Radpower e fundo ambiental?

Olá alguém comprou uma radpower e conseguiu a declaração para apresentar no fundo ambiental?

Estou a procura de um bicicleta para três miúdos de 2 3 e 4 anos e pareceu uma opção em conta se ser muito comprida ( vi a da decathlon e pareceu muito comprida para o sítio onde posso guardar)

Obrigad!

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De que RadPower estás a falar? Da RadWagon?

Nas categorias disponíveis para associados, julgo que há algumas referências a esta bicicleta.

No Café Central, pesquisando no Search, encontrei a seguinte:


Mas tu consegues transportar três miúdos, dessas idades, numa RadWagon?!?

Eu aluguei por um dia a long-tail da Decathlon, para experimentar.
Tenho três miúdos de: 1, 5 e 5 anos … pelo q o mais pequeno tem de ir em cadeirinha. E, com cadeirinha, não cabem os três atrás. Acho q só caberão três crianças, se todas forem sentadas na plataforma traseira sem cadeirinha.
A solução q arranjei, e com a qual já estava a contar, para poder levar os três, foi pôr o mais pequeno numa cadeirinha frontal (de guiador). O problema seria quando for grande para ir na cadeirinha frontal, mas ainda pequeno para ir atrás sem cadeirinha.
Como disse, com uma cadeirinha atrás, já não cabem mesmo os outros dois sem cadeirinhas.


É possível que venham a haver candidaturas excluídas, mas atenção q o montante disponível do FA para bicicletas de carga deverá esgotar em breve.

Quando à RadWagon 4, penso q ainda há alguns meses estava a 1900€. Reparei agora q está a 2300€ no site europeu.
De qq modo, para Portugal deverão aplicar o IVA em vigor para a compra de bicicletas: 6%.

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Viva, vi situações com o mais pequeno à frente e os outros 2 atrás , um com cadeira o outro num acento estofado.

Vi a da decathlon e n tendo medidas de comprimento ela é mesmo muito comprida .

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Obrigado pelos comentários. Antigamente o fundo ambiental tinha uma página de estatísticas …. A dizer quantas propostas tinham sido submetidas , aprovadas …. Sabem se isso está disponível? Eu não encontrei.

Como sabes se está a terminar a disponibilidade para cargo bikes ?

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As dimensões da da Decathlon, não tenho certeza, mas penso que estão algures no site:

O FA

tem um link para candidaturas submetidas.

Já só há 42 mil € disponíveis na tipologia de bicicletas de carga.

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É my estranho mas n t^em dimensões no site.

RAD POWER wagon com os extras que a decathlon traz fica a 2600 euros , logo mais cara … mas estão a fazer o erro de por o iva a 23… contactei o suporte a dizer que mudou para 6 e ainda n tive resposta . São mais de 500 euros de impostos ….

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O q li, em sites de review, é q a da Decathlon tem 2.20 m de comprimento total.

Supostamente, a bicicleta, vendida para Portugal, deverá ter um IVA de 6%, mas os componentes/acessórios um IVA à taxa normal de 23%.
Esta foi a indicação dada pela Autoridade Tributária,. Depois foi contestada por especialistas em IVA (Há info sobre isto algures aqui no Fórum… mas talvez nas categorias para associados)

Mas se esses componentes já integrarem a bicicleta, o preço da bicicleta (com estes componentes) deverá ter um IVA de 6%.
Não faço ideia de como a RadPower lida com isto.

De qq modo, pelo q li, o FA apoia em 50%, até 1500€, o conjunto da bicicleta com componentes.
Mas tb não sei como o FA lida com isto, e q componentes ou assessórios podem ser.

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já contactei a radpower e continuam a dizer que é 23%.

Vou experimentar alugar a da Decathlon.

obrigado pela ajuda

For EU-based companies, VAT is chargeable on most sales and purchases of goods within the EU. In such cases, VAT is charged and due in the EU country where the goods are consumed by the final consumer.

When buying goods online from outside or inside the EU, Consumers know that the VAT rate applied is the same as for goods acquired in their home country as VAT is paid where consumption of goods takes place


Imagino q a RadPower tenha uma subsidiária (ou lá o q seja) registrada no espaço europeu, para os clientes não terem de pagar taxas alfandegárias. Até tem um site para a Europa: https://radpowerbikes.eu/

Aparentemente, o IVA é taxado conforme o local do consumidor final.
Ou seja, o que a RadPower terá de devolver ao Estado português é 6% do preço da bicicleta.

