Tempos de sinal verde para peões nas passadeiras

Quando alertada que o semáforo verde para a passagem de peões na Av. EUA dura 21 segundos, num local com 3 faixas para cada lado e onde o peão ainda tem que fazer um ziguezague balizado por grades (não vá ter a ousadia de querer passar de seguida!) a resposta da CML é a seguinte:

Exmo. Munícipe, Na sequência da sua informação, que muito agradecemos, cumpre-nos informar que foi analisado os tempos de peão nas passadeiras referidas, e nenhuma anomalia foi detetada. A programação existente é a que melhor se adequa à convivência entre as várias formas de mobilidade. Gratos pela sua participação.

São os conceitos de convivência dos novos tempos…

5 Curtiram

Era giro começar a reunir esta informação algures. Se desse, o Open Street Map era o ideal.

Alguém sabe se há algum sítio com tempos de semáforo verde para peões de ruas de Lisboa? Mesmo que não tenha todas as ruas, com algumas dá para começar.

1 Curtiu

Eles respondem quase sempre com essa.

Sei de pelo menos um sitio em que, de semana (pelo menos à tarde) carregas no botão e rapidamente muda para vermelho para os carros (uma vez contei e ficou 15s verde para os carros, ao carregar no botão logo a seguir a ficar vermelho para os peões), mas durante o fim de semana fica imenso tempo para mudar para vermelho para os carros, mais depressa passas numa aberta… nunca reclamei à CML disto dado que eles respondem sempre dessa forma mas fica uma amostra de que alguns podem ter um esquema mais complicado. E acho que mais importante que o tempo permitido é mesmo a espera. Se carregas no botão é um disparate ficares duas eternidades a ver carros passar… Se ficar estás na estrada ninguém te

Não me parece que essa informação exista nos dados abertos da CML. O que encontrei foi a lista de intersecções semaforizadas, e que são 555.

Não seria mais vantajoso agregar estes casos que favorecem excessivamente o automóvel do que tentar catalogar manualmente algo que amanhã pode estar diferente? Talvez em video como já foi mostrado anteriormente, mostrando quanto tempo é preciso esperar ou quantas passadeiras é preciso atravessar para ir de um sitio a outro.

Tens razão, a minha pergunta não faz sentido. Isso muda de um ano para o outro. Só se fosse a própria CML a disponibilizar e manter actualizado.

Eu gostava é que houvesse um mapa com os atropelamentos…

2 Curtiram

Sim, seria interessante. Se houvesse mapa das duas coisas até suspeito que onde há atropelamentos em passagens com sinais luminosos, haveria uma correlação directa entre os locais onde os peões têm que passar longos tempos à espera do verde e os locais de atropelamentos.

Precisamente, quando nos dessem aquele tipo de respostas poderiamos mostrar quantos atropelamentos já houve no local.

Mais uma vez os holandeses na frente do resto do Mundo a ensirarem-nos como se resolvem problemas no trânsito:

Giro! Sabia de serem sensíveis aos sensores mas desconhecia essas regras extra. Atreve-te a passar um sinal vermelho lá que levas com um carro em cima… Cá os tempos dos semáforos já são a contar com as pessoas que os ignoram… :roll_eyes:

1 Curtiu

Assumindo que cada via (não faixa) tem pelo menos 3m de largura, e que a lei estipula que o sinal verde deve permitir que alguém a uma velocidade de 0,4m/s consiga atravessar a faixa de rodagem, esses sinais deveriam ter pelo menos 22,5s de sinal verde para os peões.

Mesmo apenas esses 22,5s são imorais porque consideram que o peão não tem direito a atravessar a rua de uma só vez!