Praticamente todas as vezes que regresso a casa de bicicleta faço uma rua de sentido único (em sentido contrário), a rua tem uns 10m de largura, e 350m de comprimento, e geralmente pouco trânsito (mas com carros estacionados). Este desvio permite-me poupar alguma distância, incluindo uma subida significativa
Nunca tive nenhum stress a sério, apenas algumas bocas de automobilistas, alguns a fazer sinais de luzes, e outros que simplesmente decidem que não me vão facilitar a vida mesmo com 3m de espaço no lado oposto
Nesta 6ª pela 1ª vez em anos uns policias mandaram vir comigo… “não viu o sinal?” ^^
Quase não consegui resistir a dizer que naquela zona de carros em cima do passeio e das passadeiras pensei que as regras não se aplicavam…
Enfim, depois disto pensei que se calhar é altura de pensarmos neste assunto, e começar a “exigir” o sinalzinho “excepto velocipedes” que já se vê em muitos sitios (lá fora) e uns sinais no chão
Pensei que podíamos usar uma plataforma de reportar “cenas” para isto, alguém tem uma boa ideia? podia ser quase um tow.it, mas em vez de fotografar carros mal estacionados era a rua, e em vez da matricula era a largura da mesma
Ou então pensar apenas nuns critérios que fizessem sentido, como:
Apoio, acho absurdo ter que aumentar o caminho por causa de uma rua em sentido único. Isso deveria ser só para carro, que tem motor. Bicicleta é movido pela força humana, tem que ter algumas vantagens que encurtem o caminho. Já tive duas vezes essa chatice com polícias.
Procura os critérios q são aplicados onde existe contraflow implementado.
50 km/h já é o limite legal em todas as ruas dentro de localidades. Mas 50 km/h parece-me mt alto para poder existir contraflow.
Podes ter contraflow com uma faixa para bicicletas em sentido contrário, ou contraflow na mesma via de trânsito do sentido principal de trânsito.
No 1º caso a largura da rua terá de ser a largura da via + a largura da faixa para bicicleta, no 2º caso só a largura da via (eventualmente, mais estacionamento). Em qq dos casos pode funcionar com larguras mt inferiores a 6 m. Aliás, quanto mais estreita a rua, menores as velocidades e possivelmente mais seguro seja o contraflow.
Suponho q para além destes critérios, seja tb importante o volume de tráfego.
Eu tambem tenho uma rua que utilizo todos os dias em contramão. Sao só 100m e como sobe muito, faço só os primeiro 30m com o balanço, depois é a pé…
As zonas 30 permitem a contra mão?
problema é que por defeito, caso nao haja sinais, todas as ruas sao 50kmh… mesmo as residenciais de transito reduzido
eu tambem costumo fazer a minha rua em contra mao já que o caminho dos carros implica uma volta de 650 metros medidos no gmaps que incluem subidas e descidas em vez de 150 em plano.
tambem faço todos os dias a Guerra Junqueiro em contra mão, (pelo passeio) já que as avenidas alternativas têm mais declive e distancias maiores… mas aí apenas conseguiam meter contra flow se tirassem um fila de transito o que é sabemos que é complicado
Poder andar em contra sentido é fundamental para a bicicleta ser muito mais competitiva, não obrigando os ciclistas a dar grandes voltas. por outro lado permite escapar de ruas mais movimentadas e por isso perigosas. Eu faço sempre a rua do benformoso, paralela à rua da Palma em contra sentido. Uma vez um polícia chamou-me à atenção e eu sorri olhando para a rua com carros estacionados por todo o lado, com várias pessoas a caminhar no meio da rua. sendo certo que é assim todos os dias. Depois disse-lhe que era muito mais seguro do que fazer a almirante reis e a rua da palma em que os carros andar por vezes a 70 e 80. Lá me deixou seguir viagem.
Em Paris notei que isso era possível em ruas onde o limite de velocidade é de 30 km/h. Em Lisboa há várias ruas com esse limite.
