Rede Ciclável do Seixal

Boas queridos seixalenses e portugueses. Alguém sabe o ponto de situação do Plano da Rede Ciclável do Concelho do Seixal? O único documento que encontro que fala sobre isso é de 2013 e não me parece que tenham sido feitos grades progressos.
Entrei nesta vida da mobilidade suave há pouquissimo tempo.
Não sei se através deste fórum é a maneira correta, mas gostava de poder ajudar nesta luta pela implementação de uma rede ciclável, principalmente no meu concelho. Se alguma alma tivesse a bondade de me dar umas luzes sobre como posso ajudar ficaria muito agradecido.

2 Curtiram

Bem-vindo!

Todos somos poucos para mudar um bocadinho o nosso mundo, mas somos resilientes e persistentes. Pedalamos juntos!

Sugestões:

  1. Ler e absorver a muita informação no site da Mubi.pt, há muito aprender e apreender.

  2. Pesquisar aqui no fórum as muitas conversas e iniciativas, sobre temas mais locais ou gerais/ nacionais, e ir entrando nas conversas e dar opinião, apoio, sugestões.

Exemplo: Resultados da pesquisa por 'Seixal' - Fórum da MUBi

  1. Participar em algumas acções da mubi, por exemplo dia 18 existe uma assembleia geral, online.

Boas pedaladas

3 Curtiram

Em 2021, aquando das eleições autárquicas, a MUBi produziu o manifesto “Cidades Vivas”, dirigido aos municípios portugueses:

Isto para dizer q a MUBi tem defendido uma abordagem e acções mais abrangentes, para além de redes ciclaveis.

2 Curtiram

No Seixal, há muito que «Plano da Rede Ciclável» ficou à espera dos dos restantes municípios vizinhos, na expectativa de fundos europeus a partilhar por “todos”… e sempre foi encarada como uma “rede de lazer” e não como uma rede de vias de comunicação que permita mobilidade alternativa ao automóvel. Basta olhar à volta pelas várias freguesias para se perceber que o espaço público é na sua maioria destinado ao estacionamento automóvel, ou a baldios, o que infelizmente não é raro no nosso país. Por ali a bicicleta está sempre associada a desporto/laser ou a fracos recursos financeiros, o que para um concelho com tradição fabril, não deixa de ser mais um caso estranho. Muito embora, até já tenham, poucos, mas têm triciclos a pedais com assistência elétrica para a limpeza urbana… já se os houvesse para os vereadores, presidente e funcionários, de certeza que até haveria semáforos por botão para os automobilistas, em vez do contrário.

3 Curtiram

Há vários municípios que já vieram a público dizer q estão à espera do próximo quadro de fundos comunitários para fazer infraestruturas para bicicletas.
No Portugal 2030, há 140 M€ para isso. Dividindo pelos 308 municípios portugueses, são, em média, 450 mil euros para cada município. Ou, em 7 anos, 65 mil € por ano para cada município.

4 Curtiram