Sinistralidade rodoviária

Se calhar é melhor deixarmos já de falar de mim, ou de ti, para que à semelhança de outros intervenientes nesta thread não se começem a amontoar os ataques pessoais. Concordas?

Aquilo que defendo é que TODOS OS INTERVENIENTES sejam eles peoes ou ciclistas, zelem pla segurança deles próprios e dos demais utilizadores rodoviários.

Não posso pactuar com gente que acha que um peao pode fazer atravessias de estradas de olhos vendados, aos zig-zags ou ao telemovel a fazer o pino. Da mesma forma, nao posso pactuar com um ciclista que anda no passeio a mais de 10-15km/h, nem com aqueles que decidem andar em contra-mão sem zelar pela sua própria segurança e pla dos outros, ignorando o facto de estarem em contra-mão e todos os perigos que isso acarreta e o especial cuidado/atenção ao prosseguir com essa ilegalidade.

Certo.

Concordo com muito do que dizes. Mas a forma como estás a colocar algumas situações parece-me ser demasiado extremista.

Ok. Eu tento sempre zelar pela minha segurança e pela dos outros.

E a menos que as pessoas sejam suicidas ninguem quer morrer de proposito.

Para mim assunto encerrado :wink:

1 Curtiu

Não há aqui extremismo nenhum, se vires o vid que eu coloquei na thread, o que podes observar é que:

  • Eu assobiei para anunciar a minha presença (ao contrário do que algumas pessoas possam pensar que eu vi o peão, não é verdade)
  • Apesar de ir com velocidade, já levo as maos nos travões, em antecipação a qualquer imprevisto
  • O acidente foi evitado graças a uma manobra de ‘Brake and Escape’

Por parte do peão aquilo que vejo é:

  • Ignorou o vermelho para os peões,
  • ao estar em infracção, não tomou especial atenção ao atravessamento da faixa de rodagem
  • assustou-se ao aperceber-se da minha presença e consequente travagem de emergencia

Não houve, nem uma atitude de:

  • abster-se de continuar com a travessia, dado que a velocidade e distancia que nos separa não permite uma travagem em segurança,
  • pedir desculpa e/ou responsabilização plo desrespeito da sinalização e plo potencial acidente que poderia ter causado.

A MUBi já escreveu duas vezes sobre este cruzamento:

No cruzamento [do “trajecto ciclável” entre a Estação de Comboios e a Universidade de Aveiro] com a Av. Mário Sacramento, e dada a diversidade e complexidade de interacções entre peões, velocípedes e veículos motorizados, a MUBi Aveiro recomenda limite de velocidade de 20 km/h com elevação de todo o cruzamento e aplicação de piso rugoso

https://www.facebook.com/mubiaveiro/posts/pfbid02SVuDPwcahUaU9PC7E4GKyLFySFMaUHqvgp8Z4Pb2bhVtPaHE5ebgYkMY9ZmQVEFcl

A norte da Rua Mário Sacramento, a solução encontrada para os cruzamentos com a Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e com a rua da Praceta Rainha D. Leonor padece de graves erros, não conseguindo dar resposta aos requisitos atrás indicados e comprometendo a segurança de quem se desloca de bicicleta. A solução existente carece ser urgentemente redesenhada .

2 Curtiram

Efeito dunning-kruger é tramado.

É que eu já te avisei que o ponto está a passar-te ao lado, e tu continuas preso na mesma linha de pensamento. Não consegues sair daí.

Vou dar-te uma dica: tens de parar de tentar provar que o peão agiu erradamente. Ninguém aqui disse que o peão agiu de forma correta. Portanto estás a tentar provar algo que ninguém diz o contrario.

O que tu tens de perceber é que TU agistes erradamente, independentemente de como tenha agido o peão.

Sempre que passares por um ponto sem visibilidade deves moderar a velocidade e esperar que atrás do obstáculo à visibilidade pode sempre aparecer algo inesperado, por mais que tal não seja suposto acontecer, por isso mesmo é que é inesperado.

Ainda mais neste caso estamos a falar duma passagem para peões, portanto haver um peão a atravessar está longe de ser a coisa mais inesperada do mundo, mesmo com o sinal vermelho para peões.

