Sinistralidade rodoviária

O que diz o código é o seguinte:

Artigo 7.º
Hierarquia entre prescrições
TEXTO
1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da via;
2.º Prescrições resultantes dos sinais inscritos em sinalização de mensagem variável;
3.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;

Artigo 74.º
Sinais para peões
1 — O trânsito de peões pode ser regulado pelo sinal luminoso designado por S18 — sinal
bicolor para peões, constituído por um sistema de duas luzes com uma silhueta de peão a vermelho
e a verde sobre fundo preto, a que corresponde o significado seguinte:
a) Luz vermelha — proibição para os peões de iniciarem o atravessamento da faixa de rodagem;
b) Luz verde — autorização para os peões passarem; quando intermitente, indica que está
iminente o aparecimento da luz vermelha.
2 — O sinal referido no número anterior é complementado com um avisador sonoro, em si-
multâneo com a luz verde.

Artigo 103.º
Cuidados a observar pelos condutores
TEXTO
1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

Ou seja, para o peão estar dentro da legalidade, o peao teria de ter iniciado a travessia ainda com o sinal verde. Coisa que acontece muito antes do sinal para os ciclistas estar verde. (tem um sistema intermitente a avisar que vai terminar e ainda um periodo em que todos os sinais estao vermelhos)

Eu não a vi. Eu assobiei preventivamente porque estava ao meu alcance passar naquele sinal e já sei que os peões não respeitam os sinais que lhes compete naquele cruzamento.

Joel, sorry, mas apesar da carga menor tenho de trabalhar :smiley: . Isso podes perguntar à ASNR ou outra autoridade e fazer uma dissertação com isso.
Também lá está que deves evitar um acidente algures. Não me parece no vídeo que isso acontece.
Ainda há uns tempo parei a bike na ciclovia pq um criancinha de 4 anos andava aos círculos por perto e já estava a ver os pais a distrairem-se. Se fosse a 20km/h tinha-lhe passado com a roda em cima. Mas como já previ-a situação, abrandei e acabei parado quando ela se meteu mesmo à frente (Ciclovias de Oriente). Não é sempre mas pode acontecer.

1 Curtiu

Essa parte que se deve evitar os acidentes não é só pra ciclistas concerteza. Deve ser para ambas as partes. Não te vejo a dizer que:

  1. O peão ignorou o sinal vermelho que o proíbe de iniciar o atravessamento da faixa de rodagem
  2. Não observou se os veiculos que circulavam na faixa de rodagem conseguiam travar/parar sem atrapalhar o transito
  3. Pôs-se a ela e aos outros em risco ao desrespeitar as regras do código da estrada e ao não estar atenta aos demais utilizadores rodoviários.

Dá ideia que na tua opinião os peões podem andar pla rua de olhos vendados e está tudo bem.

O Rocha parece aqueles condutores que não se importa de meter a vida dos outros em risco para poupar uns segundos ou só porque tem razão.

Calma.

O peão estava a atravessar, conseguiu vê-lo com antecedencia pois assobiou… Era só abrandar e esperar que ele passasse.

Isso de andar a essas velocidades nos cruzamentos, a fazer razias a carros sem visibilidade do que se pode esconder por trás deles, etc, vai dar-se mal.

Imprevistos acontecem.

Não devemos assumir que algo não vai acontecer só porque não é suposto acontecer.

Tudo pode acontecer.

Tu tens a mania que és omnisciente.

Já aqui vos citei alguns paragrafos da Lei do CE, mas aqui ficam mais alguns pontos:

Artigo 99.º
Lugares em que podem transitar

2 - Os peões podem, no entanto, transitar pela faixa de rodagem, com prudência e por forma a não prejudicar o trânsito de veículos, nos seguintes casos:
a) Quando efetuem o seu atravessamento;

Artigo 101.º
Atravessamento da faixa de rodagem
TEXTO
1 - Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.

5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 10 a (euro) 50.

Não diz:
Artigo 101.º
Atravessamento da faixa de rodagem
TEXTO
1 - Os peões podem atravessar na diagonal, em sinais vermelhos, a olhar para o telemovel ou de olhos vendados pois são uns irresponsáveis em qualquer caso de acidente.

Tenho dito.

A vossa conversa faz-me lembrar esta anedota. Epah, por mim naquele sítio nem havia semáforos. Só lá estão porque há automóveis a mais no meio da cidade.

https://forum.mubi.pt/t/manifesto-me-sobre-as-bicicletas-trotinetas-e-afins/8630/14?u=jmpa

Das melhores que já li :laughing: :laughing:

1 Curtiu

O facto de achares que a tua resposta diz-nos algo que não saibamos só demonstra o quão longe estás a de compreender o que te estamos a tentar explicar.

