Sinistralidade rodoviária

Multas proporcionais ao valor do carro então.

Estudo: http://www.ansr.pt/Documents/Impacto_Economico_Social_Sinistralidade_Rodoviaria.pdf

3 Curtiram

A fig. 3.16 é relevante, mostra que os sinistros e as vítimas acontecem maioritariamente em arruamentos urbanos.

Mas não gostei muito das peças jornalísticas que foram publicadas, e suponho que os seus conteúdos provenham de um comunicado da ANSR ou do resumo do documento.
Acho q é mt questionável o destaque dado ao índice de gravidade de cada acidente. Por exemplo, um distrito com 5 sinistros graves e 5 ligeiros têm um índice superior a um distrito com 400 graves e 600 ligeiros.

E parece faltar, como sempre tem faltado, o apuramento das causas/factores dos sinistros.

Tb acho relevante isto:

O número de vítimas mortais cada ano não baixa há 1 década (desde 2013).

5 Curtiram

A sinistralidade rodoviária aumentou quase 7% no ano passado, em relação a 2020, apesar das restrições de mobilidade e de redução da circulação rodoviária devido à pandemia da Covid-19, revela o Relatório Anual de Segurança Interna hoje aprovado.

“Os anos de 2020 e 2021 foram atípicos, condicionados pelas restrições na mobilidade que se traduziram numa redução da circulação rodoviária, que, no entanto, aumentou em 2021 na mesma ordem de grandeza do registado no consumo de combustível rodoviário (+5%)”, refere o documento aprovado na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna.

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) precisa que em 2021 registaram-se 114.960 acidentes, mais 7.308 do que em 2020 (+ 6,9%), que provocaram 400 vítimas mortais no local do desastre ou a caminho do hospital, menos quatro (-1%), 2.269 feridos graves, mais 273 (+13,7%) e 35.404 feridos ligeiros, mais 3.333 (+10,4%).

https://multinews.sapo.pt/noticias/seguranca-sinistralidade-rodoviaria-aumentou-quase-7-em-2021-indica-relatorio/

3 Curtiram

@anabananasplit

1 Curtiu
2 Curtiram

Em termos absolutos ou relativos?

Aumentaram de 2289 para 2756, enquanto que os automóveis aumentaram quase 4000. Não dá para perceber, pelo relatório, quantos dos “acidentes” com velocípedes foram com automóveis.

Está aqui o relatório.
http://www.ansr.pt/Estatisticas/RelatoriosDeSinistralidade/Documents/2021/RelatorioSinistralidadeFiscalizacaoDezembro2021.pdf

Já o DN fez o mesmo, meter as bicicletas no título porque tem uma percentagem maior quando em termos absolutos nem é assim tanto comparativamente…

Queria ver uma tabela destas (https://twitter.com/BaldwinMatthew_/status/1461724917486039047/photo/1), mas isso é muito complicado para a ANSR. Até colocaram no relatório uma tabela dos sinistros com vitimas mortais mas não especificam quais os veículos envolvidos.

2 Curtiram

Segundo o Relatório a 24h de 2019, em 2019 (último ano “normal”, antes da pandemia) houve:

• 1794 acidentes registados com velocípedes
  • 2104 feridos ligeiros
  • 106 feridos graves
  • 26 ciclistas mortos

Já agora, em 2018 foram:

• 1735 acidentes registados com velocípedes
  • 24 ciclistas mortos

Assim, de 2019 para 2021, houve:

• Um aumento de 54% de acidentes registados com velocípedes (de 1794 para 2756)
  • Um aumento de 19% de feridos ligeiros (de 2104 para 2511)
  • Um aumento de 30% de feridos graves (de 106 para 138)
  • Menos 3 ciclistas mortos em 2021 do que em 2019

Aqui diz que houve um aumento de 19% na utilização da bicicleta em Portugal entre 2019 e 2021. Imagino que essa estimativa tenha uma grande margem de erro. (PS: Os dados para o cálculo dos 19% são dos contadores Eco-Counter)

Se a ANSR mostra o número de veículos intervenientes em acidentes, parece-me que terá de ter - fornecido pelas polícias - ou as polícias terem a “ficha” de cada acidente, onde terá de estar indicado qual/quais os veículos intervenientes.
Assim, não será uma questão de não ter dados. Mas uma questão de não os compilar e apresentar.

