Transporte de bicicleta em comboios

http://www.esquerda.net/artigo/ja-e-possivel-transportar-bicicletas-nos-comboios-de-longo-curso/38381

Hmmm, é mesmo? Em todos?

O q diz no site da CP (o artigo tem o link), se clicares em InterCidades, é:

  • “Comboios Intercidades Lisboa – Porto / Braga / Guimarães. As carruagens de 2ª classe destes comboios Intercidades possuem suportes específicos para o transporte de bicicletas tradicionais, permitindo o transporte de 2 bicicletas por carruagem.”
  • "Comboios Intercidades Beira Baixa (Lisboa – Castelo Branco - Covilhã). É permitido o transporte de uma bicicleta por passageiro e comboio, nos comboios Intercidades da Beira Baixa."
    Suponho q nos outros ICs, para Évora e Faro, acho, tal não seja possível.
    Eu levei a minha uma vez de Santa Apolónia para Aveiro, e comprei o bilhete na estação 5min antes do comboio sair.

Uma coisa q me faz confusão é a CP dizer, para alguns comboios, q é possível levá-las desmontadas e embaladas. Mas assim, não passam a ser bagagem normal? E não deveria antes a CP dizer quais são os limites de dimensões e peso da bagagem permitida?

1 Curtiu

. Thanks CER Railways for letting us present BiTiBi project to European railway companies. More cyclists. More train passengers.

. To CP - Comboios de Portugal as well?

. Nope. Nobody from Portugal.

2 Curtiram

Vou tentar aproveitar este topic para tirar umas duvidas que tenho…
Já alguem andou no IC cm bicicleta ? Eu sei que existe carruagens com 2 lugares que podem ser pré reservados na compra do ticket… Mas pela info que encontro no site o limite peso é 15kg.

Alguém já testou ?? Porque a minha commute bike é ligeiramente acima disso, mas gostaria de ir para Lisboa com a bicicleta, para me deslocar por lá… Alguma experiencia com o IC ??

À partida não há problema. Já foi há alguns anos, mas não houve nenhuma complicação:

https://aparis.fotki.com/diversos-1/volta-de-bike-lisbo/dsc-9963-1280x848.html#media

Isso é no Inter Cidades ??

A ideia que tenho é que no IC tem lugar próprio na vertical pendurada pela roda, daí o meu receio com o peso.

Não sei quanto pesa a minha bicicleta, mas julgo que algo entre os 15 e os 20 kg, e já andei várias vezes com ela no IC.

Um problema dos ganchos onde se pendura a bicicleta é que, para bicicletas grandes (e quero dizer grandes nos tamanhos standard - a minha é um tamanho L, da Decathlon), a roda de trás (que fica em baixo) fica a pousar no chão. E então a bicicleta não fica bem pendurada no gancho.
Mas os ICs têm 2 ganchos, e um costuma estar localizado ligeiramente mais alto que o outro. Mas em qq dos casos, não é nada q não se resolva com um jeitinho.

Ja nao me lembro se foi no ic :frowning: sorry

A segunda, 18/10/2021, 14:37, Jorge Manuel Araújo Teixeira via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

Bela notícia… A minha tem 19kg (ebike) e é realmente grande ahah mas como dizes nada que não se consiga… Obrigado

1 Curtiu

Alguma recomendação especial ? É a primeira vez que levo as bicicletas no IC… Recomendas levar algo para proteger a roda ? Ou para amarrar melhor as bicicletas ?

Estou com algum receio porque a minha bicicleta é grande (vanmoof s3), vamos ver como corre :slight_smile:

Aquilo tem um gancho em cima para pendurar a roda da frente, e um suporte em baixo para “entalar” a roda de trás.
Eu costumo prender a bicicleta com um cadeado a este suporte em baixo. E assim vou descansado sentado no meu lugar, sem me preocupar que alguém que saia numa estação intermédia lhe possa apetecer ir dar uma volta na minha bicicleta.

Se tiveres alforjes, convém tirar. Mas isso vês logo ao pendurar a bicicleta no sítio.

De resto, não me preocupo com mais nada.
A cena de entrar com a bicicleta no IC, às vezes com pessoas que ficam de pé ali próximo da entrada, é que às vezes é um bocado complicada.

2 Curtiram

Já alguém usou o internacional celta Porto-Vigo? Sabe se dá para levar bicicletas?

Quero ir passear uns dias para Pontevedra mas quero levar as bicicletas.

1 Curtiu

Segundo apurei no celta é tranquilo, 1 bicicleta por pessoa…

2 Curtiram
4 Curtiram

Fact check de algo sobre a qual existe dezenas e dezenas de fotos nas redes sociais? O polígrafo às vezes surpreende-me.

1 Curtiu

Ando frequentemente IC, precisas comprar bilhete com bicicleta. Peso nao me parece problema. E sempre podes retirar alforges ou o q for. O lugar da bicla é ao lado do assento.

1 Curtiu

Quanto ao Celta (porto/vigo) já se pode comprar ticket com bici, pelo que percebi são 3 lugares por comboio.

1 Curtiu