Pedalar à chuva: experiências

Excelente partilha!! Obrigado

Tb uso esse tipo de óculos, nunca experimentei os amarelados, uso os que são transparentes.
E uso essa luvas cá em PT nos dias mais frios…

Tenho os 2, quando estava na Noruega comprei os transparentes e os amarelos e experimentei.
Acabei por preferir os amarelos quando estava mais escuro (que era muito comum lá), tanto por ser depois do por-do-sol, como estando enevoado ou a chover.

Quanto às luvas, tinha o modelo anterior a estas e serviam para o outono lá, que chegava a ser mais frio que o inverno cá. Para o inverno de lá não eram quentes o suficiente :cold_face:

1 Curtiu

Mais uma recomendação para quem esteja a pensar comprar calças impermeáveis.
Não escolham o tamanho da mesma maneira que numas calças normais “para ficar elegantes”.

Pelo comprimento das pernas, as calças tocam no chão quando estou de pé, mas isso garante que quando estou a pedalar, a borda das calças nunca sobe acima do calçado, evitando que as pingas desçam pelas pernas/meias.

Se optarem por umas sem “tapa-pés”, usem daqueles clips/“abraçadeiras” para não deixar as calças subir.

Na cintura, são elásticas, mas experimentem com calças, t-shirt e uma camisola por dentro para garantir que não ficam apertados.

2 Curtiram

@Ivan e restante malta que usa poncho, o poncho não vos atrapalha a sinalização de manobras?

1 Curtiu

Ainda hoje. Atrapalha, acabo até por olhar mais por cima do ombro, evitando por vezes sinalizar mudanças de via e de direcção, já que com o poncho custa mais mover os braços e regressar ao guiador. Mas sempre que sinto que é necessário, reduzo a velocidade e adequo a postura de modo a sinalizar com os braços. Acho que no fundo é uma questão de adequares a condução às condições climatéricas e, por norma, circular sempre mais devagar e com mais cautelas do que num dia seco.

2 Curtiram

Olá Ivo,

o poncho que uso posso prendê-lo nos polegares e não me atrapalha na sinalização de manobras. O resto da mão fica visível.

Ivo Angélico via Fórum da MUBi [email protected] escreveu no dia sexta, 31/01/2020 à(s) 18:35:

1 Curtiu

O meu equipamento atual para a chuva.

Calças Impermeáveis: convém que tenham uma proteção para os sapatos incluída.
Sobrecalças Impermeáveis Bicicleta de Cidade BTwin:

Casaco Impermeável: convém que tenham aberturas (fechos) por baixo do braço para ventilar e deixar sair a condensação e libertar calor.

Opção 1) Para quem quer gastar menos e não se importa de usar um casaco fluorescente
CASACO IMPERMEÁVEL BICICLETA DE CIDADE AMARELO NÉON BTWIN

Opção 2) Para quem procura um casado mais casual, que respira bem:
CASACO IMPERMEÁVEL DE CAMINHADA NA MONTANHA - MH500


Há em várias cores. Eu tenho um modelo mais antigo e estou muito satisfeito com a impermeabilidade e a respirabilidade.

Boné para colocar debaixo do capuz, servindo de barreira às gotas da chuva nos olhos e permitindo virar a cabeça sem ficar com o capuz nos olhos.
BONÉ IMPERMEÁVEL DE CORRIDA AJUSTÁVEL PRETO 55-63 CM KALENJI

Por fim, uns óculos com lentes transparentes para proteger os olhos.
Há algumas opções na Decatlhon também e noutras marcas.

6 Curtiram

É mesmo isso. Eu acabei por adquirir ha ja uns 5 anos um impermeavel da secção de vela ehehe não é tão respirável mas água nao entra.

As calças com capuzes para os sapatos são impecáveis.

O pormenor do boné e das lentes transparentes é mesmo no ponto. Tal qual.

2 Curtiram