Renovar Bicicleta

Bom dia,

Antes de mais parabéns a quem quer que tenha tido a ideia desta associação e fórum. É sem dúvida muito útil.

Regressei para a Guarda, uma pequena cidade do interior, e neste momento estão a concluir uma ciclovia ao longo da via de cintura externa da cidade que irá permitir-me deslocar de bicicleta até ao trabalho.

O trajeto terá entre 2,5 a 3 km (5 a 6 km total) dependendo se quero atravessar um parque (que no inverno será só lama) ou ir à volta. Nesta rota, na ida de casa para p trabalho, terei 2 subidas curtas, mas bastante inclinadas, e 1 subida longa, mas menos inclinada. Há ainda outros 2 caminhos possíveis, 1 por terra e outro por estrada que tem 1 subida curta e inclinada, 1 subida longa e inclinada e 2 subidas longas
mas menos inclinada que as restantes.

Neste momento a única bicicleta que tenho é uma velha GKX RS100 comprada no Modelo quando ainda era adolescente, mas teve pouco uso. Fica uma foto para poderem ver.

Já vi bicicletas novas e bicicletas usadas, mas confesso que não tenho muito dinheiro para gastar neste momento e também não o quero gastar sem antes experimentar deslocar-me durante 2 ou 3 meses para ver se realmente vou gostar.

Assim sendo, pensei levar a bicicleta à Decathlon para uma revisão e troca das peças que não estiverem boas. O motivo que me leva a querer fazer isso devesse ao facto do quadro em si ser bastante leve e acredito que com uma pedaleira single (atualmente é de 3 velocidades) + cassete suficiente para desmultiplicar nas subidas (aceito sugestões quanto às velocidades) + calços novos de travões + corrente + câmara de ar e no futuro uns pneus mais rápidos e grandes (trocar de 26" para 27.5" se der) posso ser o suficiente para que a bike se mantenha leve e funcional para ir para o trabalho.

No futuro se gostar mesmo, pondero adquirir uma bike elétrica que permita facilitar o dia-a-dia e que permita fazer mais que o percurso referido, já que o resto da ciclovia é mesmo a doer de tanta subida.

Acham que o investimento referido será o suficiente e compensará face a esperar por mais dinheiro e depois comprar algo novo? Queria também poder “reciclar” está bike em vez de contribuir para mais poluição com uma aquisição.

1 Curtiu

O problema é que essas coisitas pequenas, parecendo que não, vão acumulando. Com a mão de obra vais estar a investir aí +100€ à vontade numa bicicleta que não vale isso.

É um investimento melhor comprar logo uma nova na decathlon por 200€ (ou até menos se comprares das recondicionadas). Caso no futuro sempre decidires ir para uma ebike mais cara, é bem mais fácil vender a moderna da decathlon do que uma antiga BTT rígida de alumínio de marca branca.

Compreendo. Indo à decathlon a revisão sem componentes seria 65 euros se não me engano. Como componentes acredito que vá para 150€.

Custa-me um pouco porque o quadro está bom e é leve na verdade, e significa que vou incorrer em mais um gasto para o ambiente através da compra. Além de que vou fazer apenas 6 km por dia…

Assim sendo o que faço com a bike que tenho? Ponho no lixo? Há alguma associação que aceite para renovar e doar a instituições?

O ideal seria tu mesmo fazeres as alterações que precise. Se levares à oficina rapidamente vais passar o valor de uma bicicleta das mais baratas.

Trocar os pneus para 27.5 só se trocares as rodas, o que seria um investimento demasiado grande para a bicicleta que é, e ia alterar a geometria da bicicleta para alguma coisa que podia não ser a melhor (partindo do princípio que cabe na forqueta e quadro).

Trocar a corrente, será que precisas mesmo? Na volta apenas precisa de óleo. Se estiver ferrugenta com o uso e óleo ela melhora. As correntes normalmente só precisam de ser trocadas é quando ficam demasiado alongadas com o excesso de uso.

Pneus novos, infelizmente os fabricantes cada vez investem menos nas rodas 26, mas ainda és capaz de encontrar alguns de alguma qualidade à venda.

Atenção que a decathlon agora só meche nas bicicletas que sejam da marca deles, por isso mesmo que levasses a uma oficina teria de ser noutro lado.

É possível que a Decathlon da Guarda seja uma exceção, mas em geral a Decathlon não é grande escolha para trabalhos de oficina. Recomendo que procures uma oficina alternativa.

Não sei se a Decathlon da Guarda faz ou não. Sei os preços pelo site. Há uma loja local de bikes mas sinto um pouco de vergonha de lá ir por ser uma bike de marca rasca e lá só se vender grandes máquinas.