Que eletrica comprar?

Olá pessoal,

Estou com algumas dúvidas e precisava da vossa ajuda para escolher bicicleta eléctrica. Tenho um prazo até ao dia 11 para submeter o pedido de apoio (Fundo Ambiental), e apesar de já ter algumas opções na cabeça fiquei com dúvidas.

:man_standing: O meu contexto real

Já tenho uma bicicleta híbrida normal (não eléctrica), mas só andou umas 3 vezes o ano passado :sweat_smile:

A zona onde vivo/uso tem muitos paralelos e muita inclinação — por isso, o motor eléctrico é útil

Antes da pandemia (ia para a empresa (porto) todos os dias) tinha uma bicicleta dobrável não elétrica emprestada (Mini Cooper) de um primo que fazia esse trabalho na perfeição: levava-a no carro e fazia uma parte do percurso até à empresa

:backhand_index_pointing_right: Ou seja, o ideal para mim é algo que:
Seja dobrável e fácil de meter no carro
Tenha assistência eficaz para inclinacões/paralelos
Seja prático e confortável sem ser demasiado pesado
Seja elegível ao apoio do Fundo Ambiental (fatura com NIF, adequada ao regulamento)

:bicycle: As opções que estou a considerar

1. Decathlon – E-Fold 500
  2. Fiifo D3
  3. Fiido D11
  4. Fiido M1 Pro

Qual destes modelos escolheriam vocês para um caso semelhante ao meu?
Se já experimentaram alguma destas biclas, que notas dão?
Outras sugestões de modelos boas para uso urbano com inclinações e fácil transporte no carro?

Obrigado desde já, qualquer opinião ou comentário ajuda mesmo!

1 Curtiu

Olá,

Quando escolhemos uma e-bike, sobretudo se vivemos em zonas com declives acentuados, há 2 factores críticos de decisão:

• As mudanças (número de carretos e diferença entre o maior e o menor);
  • O torque que o motor desenvolve (medido em Nm)

São estes 2 factores que vão determinar o esforço que terás de fazer nas subidas mais íngremes. Outro a ter em conta é o peso do conjunto bicicleta e utilizador, mas esse é mais variável.

Dos modelos que mencionas, apenas tenho experiência com a decathlon (numas versões com uns 3/4 anos). Eu peso 90kg e subo qualquer rua de Lisboa com a minha btt manhosa, não eléctrica, de 15kg, com MUITAS mudanças. Faço menos esforço do que na eléctrica dobrável da Décathlon, e só vou um pouco mais devagar. Porquê? Porque essa eléctrica só tem 6 mudanças e menos de 40Nm (pode ser que as mais recentes sejam melhores).

Para ser curto e grosso, eu não gastaria o meu dinheiro com nenhuma dessas. Eis um sumário das razões.

• Décathlon: pelas razões que expliquei antes;
  • d3 (pro?): não tem mudanças e não encontrei o torque desenvolvido pelo motor; e aquelas rodinhas em mau piso…
  • D11 não encontrei no site;
  • M1 pro: é um trambolho (quanto pesa?) e, com aqueles pneus, deve ser dificílimo pedalar sem assistência; os 50Nm talvez sejam suficientes (se não fores muito pesado).

Acrescento o seguinte, que vem da minha experiência, mas é muito pessoal. Uma das minhas actividades profissionais é como guia de passeios de bicicleta, tanto com e-bikes como convencionais.

Eu gosto de pedalar, e muitas e-bikes têm sistemas de assistência em que o motor intervém demasiado, não porque tenha potência a mais ou a menos, mas porque o sistema (mesmo com sensor de torque) não é suficientemente bom para permitir que a assistência esteja lá sem sentires que estás a pedalar no vazio. De todos os sistemas que conheço, o Bosch é aquele de que gosto mais, mas há outros bastante bons (Shimano, Brose, etc.). Essa é mais uma razão para não optar pelos modelos que indicas, mas é muito subjectiva.

Quando apareceu (há uns 4 anos), experimentei a e-Brompton e achei muito boa. O problema é que custa mais de 3000 euros!