Em Paris nessas ruas de contra sentido há também marcas nos asfalto, além da exceção para velocípedes na sinalização vertical. pareceu-me bem feito para todos os utilizadores da via. Bom para as bicicletas e bom para os carros. https://goo.gl/images/7nPeQd
aqueles valores eram só um exemplo para propor uma implementação generalizada, e podia implicar alterações na velocidade
nesse caso podia ser: todas as ruas de sentido único e sem V>50km/h deviam levar o sinal “excepto bicicletas” e reduzir a velocidade permitida para 30 ou 40.
com excepções bem justificadas. p.ex. as laterais da av republica tinham logo 3 coisas para as remover: 1) apesar de serem sentido unico tem faixa na mesma “estrada”(?) com o outro sentido; 2) existe uma ciclovia como alternativa; 3) não tem largura suficiente.
@Ivan é isso! obrigado pela partilha. a ideia podia ser, nos casos em que o limite não é 30, reduzi-lo, colocar a placa, e umas marcas no chão a indicar por onde os ciclistas devem seguir (removendo estacionamento desse lado se for o caso
Obrigado.
Que consequências é que isto tem? Só na minha rua daria para inundar a base de dados da Towit!!
Olha e fazermos um levantamento do nome das ruas em Lisboa para propormos à CML a colocação de sinais que permitam o contra sentido?
Talvez pudéssemos começar pelas ruas em que o limite é já de 30 km/h, que são de sentido único e que não sejam demasiado estreitas. Penso que não deveríamos propor eliminação de estacionamento. Não colocar a CML numa situação difícil em vésperas de eleições. Pelo contrário dar-lhes uma ideia de muito fácil execução. Numa segunda fase logo se faria uma outra lista de ruas mais ambiciosa (a exigir reduções de velociadade, p. ex.)
@Ivan pelos vistos poucas, acho que Portugal até tem o record de mais casos ^^ mas é um problema “dificil” de resolver porque implica multar muita gente, e essa gente vota ^^
já pintar o chão e meter um sinal é mais simples
estive a aprender a funcionar com o mymaps da google para já, podem ver aqui um exemplo de 2 ruas reais ^^
está o sentido que queremos fazer de bike assinalado A->B e um ponto ao lado com foto, largura e espaço para descrição
isto tem um problema porque todos tem de fazer login para poder editar (em teoria não seria preciso, mas aho que é 1 problema conhecido do sistema…) experimentem com login google feito a ver se conseguem acrescentar coisas
se der, façam “add layer” no lado esquerdo, e depois “draw a line” por baixo da barra de pesquisa. cliquem no ponto inicial, e depois com o rato no ponto final é dar enter
podem usar a 1ª layer (fotos e info) para acrescentar os pontos e meter foto/descrição
se por acaso alguém souber 1 maneira mais prática de fazer isto avisem asap
Isto é muito à frente para um tipo que só sabe o básico de drive.
Mas parece excelente.
A minha sugestão, numa primeira fase, seria de sugerir à CML x arruamentos já com limitação de 30 km/h (não muitos, 10, 20?). Para servir de primeiro passo e não assustar ninguém.
Em termos de proposta eu diria que devia haver alguém que concentrasse as sugestões para haver uma certa coerência na proposta a apresentar à CML. Cada um poderia apresentar exemplos de arruamentos onde sabemos, por experiência diária, que o limite é de 30 km/h e que é viável andar em contra sentido porque já o fazemos, por exemplo.
Na Golegã há várias ruas de sentido único para automóveis mas com dois sentidos para bicicletas, peões, cavalos!!!
Quando andei por lá, o facto de ter a sinalização dá uma sensação muito agradável de mobilidade e alguma segurança especialmente porque as pessoas locais sabem da sua existência. É uma terra habituada às bicicletas, muitas das suas estradas têm o espaço e a sinalização para a rodagem das bicicletas (não me atrevo a chamá-las de ciclovias), e várias em que se permite os dois sentidos para as bicicletas, mesmo nas que se vá em sentido contrário ao dos automóveis.
Até não haver esta sinalização em Lisboa, o mais sensato e correcto (e quiçá mais seguro) para nós ciclistas, em ruas que se tem que percorrer uns escassos 100m ou um pouco mais em contra-mão, é desmontar da bicla.
Se não o argumento de “porquê perder segundos numa ultrapassagem correcta por causa do ciclista que é mais lento e que vai na estrada e na minha faixa” que os automobilistas usam torna-se “válido”!
