Transporte de bicicleta na linha de comboio de Lisboa-Cascais

Bom dia,

Gostaria de saber se alguém tem experiência de transporte de bicicletas na linha de comboio Lisboa-Cascais, principalmente no acesso às plataformas.

Sei que o transporte das mesmas é gratuito, mas ontem fui de Cascais a Belém só para analisar o trajecto para uma futura saída de bicicleta. À chegada a Belém não haveria problema algum, mas no regresso a Cascais, não há acesso à plataforma por rampa, apenas uma escadaria enorme. Aliás tive de fechar o carrinho de bebé e transportá-lo à mão pela escadaria. Penso que para alguém numa cadeira de rodas, seria muito difícil ter acesso à plataforma. Existe um elevador que sobe as escadas, mas nenhuma instrução de utilização e pelo aspecto, sinceramente, nem sei se funcionaria, ou como alguém no início da escadaria o poderia activar.

Sabem se há mais estações nesta linha com este tipo de constrangimentos? Quais as que têm acesso completo por rampa?

Agradeço qualquer partilha.

Olá,

Apanho muitas vezes o comboio em Belém, em direcção a Cascais. Carrego sempre a bicicleta escadas abaixo, porque é mais rápido e prático para mim.

No entanto, há uma alternativa que é percorrer o apeadeiro do sentido Cascais-Lisboa, em direcção a Alcântara, até ao extremo onde há um atravessamento de nível da linha. Depois é só avançar um pouco no apeadeiro Lisboa-Cascais porque o comboio avança até às escadas. Se bem me lembro, há no edifício da estação uma seta a indicar o percurso para cadeiras de rodas, ou pessoas de mobilidade reduzida.

Ainda tens a alternativa de pedalar de/até Alcântara ou Algés, onde há rampas mais directas de acesso aos apeadeiros. Não sendo o ideal, significa uns meros 10/15 mns de bicicleta.

Boas pedaladas!

2 Curtiram

Vou ver essa opção.

Acho que este tipo de acessos deveria ser melhor ou pelo menos estarem melhor sinalizados.

Obrigado pela contribuição.

1 Curtiu

A estação de Santos tem igualmente um acesso ao nivel da via no extremo poente. Em Alcântara é possivel usar as laterais das escadas junto às escadas rolantes ( que nunca vi a funcionar) como rampa se se inclinar a bicicleta em 45°. Em Belém uso o mesmo esquema com a base do corrimão (obrigada pela dica @ricferr Ricardo!). Algés e Cruz Quebrada são tranquilas.
Em Caxias, para não subir a escada quando os elevadores nao funcionam, usar o semáforo de botão da marginal e.pedalar pelo passeio sul até ao túnel da praia. E não sei mais.

2 Curtiram

Muito obrigado pela partilha.

Uma pena os acessos não serem mais facilitadores. Realmente ainda temos um longo caminho a percorrer comparativamente com outras cidades.

Ambos os apeadeiros de Alcântara também têm acesso directo ao passeio/ faixa de rodagem. Ficam no extremo nascente.

Quando quero apanhar o comboio em Alcântara em direcção a Cascais, passo para o lado sul pelo viaduto sobre a linha para entrar directamente para o apeadeiro.

1 Curtiu

Mais um acesso que desconhecia, esse de Alcântara Mar para Cascais. E eu sempre a carregar com a bicla escada acima!

2 Curtiram

Então acrescento mais um:
Na Parede, no sentido Lisboa-Cascais, o apeadeiro também tem acesso directo ao passeio/ faixa de rodagem. Fica em frente ao Colégio da Bafureira.

Para mim, a grande vantagem deste é não ter de passar pelo controlo de acesso (apesar de ter o passe :grinning:) ou se vou ficar do lado sul da linha.