Num outro fórum de malta (mais das licras, parece-me) das bicicletas, há um longo tópico sobre a redução do IVA.
Acho q houve, no início do ano, algumas pessoas q tiveram problemas com lojas online estrangeiras, pq não sabiam ainda - e não queriam saber - da descida do IVA nas bicicleta em Portugal. Mas acho q depois lá corrigiram a coisa.


Experimenta mandar isto para a RadPower:

https://orbitax.com/news/archive.php/Portugal-Explains-VAT-Changes--51786

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Estive a experimentar, e pondo uma morada em Espanha (onde o IVA é de 21%), eles indicam correctamente o valor das taxas:
2299.00€ - 2299€/1.21 = 399.00 €

Para Portugal, estão a usar um IVA de 23%.
E, como usam o mesmo preço final, resulta num valor em taxas de:
2299.00€ - 2299€/1.23 = 429.89 €

Ou seja, eles aplicam a taxa de IVA em vigor em cada país.
E penso q mantêm o preço final igual para todos os países europeus. O q significa que os preços base (antes de IVA) são ligeiramente diferentes em diferentes países.

Claro q eles podem vender as bicicletas, em cada país, ao preço que bem quiserem. Não podem é indicar q estão a reter um certo valor em taxas, quando estão a reter - e entregarão ao Estado - outro valor.

Como as taxas de IVA, apesar de diferentes, são muito semelhantes nos países europeus, isso significa q, com o preço final igual para todos, o preço base é semelhante.
Mas em Portugal, agora com um IVA de 6% na compra de bicicletas, isso deixa de ser verdade.

Se mantiverem o mesmo preço base (antes de IVA) para Portugal de 2299€/1.23, aplicando a taxa de IVA em vigor de 6%, o preço final resulta em: (2299€/1.23)x1.06 = 1981.25€.


Bem, independentemente do preço base q eles decidam vender as bicicletas para Portugal, a Rad Power tem de actualizar a informação sobre a taxa de IVA que retem para Portugal.

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Sendo uma empresa com sede fiscal na UE a emitir a factura para um cliente final, terá que cobrar o IVA (VAT) de acordo com o país onde tem a sede fiscal, pois o IVA cobrado ao cliente irá ser entregue à AT desse país. Se por outro lado, tiver actividade comercial registada noutro país da UE, diferente do país da sede fiscal, então sim, pode cobrar o IVA de acordo com o local onde exerce a actividade devidamente registada; exemplo: sede fiscal nos Países Baixos, mas com actividade comercial/loja também em Portugal, se a venda for realizada em Portugal é esse o IVA cobrado se a venda for para cliente português.
Contudo, no que toca a transportar três passageiros numa bicicleta só com uma roda pedaleira (um par de pedais), pelo Código da Estrada português, não é permitido - trata-se de uma limitação à regra comunitária; no seu caso em concreto, significa que só é permitido transportar duas crianças na bicicleta e mais uma em atrelado - claro está, que com as autoridades que temos, só em caso de sinistro, é que as seguradoras irão alertar. Isto porque o art.º90, foi “acrescentado” e “emendado”, para acomodar as cadeirinhas/dispositivos de protecção para crianças até 7 anos, em vez de modificado, mantendo-se a alínea b) do n.º2, que ainda impõe esse limite.
Com tanta limitação do nosso C.E., mesmo assim parece terem-se esquecido de não permitir o transporte de crianças para lá do eixo da roda dianteira.

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responderam a dizer que a regra do IVA para bicicletas só é aplicável a bicicletas adquiridas em Portugal. Lojas fora de PT têm que aplicar o IVA a 23%.

Eu acho isso muito estranho … mas é o entendimento deles logo o custo sobe logo muito.

Pois, não sei.

Poderia ser a explicação acima do @naturmotriz :

  • Se não tem actividade comercial registrada em Portugal, cobram o IVA tabulado no país da UE onde tem sede fiscal
  • Se tem actividade comercial registrada em Portugal, cobram o IVA em vigor em Portugal

A questão é q estão a cobrar 23% de IVA em vendas para Portugal, mas 21% para Espanha.

A única explicação seria, então, q tem actividade comercial registrada em Espanha, e por isso cobram o IVA em vigor em Espanha (21%). Mas não tem actividade comercial registrada em Portugal, e por isso cobram o IVA em vigor no país onde terão a sede fiscal, q será de 23%.

acabei por comprar na Decathlon … e já dei uma volta rápida e estou contente. A ver como se porta com o tempo :slight_smile:

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Deixei uma notícia relacionada em

@Rui_Ribeiro , dado ser uma bicicleta popular e barata, quando a tiveres há algum tempo deixa aqui a tua opinião. :slight_smile:

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