Roteiro para a Neutralidade Carbónica: RNC2050

Em consulta pública até 28 Fevereiro. Vale a pena ver o anexo sobre mobilidade e transportes.

Participem!

O objectivo principal futuro deste documento creio ser a partilha de automóvel. Só haverá uma grande procura por bicicletas se houver maior intensificação urbana.
E diz que o metro de Lisboa tem uma ocupação média de 24%. Não foi no dia em que eu lá andei…

4 Curtiram

Os verdes já estão a contribuir:
https://www.tsf.pt/politica/interior/verdes-querem-acabar-com-as-portagens-entre-alverca-e-lisboa-10475871.html

1 Curtiu

São aqueles estudos parvos que fazem médias cegas para justificar a ausência de investimentos. Se às 18:00h tiveres uma ocupação de 150 % e pela meia noite 0% então tens uma ocupação média de 75 % !!!

Mas já não existem portagens entre Alverca e Lisboa. O ideal seria colocá-las aí e retirar as da CREL por exemplo.

1 Curtiu

O título da notícia induz em erro, mas se leres a notícia querem dizer entre Alverca e Vila Franca.
Penso que o resultado prático seria “empurrar” a ultima portagem na direção Porto-Lisboa para Vila Franca. Acho que é contraporoducente com o objeto de menos carros a circular no centro da cidade.

Até podia concordar em beneficiar a CREL, mas em minha opinião teria sempre de ser compensado pelo agravamento na 2a circular e IC17. Obviamente que tal nunca irá acontecer que os “coletes amarelos” até iam subir paredes com a indignação.

Coletes amarelos são essencialmente camionistas, se a rede ferroviária fosse uma realidade acabava-se com o monopólio dessa gente.

1 Curtiu

Algures nesse documento menciona uma redução de QUARENTA E TAL POR CENTO na produção de gado bovino, até 2040… Se formos nesta cantiga, qualquer dia sai mais barato apanhar o avião e ir comer um bife a Inglaterra do que ali na tasca da esquina!!!

Ah e tal que as vacas dão puns e mais não sei quê? Eh pá, andar de bicicleta eu gosto e ando. Agora veganismos e tal… desamparem-me a loja!

1 Curtiu

Este documento apresenta, em traços gerais, uma proposta para aquilo que deverá ser um dos principais objectivos desta nossa geração e da próxima. Isto, claro, para tentarmos deixar um mundo decente aos nossos netos :slight_smile:

Este movimento para a neutralidade carbónica é e será a alavanca mais importante para as políticas locais infraestruturarem e promoverem o aumento e disseminação da utilização da bicicleta nos meios urbanos.

IMHO

1 Curtiu

In the latest study on urban mobility transition by EIT Urban Mobility, findings show that investments in innovation are already yielding significant results in improving traffic congestion and reducing emissions in several European cities. By 2030, technological progress in mobility solutions could help reduce CO2 emissions by 21%.
According to the report, public transport emerges as the most affordable and inclusive solution to reduce urban mobility emissions. By 2030, public transport ridership could increase by up to 7%, while private car trips could drop by up to 16%. Moreover, findings show that shifting to active transport modes like walking and cycling could generate €1,170 in health savings per capita between 2022 and 2050.

https://www.eiturbanmobility.eu/wp-content/uploads/2024/09/37-EIT-Study-on-costs-and-benefits-v2c-digital.pdf

2 Curtiram

Portugal foi dos países da UE que menos reduziu as emissões desde 1990.

2 Curtiram

Os países q mais reduziram emissões, em peso relativo, face a 1990, são aqueles q estavam para lá da Cortina de Ferro. Só em 8° lugar (a Alemanha, q tinha a RDA no bloco de leste) ou em 9° lugar (a Dinamarca) é q surgem outros paises.

Imagino q isto tenha a ver com o desmantelamento de indústria e tecnologia da era soviética. E se calhar a própria desinstrualizacao da economia desses países.

Não sei quais os critérios nem quais os países. Mas alguns países e a própria UE usam o ano de referência de 1990. Mas outros, como Portugal, usam 2005.

Portugal aumentou emissões até 2005. Penso q isso tenha sido permitido, e q use esse ano de referência, por emitir menos per capita do q outros países.

3 Curtiram

Estudo da Pordata coloca Portugal no terceiro lugar da União Europeia com menos emissões de gases com efeito de estufa por habitante em 2024. Apesar do bom posicionamento, o país foi um dos que menos conseguiu reduzir as emissões nas últimas três décadas.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/portugal-bem-posicionado-no-efeito-estufa-mas-e-dos-que-cortou-menos

2 Curtiram