Outra via é não ires para uma dobrável. A opção por uma eléctrica não dobrável permitir-te-á obteres uma bicicleta melhor por um valor acessível. Tu é que sabes da tua vida, mas lanço-te algumas questões que talvez te ajudem na decisão, e nas quais talvez ainda não tenhas pensado:

• Precisas mesmo de fazer uma parte do trajecto de carro? Com uma boa bicicleta, mais confortável e rápida, podes percorrer maiores distâncias.
  • Será que não podes pedalar até um comboio, fazer uma parte do trajecto de comboio, e depois pedalar até ao destino?

Um conselho final: não compres uma bicicleta sem a experimentar! É como comprar uns sapatos: se não estiverem bons, vão magoar :grinning_face:

Espero que ajude e depois conta-nos qual foi a decisão final.

Boas pedaladas

2 Curtiram

PS: Lembrei-me agora que em 2025 tive oportunidade de experimentar a seguinte bicicleta (ou parecida): Bicicleta elétrica DEED - E-BIKE 20" DEED ZOA MATT GRAY - Kartódromo Serra da Estrela - KSE Loja Online

Embora não comprasse, pelas razóes que já indiquei antes, fiquei positivamente impressionado com a prestação.

Pontos positivos:

• potência permitia subir facilmente tudo, com alforges e utilizadores de peso :slight_smile:
  • bateria com mais de 600Wh (é o dobro do que têm as Décathlon) e determina a distància que poderás percorrer com uma carga;
  • as mudanças com a o torque debitado eram suficientes

Pontos negativos:

• o peso das bicicletas dificultava o seu transporte dobradas
  • geometria náo dava uma boa posição para deslocações mais longas
  • pedalar sem assistência era um grande esforço
1 Curtiu

Moro a cerca de 70 km do trabalho e, actualmente, só vou uma vez por semana. Muitas vezes é difícil arranjar estacionamento gratuito perto, por isso durante cerca de 3 anos seguidos fazia parte do percurso de bicicleta, o que funcionava muito bem.

Havia algumas subidas exigentes no caminho (por exemplo, subir de Campanhã até ao Bonfim), mas mesmo assim era perfeitamente fazível (mas chegava suado). A ideia agora seria semelhante: se tivesse uma bicicleta eléctrica capaz de fazer subidas como o Freixo, deixava o carro cá em baixo e fazia o resto de bicicleta, evitando trânsito e stress.

Neste momento não tenho uma necessidade urgente, mas como existe o apoio do Governo, que permite recuperar cerca de metade do valor, estou a ponderar aproveitar.

Também cheguei a ver a Active 100 da Decathlon, mas essa não é prática para transportar — seria mais para lazer perto de casa. O que procuro é algo que funcione bem neste cenário urbano com subidas e integração com o carro.

Que opções recomendam até cerca de 1000 €, para que na prática, com o apoio, fique por volta dos 500 €?

Peso 75, com 1,75cm

Porque não fazer um investimento inicial maior, para poupar ainda mais no futuro (sabendo que estes modelos têm pouca durabilidade e fiabilidade).

A Cube Fold Hybrid custa cerca de 2.136,92€ (com IVA a 6%) e podes tenta encomendar numa loja da Cube em Portugal. Esta bicicleta vem equipada com motor e bateria Bosh que dura muitos anos, correia da Gates, em vez de corrente e tudo o resto está pensado para ter muito mais qualidade que essas outras opções. A diferença vale a pena. E se tens um carro, provavelmente gastaste muito mais que essa pequena diferença só numa das opções (pintura metalizada, tipo de A/C, vidros elétrico, etc.):

https://www.bike-discount.de/en/cube-fold-hybrid-comfort-500-pearlysilver-n-white

Também tens o modelo de 2025 (com corrente) na Pedalmoto, uma loja em Granada:

Obrigado, mas essa CUBE é muito mais do dobro do valor. Para uso ocasional, não é opção!

Aqui encontrei muita informação sobre Bicicletas Elétricas, vários modelos para homem, mulher e crianças: https://biciletas-eletricas.pt