Sabemos bem a liberdade que andar de bicicleta nos dá, mas agora temos leis mais concretas e protectoras para obedecer. É não dar ou evitar dar argumentos para que esses “srs. das leis, automobilistas e afins” comecem a impor outras e mais rígidas e em contra-senso porque andamos a desrespeitar constantemente as leis que já foram estabelecidas.
Podemos sim é melhorar na aplicação dessas leis com sugestões e diálogo, e neste caso concreto, saúda-se um envio de proposta à CML!
Ter em atenção que talvez muitas das ruas que já estão limitadas aos 30kmh, não dê para ter os dois sentidos para as bicicletas.
Tem que fazer um estudo aprofundado dessas mesmas ruas quanto ao seu fluxo diário, largura, comprimento, obstáculos etc…
Mas a verdade é que o impacto negativo que os automobilistas causam ao desrespeitar as leis será sempre maior que o dos ciclistas.
(Atenção ao “big brother” quando escrevem que andam em sentidos contrários, em cima de passeios, etc )
Obrigado, Mário, por este exemplo da Golegã.
É muito conveniente poder andar em contra-sentido
Noto, no entanto, que a sinalização na Golegã é um pouco estranha. Seria mais correto uma placa por baixo do sinal de sentido proibido a dizer “excepto velocípedes e equídeos”!
Assim como está é esquizofrénico. É sentido proibido mas ao mesmo tempo pista obrigatória para velocípedes:disappointed_relieved:!!
Quanto ao levantamento daquilo que se poderá fazer em Lx, penso que poderá passar pela experiência diária de cada um em Lisboa. Quem utiliza diariamente, saberá se a via que faz em contra-sentido é viável ou não. Depois dois ou três de nós coligem as propostas/indicações e selecionam as mais “fáceis” de aceitar para uma primeira proposta.
Eu indico a rua do benformoso que conheço. Tem um limite de 30, há muita gente na rua e não vejo qualquer problema em poder andar ali em contra-sentido. é bem mais seguro que descer a Almirante Reis/rua da Palma. (Pedro, vou ver se sou capaz de assinalar no mapa que enviaste. Não prometo)
Faz todo o sentido existirem exceções para bicicletas neste caso dentro das localidades.
Eu uso esta rua todos os dias de bicicleta (liga a estação de sacavém de comboios à ciclovia da rua estado da Índia) e apesar de ter uns discos a indicar uma pseudo-ciclovia no passeio estava muito melhor se pudesse circular pela estrada em sentido contrário. Bastava limitar o estacionamento automóvel a uma das bermas e já existe espaço para cruzar um carro e um bicicleta com toda a segurança. Atualmente os carros estacionam dos 2 lados e em cima do passeio pelo que teria de haver mais fiscalização.
Na realidade é preciso ver se há enquadramento legal para isto. Em França tiveram primeiro de alterar o CdE e só depois é que as Câmaras lá do sítio é que puderam começar a alterar a sinalética. Parece-me que em França o CdE diz que é permitido o contra-sentido em todas as zonas 30 Km/h, independentemente de haver sinalização. As Câmaras colocaram sinalização para ser mais intuitivo e claro. Estive à procura no nosso CdE mas não encontrei nada. Haverá em Portugal norma habilitante?
Sei que em alguns municípios já é permitido em algumas vias mas não encontro a norma que autoriza em Portugal as câmaras a colocar sinais…
essa leia das zonas 30 é que era… depois basta meter todos os sentidos únicos assim
(excepto troços tipo AE claro ^^
quanto ao cumprir das regras que o @marioalex fala, é verdade, mas também é um pouco como a regra anterior de circular junto à berma, eu não recomendava a ninguém
e! obrigado pelo exemplo da golegã, não sei se os sinais estão na melhor forma, mas não interessa, certamente ninguém vai ser chateado ai por 1 policia, nem ninguém vai dar 1 volta parva por esse receio
e por falar em regras, (e num topic em que falavam sobre as marcações na ciclovia (para avisar os peões)), se eu passar o sinal de proibido à mão, e depois montar na bicicleta, não posso dizer que de onde vinha não passei por nenhum sinal de proibido? ^^