Se soubesses praticar o minimo de condução defensiva terias logo olhado para toda a extensão do cruzamento para ver se há peões a atravessar, e se não consegues ter visibilidade, abrandas para uma velocidade que te permita parar dentro da distancia para a qual tens visibilidade.

Ou seja, se circulasses à velocidade adequada terias simplesmente travado e parado, em vez de teres de recorrer a uma manobra perigosa fazendo uma razia ao peão.

Já agora, atenta ao código:

Artigo 25.º — Velocidade moderada
1 - Sem prejuízo dos limites máximos de velocidade fixados, o condutor deve moderar especialmente a velocidade:
a) À aproximação de passagens assinaladas na faixa de rodagem para a travessia de peões e ou velocípedes;
h) Nas curvas, cruzamentos, entroncamentos, rotundas, lombas e outros locais de visibilidade reduzida;

Neste caso tens um cruzamento e uma travessia para peões. Deverias ter moderado a velocidade. Infringiste o codigo.

Temos também:

Artigo 103.º — Cuidados a observar pelos condutores
1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

Tens de deixar passar os peões que estejam a atravessar, tenhas ou não sinal verde. Mais outra infração que cometeste.

Dúvido da tua capacidade de leitura, pois o forum começa por apresentar a negrito logo no topo da página:

Participe construtivamente.

E quanto a mim, neste momento já nem vale a pena tentares porque já deu pra ver que gostas mesmo é de vir para aqui insultar as pessoas.

Quando aprenderes a ler, aproveita para dar uma leitura nesta resposta que fala sobre um acordão do tribunal que deu razão ao condutor de um autocarro que atropelou mortalmente um peao na passadeira.

Continua a pensar que os carros têm de te deixar passar na passadeira que vais por um bom caminho. Boa sorte.

Toma lá outra situação em que os peoes avançam quando está vermelho: Pedestrian walks away after being STRUCK by motorbike

É isto que professas não é? Vinha muito depressa a motorizada, não era?

Quando fores para a passadeira, faz como esta:

Bates o pé e dizes: TENS DE ME DEIXAR PASSAR!
E o motociclista diz-te o seguinte depois de estares no chão a espumar da boca:
Artigo 101.º
Atravessamento da faixa de rodagem
TEXTO

4 - Os peões não devem parar na faixa de rodagem ou utilizar os passeios e as bermas de modo a prejudicar ou perturbar o trânsito.

Siga. Another one bites the dust.

malta, grande spam que ai vai ^^

vou pedir uma cena que é, p.favor tirem videos em que estão pessoas a morrer e isso, que é chato, ou metam link e avisem, q ng tem de apanhar isso de surpresa

ironicamente tinha acabado de copilar o texto de 1 seguradora, a defender um condutor que ia a 50+ numa zona 30, que atropelou um peão

sendo que esse peão ia fora da passadeira.

o tribunal deu 75% da culpa ao condutor, mas a seguradora tem lá linhas incriveis como:

“O excesso de velocidade instantânea do condutor é irrelevante para a produção do acidente, dado que a causa do mesmo foi o facto de o peão não ter atentado no trânsito que se fazia sentir e ter irrompido na via sem qualquer cuidado”
ou
“No momento do falecimento tinha já vivido uma longa vida de 83 anos, que pôde aproveitar em pleno enquanto a saúde lho permitiu.”

mais aqui

6 Curtiram

Estou de acordo com o @sequeira_pedro_rc, pedindo ao @rf17 e ao @rochajoel que se deixem destas trocas de galhardetes. Penso que ficou clara a posição de ambos, vocês não concordam, e não temos de concordar em tudo. A continuação destas mensagens não é lisonjeira para nenhum de vós.

Quanto ao exemplo que partilhaste @sequeira_pedro_rc , que vergonha. Isso devia ir parar a um órgão de comunicação social para a seguradora ao menos passar uma valente vergonha.

4 Curtiram

Para mal de todos nós vai sempre haver pessoas como o Joel que não conseguem perceber o conceito de condução defensiva.

Repara como ele continua completamente cego a olhar apenas para os erros dos outros, completamente incapaz de compreender que a ideia da condução defensiva é precisamente conduzir de forma a que quando os outros cometem erros não aconteça logo o pior.

Receio que ele vai continuar a passar naquele cruzamento a abrir e um dia vai magoar alguém, o que seria facilmente evitavel com condução defensiva.

