deste tempo todo, é precisamente o exemplo de Oeiras que Lisboa devia seguir!

Eu não me queria focar nessas questões, queria apenas reflectir quanto é que custou ao estado pagar a todos aqueles bombeiros, polícias e paramédicos, já para não falar no tempo perdido nos outros utentes da via. E de certeza que o seguro do camionista não vai ressarcir o estado nesse valor. Nem de perto! É muito fácil acusar o camionista quando o problema é sistémico.

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E este?

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Os camionistas nunca têm culpa, são uns santos

Eu não percebo é porque fazem percursos de eléctricos comuns a automóveis. Façam-no dedicados!

Epa é que nem abriste a notícia…

É um canal dedicado! Aquilo é um metropolitano!