Trajeto entre Vila Nova de Gaia e Matosinhos

Olá todos! Acabei de me mudar à zona do Porto e gostava de fazer o trajeto casa - trabalho de bicicleta. Sou ciclista experiente, mas não conheço bem a zona. Alguém consegue-me recomendar qual seria o melhor trajeto ciclável entre Gaia (zona do Corte Inglés) e Matosinhos (centro)?

Julgo que entre Foz e Matosinhos deve ser fácil pois existe ciclovia, mas tenho muitas dúvidas sobre como fazer o trajeto entre Gaia e Foz…será que dá fazer isso em segurança?

Este é o percurso automaticamente calculado pelo mapa: https:/cidadeciclavel.mubi.pt/d/41.11966,-8.606230000000002,41.180171,-8.688552999999999

Desde já muito obrigada!

8 Curtiram

Cara Juliana,

Bem-vinda!

Estamos a ver entre pessoas que trabalham nessa area de Matosinhos e logo voltamos ao contacto.
Já viste o Facebook da MUBi Porto?
O nosso mail: [email protected]
Já és associada da MUBi?

Aqui: Ser associada/o | MUBi

Gostarias de colaborar mais ativamente?

Até breve!

2 Curtiram

Olá Juliana!

Perguntei a um colega meu que faz um percurso parecido, segue a resposta:

Gaia - Matosinhos:
El corte inglês - Avenida da República - Ponte D. Luís I (tabuleiro superior) - São Bento - Mouzinho da Silveira - Ribeira - Foz - Matosinhos (rotunda da anémona)

É o mesmo percurso do link que publicaste.

No regresso, já é ligeiramente diferente, sendo que a principal diferença é usar o tabuleiro inferior da ponte, e a ciclovia Boavista - Ribeira da Granja.

Matosinhos - Gaia:
Parque da cidade - avenida da Boavista - ciclovia da foz da ribeira da granja (cruza a avenida Marechal Gomes da Costa) - Jardim do Calem (Foz) - Ribeira - Ponte Luís I (tabuleiro interior) - General Torres - avenida da República (Gaia)

Pela descrição, é algo assim: The Best Route Planner for Cycling, Walking, Hiking and Running | Komoot

Bem-vinda!

7 Curtiram

Confirmo aquilo que já aqui foi dito plo @JFortuna .

Já estive a trabalhar no Porto e posso dizer que a melhor rota para Matosinhos é junto ao rio/costa.
Quanto à passagem de Gaia para o Porto, costumava fazer o tabuleiro superior da ponte D.Luis de manhã, e o tabuleiro inferior da ponte ao fim do dia. Em alternativa, tb usava a passagem pedonal da ponte da Arrábida, que vai dar ao Hotel Ibis, mas neste caso, pode não ser uma alternativa tão vantajosa para ti.

4 Curtiram

Muito obrigada a todos pelas dicas e conselhos! :blush: Vou experimentar fazer o percurso indicado primeiro ao fim de semana sem pressa e com menos trânsito, mas acho que será fazível.

A minha única preocupação é mesmo fazer grande parte do trajeto pela estrada no hora da ponta. Nos últimos anos morei em Lisboa e a minha experiência é que os condutores são muito agressivos para com os ciclistas (mas lá há mais ciclovias). Na zona do Porto só andei de bicicleta pela costa a passear e não consigo dizer se por aqui é um bocado melhor ou não…mas acho que não há como experimentar. :smiley:

Entretanto, pedi inscrição como associada da MUBI, terei todo o gosto em participar em atividades ou no que for preciso. Mais uma vez agradeço a vossa simpatia! :slightly_smiling_face:

4 Curtiram

Apenas uma nota: o melhor percurso (aliás, praticamente único!..) é mesmo seguir pela marginal desde a Ribeira até à Foz, do lado do Porto e até Matosinhos.
Na passagem de Gaia para o Porto, sugiro uma alternativa: na entrada da ponte Luiz I, virar à direita no hotel “casino da ponte” e seguir pela ruela até lá em baixo para atravessar pelo tabuleiro inferior da ponte.
Na minha experiência, é mais prático e seguro já que evitas de ter que conviver com o trânsito da Avenida da Ponte e Mouzinho da Silveira, no Porto.
O maior problema é o regresso, nesse ponto. Podes fazer o mesmo caminho, mas vai ser duro subir até à av. da República, se não tiveres uma elétrica.
A solução da Arrábida referida acima, pode ser útil, nisso.

4 Curtiram

Bem vinda Juliana,

O que eu costumo fazer na Av. Marginal é ir pela linha do elétrico (com o devido cuidado nos cruzamentos).
Embora o piso seja pior e tenhas que estar atenta ao elétrico, acho que é mais agradável do que ir pela estrada.
É uma questão de experimentar.

3 Curtiram