É dificil compreender o que estás a dizer quando nem sequer existe um esforço da tua parte em compreender os outros. Tu assumes coisas que não são verdadeiras and everytime you assume, you make an ass out of u and me

Se fosses ler as minhas respostas nesta thread talvez te abstivesses de tirar certas elações que julgas estarem certas. Julgas-te senhor da verdade e não te lembras que a camera grava num angulo diferente e regista coisas que o ser humano pode não captar na realidade e vice versa.

Mais acrescento que a tua última resposta constitui um ataque ad-hominem no sentido em que é usado um argumento contra a pessoa “fulano não compreende o que se está a tentar explicar”.

Se queres continuar por esse caminho, boa sorte.

Mais uma situaçao semelhante, desta vez um ciclista vs motociclista: [4K] CRASHING INTO A CYCLIST THAT RAN A RED LIGHT... - YouTube

O motociclista ainda demora cerca de 1s a aperceber-se que está verde, e diz que a senhora terá atravessado quando estava vermelho para ela.

Na minha opiniao, a educaçao e o respeito plos sinais de transito e pla observaçao/prudencia de quem atravessa a estrada deve ser incutida desde cedo para que, mesmo tendo razao, se evitem os acidentes.

Falas tanto e o ponto continua a passar-te ao lado.

Dica: não é por escreveres muito que vais perceber o que os outros te tentaram explicar.

@rf17 As tuas participações são tudo menos construtivas. Peço encarecidamente a algum moderador para por algum respeito de volta nesta thread. Obrigado.

Pouco construtivo é estares a promover a ideia de que a infração por parte de um peão dá-te o direito de ter uma condução agressiva, não defensiva, e em ultima instancia fazer bullying ao peão só porque é um elemento mais vulneravel do que tu.

É triste, porque é precisamente o tipo de atitude pelo qual nós, ciclistas, somos vitimas por parte dos automobilistas, e como tal, mais que ninguém, deveriamos saber não fazer aos outros o que não gostamos que façam a nós.

1 Curtiu

Volto a sublinhar os argumentos ad-hominem que estão aqui a ser usados:

  • Fulano não entende
  • Fulano escreve muito
  • Fulano promove ideias
  • Fulano não se importa de meter a vida dos outros em risco

Já terminaste a tua argumentação ad-hominem camarada?

Vejo que hoje tentaste argumentar com o maquinista deste comboio: https://9gag.com/gag/azewz3p

Boa sorte com isso para ti e para toda a tua familia. Quando estiverem todos no hospital avisa.

Ainda agora vi dezenas de peões a passar passadeiras com o sinal vermelhos, carros que buzinam, outros que deixam passar os peões, outros veículos que não respeitam a sinalização. Isto tudo em um par de minutos. A pé provavelmente faria o mesmo que a rapariga. Os carros estão parados. atravesso. Olho para o que lá vem. Há veículos parados na passadeira? para quem vem na faixa ainda mais atenção se deve tomar. Não é o semáforo que dá via aberta para tudo.

Talx queiram seguir as recomendações das autoridades para evitar isto: Pedestrian crossings with traffic lights - YouTube

Bom dia Joel,

Nunca fizeste uma rua em contra mao de bicicleta,por nao ter transito,e te encurtar o caminho?

Penso que todos partilhamos aqui o cumprimento das regras de todos os intervenientes. E o nao radicalismo de certas situacoes que facilitem a mobilidade de todas as partes…

A terça, 12/07/2022, 10:30, Joel Rocha via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

Esse cruzamento em Aveiro é uma merda.
As bicicletas, nas “faixas ciclaveis”, surgem escondidas detrás dos carros, e os descuidos e desatencões acontecem. Um dia será entre um carro e um ciclista, e vai doer (não vale a pena dizer a quem).

Eu aí nunca, mas mesmo nunca, uso as faixas ciclaveis. Uso as vias gerais, dos carros, e faço-o para minha protecção.

2 Curtiram

Se calhar é melhor deixarmos já de falar de mim, ou de ti, para que à semelhança de outros intervenientes nesta thread não se começem a amontoar os ataques pessoais. Concordas?

Aquilo que defendo é que TODOS OS INTERVENIENTES sejam eles peoes ou ciclistas, zelem pla segurança deles próprios e dos demais utilizadores rodoviários.

Não posso pactuar com gente que acha que um peao pode fazer atravessias de estradas de olhos vendados, aos zig-zags ou ao telemovel a fazer o pino. Da mesma forma, nao posso pactuar com um ciclista que anda no passeio a mais de 10-15km/h, nem com aqueles que decidem andar em contra-mão sem zelar pela sua própria segurança e pla dos outros, ignorando o facto de estarem em contra-mão e todos os perigos que isso acarreta e o especial cuidado/atenção ao prosseguir com essa ilegalidade.