3 Curtiram

Acho que o problema é mais as pessoas como o @rf17 que são presunçosas e assumem coisas que não sao verdade e criam as suas prórias realidades que são no fundo fantasias parolas e ignorantes de quem não sabe o que é andar na estrada e no mundo, de quem acha que o mundo revolve à sua volta e está confortável na sua própria bolha e se recusa a escutar os outros. Gente que presume que OS OUTROS vão respeitar as regras do codigo da estrada quando as mesmas não o fazem.

É por causa de pessoas como o @rf17 que continuamos a ter aquilo a que chamamos ‘zombies’ na estrada, pessoas que andam completamente absortas da realidade, que acham que “a condução defensiva” resolve tudo. Esquecem-se porém de que na estrada tambem existem motas da policia em marcha de emergencia que podem eventualmente usar as ciclovias para facilitar a passagem e circular com uma velocidade/peso bem superior a uma bicicleta e nessa altura, se houver uma colisão e forem parar ao hospital em coma, não sei se vao continuar com a mesma opinião de que “eu não preciso de me preocupar com a minha segurança, porque os condutores devem fazer condução defensiva”

Já lá dizia o outro slogan: “Se eu não gostar de mim, quem gostará?”
Neste caso é mais: “Se eu não me preocupar com a minha segurança, quem é que se preocupará?”

Talvez um banho de humildade não te fizesse nada mal @rf17.

Informações relevantes:

Workshop Previsão e Alerta da Sinistralidade - O Contributo da Inteligência Artificial (ANSR) - link vídeo streaming ; Links para apresentações

Noticia-resumo

“A ANSR deu a conhecer mais detalhes sobre o novo Observatório da Sinistralidade Rodoviária, que poderá estrear-se depois do Verão. Será este novo Observatório que deverá disponibilizar as previsões de sinistralidade SiVig”

2 Curtiram

boa partilha

eu infelizmente acho q só mesmo com tecnologia é que vamos conseguir apanhar os outros países desenvolvidos, e ai ficamos todos ao mesmo nível. a parte boa é que está cada vez mais perto ^^ sou um optimista

https://www.publico.pt/2022/09/09/local/noticia/autarquias-vao-fiscalizar-velocidade-carros-ruas-2019991

O governante começou por lembrar os números da sinistralidade rodoviária em 2021: houve 29.217 acidentes com vítimas, 390 das quais mortais, sendo que 23.244 desses acidentes (80%) aconteceram em espaço urbano.

“Julgo que é urgente instalar radares como forma de limitar a velocidade em espaço urbano”, disse Carlos Miguel, considerando que “o momento da pedagogia já lá vai”.

1 Curtiu

hoje apareceu-me este video no yt e estou a meio

basicamente houve 1 acidente enorme, 3 mortes, e fizeram este video sobre a situação.
falam com pessoas que estavam no local, alguns envolvidos no acidente, outros das equipas de socorro, e falam também com quem conduzia o veiculo que causou o acidente

basicamente o trânsito parou, ele ia num camião e não conseguiu parar (ah e tal distância de segurança, mas pronto

se calhar faltava uma coisa destas em pt, ou mais, não me lembro de alguma vez ter visto algum
acho que é importante para quem toma liberdades, tipo andar em excesso de velocidade etc, perceber o impacto que pode ter, mesmo que sobreviva quase sem dano como aconteceu a este condutor

edit: ok, recuperaram o tlm do condutor e conseguiram verificar que enquanto conduzia tinha estado a utilizar o tlm…

Em Portugal adoram cheirar cus…

1 Curtiu

Ontem tropecei neste artigo jornalistico: Usar (ou não) cinto de segurança? PSP esclarece mitos e factos

Onde a PSP informa que os condutores automóveis, devem usar cinto de segurança e

reforça ainda que “o capacete, devidamente ajustado e apertado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente”.

Mas infelizmente esses condutores automóveis recusam-se a usar capacete, vá-se lá saber porquê …

3 Curtiram

Mais um miudo de 14 anos…

Estes veículos autónomos são uma chatice.

… dirigia carro que atropelou mortalmente menino de cinco

O menino foi atropelado por um ligeiro de passageiros.

1 Curtiu