Sobre Rodas - Documentário Independente

Olá a todos,

Pouco ativo aqui no fórum, no entanto, acompanho com entusiasmo todas as discussões e iniciativas que começam, ou não, no fórum da MUBI.

Meu nome é Moreno Ribeiro, luso-brasileiro, fui ciclista de estrada durante 10 anos, atualmente estudo na FMH e trabalho na Decathlon Amadora. Comecei a produzir um documentário sobre a mobilidade urbana em bicicleta na cidade e a linha de raciocínio do vídeo passa por retratar a experiência individual de um coletivo. Ou seja, o depoimento individual daquelas pessoas que por uma outra razão optam por utilizar a bicicleta para além do desporto, paralelo ao discurso de um coletivo que demanda uma adaptação urgente em prol da coexistência dos vários meios de transporte que existem num meio urbano, entre eles, a bicicleta.

Aos interessados em participar, contribuindo com a sua entrevista, entrem em contacto através deste fórum, ou então através do Facebook.com/mvvpr.
Acho que a motivação para mudar vem também da presença de um exemplo semelhante, daí a importância destes depoimentos.

Conto com a vossa ajuda!

5 Curtiram

Olá Moreno,

Bela iniciativa. Qual é a tua expectativa para a utilização e divulgação
deste documentário?

Se quiseres, podemos combinar para que te dê o meu contributo. Certamente
que haverá mais gente interessada.

Cumprimentos

Pedro Sanches

escreveu:

Olá Pedro,

muito do que move a vontade de criar esse documentário vem do meu interesse em descobrir o que motiva outras pessoas a acordarem de manhã e optarem por utilizar a bicicleta para se locomover, antes do carro, ou qualquer outro meio de transporte motorizado.

Sinceramente em relação à divulgação ainda não tenho nada definido. Quero antes ouvir o máximo possível de pessoas para conseguir começar a fazer a montagem do vídeo e perceber qual é a perspectiva do mesmo.

Quando é que tens disponibilidade?
Na próxima terça-feira, dia 5 de Abril vou gravar com uma pessoa na FMH, onde é que lhe daria jeito? (Caso tenha disponibilidade no mesmo dia.)

Até ja,
Moreno

Olá Moreno,

Qual é a abordagem que pretendes fazer? Há algum fio condutor? Ou é só uma recolha mais ou menos aleatória de relatos? Parece-me muito louvável a tua iniciativa, mas sugeria que procurasses um tema mais específico do que apenas “utilizar a bicicleta como meio de transporte”. Por exemplo: senhoras que utilizam a bicicleta, ou pais que transportam os filhos, ou pessoas com mais de 60 anos que utilizam a bicicleta, etc.

Eu terei muito gosto em participar mas, na verdade, acho que a minha experiência não é novidade. Sou homem, 42 anos, solteiro e sem filhos, desde sempre que ando de bicicleta, e há uns 10 ou mais que é transporte. Ou seja, sou o estereótipo do utilizador de bicicleta. Acho que o teu documentário teria mais interesse se mostrasse aqueles que fogem a este cliché. Seria uma afirmação contra todas as desculpas do costume.

abraços

RF

4 Curtiram

Caro Moreno

Faço minhas as palavras do Ricardo Ferreira. Tenho todo o prazer em participar, mas também entro um bocado no perfil do utilizador de bicicleta urbano típico: tenho 36 anos, também solteiro e sem filhos, e desloco-me de bicicleta em Lisboa há 10 anos.Partilho as minhas deslocações habituais a 50% com o automóvel, quando tenho de me deslocar para fora da cidade em trabalho ou desporto (ou seja: quando o uso do auomóvel é efectivamente vantajoso).

O que tenho a oferecer em termos de “história”, é também um daqueles casos típicos em que fui trabalhar para outro país europeu (Amsterdão) em que a a bicicleta é um meio de transporte comum, e quando regressei tive curiosidade de experimentar em Lisboa. Vi as vantagens, que compensavam largamente as desvantagens, e nunca mais parei. Além disso, fiquei convicto das melhorias para a qualidade de vida e económicas para o nosso país que a adopção da bicicleta em larga escala (com concomitante redução do número de automóveis em circulação) poderia trazer.

Essencialmente, tenho todo o gosto em participar, se necessitares do meu contributo.

Luís Marques

2 Curtiram

Olá Luís e Ricardo,

"Porque ir de bicicleta?"
É uma pergunta fácil de responder para quem já conhece os benefícios de o fazer. No entanto, para quem nunca o fez, ou não tem qualquer contacto com a bicicleta para além do lazer nos domingos, utilizar a mesma como meio de transporte não é uma possibilidade viável simplesmente porque não conhecem esses benefícios. Quem melhor para apresentar a bicicleta sob essa perspectiva do que as pessoas que já tem desta forma?

Através do depoimento coerente e justificado, acredito que mais pessoas sejam capazes de se auto-motivar através deste documento em vídeo.

No entanto, acredito que o colaborativismo deve ser sempre a palavra que deveria guiar esse tipo de iniciativa, por isso estou aberto a sugestões de como desenvolver uma linha de pensamento compatível com o intuito.

E volto a lembrar, todos os depoimentos são essenciais! São as experiências de cada pessoa que conseguem inspirar outras pessoas!

Olá, Moreno

Os meus parabéns pela iniciativa. Acho-a muito interessante. Ao contrário de que já outros disseram, a mim parece-me que tudo dependerá da forma como passarás em vídeo o testemunho de outros ciclistas.

Mesmo que no final desse trabalho, apenas tenhas convencido uma pessoa a usar a bicicleta, já fizeste demasiado bem o teu trabalho.

Se precisares de um testemunho, estarei disponível a dar o meu.

Um abraço e bom trabalho,
RMF

1 Curtiu

Avança, Moreno! Se precisares de testemunhos diz.

@morenoribeiro,
Quiça uma boa ideia para recolheres testemunhos seria ires à Mega Massa Crítica Especial de Verão 2016 onde vão estar dezenas senão centenas de utilizadores de bicicleta.
Podes angariar contactos e podes fazer um mini-documentário sobre este evento impar.