Mas na 1ª figura q partilhei acima, penso que:

• atropelamentos é só atropelamentos de peões - pelo q podemos saber quantos ciclistas atropelaram peões
  • despite é o ciclista cair sozinho
  • e, colisão envolve sempre dois veículos. Colisões entre dois ciclistas que resultem num acidente registado, imagino q sejam muito poucas. Todas as restantes colisões serão quase todas entre um veículo automóvel e um ciclista.
2 Curtiram

https://twitter.com/jjleiria/status/1542114494733762560?s=20&t=Tfv3vKul-GQ5dhyROfb7gA

O número de acidentes com vítimas em Portugal cresceu em 2021 e 63% dos que ocorreram no continente foram nos arruamentos,

Acho q antes a ANSR identificava “dentro de localidades”. Mas como comparava mal com o resto da Europa, e como, segundo a ANSR, dentro de localidades às vezes incluía estradas nacionais e zonas fora da malha urbana, q não correspondia ao critério de outros países, mudaram para arruamentos.
Ou algo do género.

2 Curtiram

@anabananasplit Para aqueles que pensam que os peoes não precisam de pagar seguro nem imposto de circulação:

Eu estava a correr para ainda passar no verde para as bicicletas, e já estava verde há algum tempo, o que significa que o vermelho para os peões tambem já estava vermelho há mais tempo ainda, ou seja: Dificilmente ela já estaria na passadeira quando o sinal estava verde. Ela iniciou a travessia da estrada no vermelho para os peões.

Isto tambem vai da educação/formação das pessoas, pois já que o peão está em infracção, deve plo menos usar das devidas prudencias e olhar para a estrada que estao a atravessar por forma a não causarem embaraço e/ou acidentes.
Plo que estive a ver, isto é uma infracção cuja coima pode ir dos 10 aos 50eur, mas caso desse origem ao acidente o tombo era maior …

Não acho normal que para exercer uma qualquer profissão seja necessária forte regulamentação (muita ela completamente desadequada).

Para conduzir na via pública um veiculo qualquer coisa serve…basta ter € para combustivel.

1 Curtiu

Tens de abrandar, porque é uma passadeira e como estás a cruzá-la e está um peão já a atravessar…, este artigo é bem claro neste tópico.

(103-1) - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

4 Curtiram

Ela finalizou o atravessamento ILEGAL da passadeira, isso não está em causa. Eu tanto a deixei passar que manobrei justamente para as costas dela por forma a que ela pudesse justamente terminar a travessia. Apesar de o peão esta COMPLETAMENTE ILEGAL naquela posição.

Não vamos agora atirar areia para os olhos das pessoas. O artigo é o seguinte:

Artigo 103.º
Cuidados a observar pelos condutores
TEXTO
1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
2 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

Não estou a ver qual a dúvida. Tinha semáforos? Se sim 1, senão 2. Se vais cruzar uma passadeira ou passagem de velocípedes tens de deixar passar quem lá vai (mesmo que fosse uma bicicleta na passadeira).

Agora pergunto-te eu: O peao deixou de realizar a travessia por causa de mim?

Não, não devia, mas no final “agravaste” a situação. Felizmente não houve nada. Não é mais de 100 euros o minimo da multa por não a deixares passar? :slight_smile:

Mas isso é só se ela deixar de passar. Ela nao deixou de passar pois não?
Caso ela causasse um choque em cadeia atrás de mim e eu levasse com outra bicicleta/trotinete em cima e falecesse como foi o caso do menino de 5 anos que morreu num acidente com uma trotinete? https://www.thelocal.fr/20220701/ukrainian-boy-5-killed-in-french-riviera-e-scooter-collision/

Ou se me acidentasse simplesmente por fazer uma travagem inesperada para “a deixar passar”? Ela vai à vida dela e assobia para o lado quando foi ela que deu inicio a uma travessia ilegal quando já tem idade pra saber que se deve: olhar para a estrada e respeitar os sinais luminosos?

Se fosses policia paravas a bici e passavas-lhe uma multa de 10 euros. Mas como não deves ser :). E se fosse um criança, um cego, um deficiente? Podes tentar mostrar-lhes esse vídeo a eles, que se tiverem de mau humor podem-te multar por a teres visto, assobiado e continuado mesmo assim.

A minha bici já tinha empenado a roda da frente com o movimento que fizeste.