A EMEL e as bicicletas partilhadas de Lisboa

faixa bus para descer, laterais para subir, penso que seja como a maioria faz a Avenida.

de resto, está nos planos da CML tratar da avenida, só nao se sabe quando nem como (se apenas pavimentar laterais ou uma requalificacao maior da avenida… o Costa tentou essa requalificação e e falhou miseravelmente)

problema da CML é que enquanto tem projetos “em espera” nao faz mais nada… percebe-se, para evitar gastos duplos, mas depois deixam os projetos arrastar-se durante anos e anos e a degradação entretanto acentua-se, a ponto de por em perigo a segurança das pessoas

a 2a circular é outro exemplo, a principal via de cidade onde diariamente passam milhares de carros e anda há anos à espera de projeto e ha anos que anda sem riscos na estrada e com o piso todo lixado cheio de altos e baixos, mas como ha ideia de requalificar nao fazem ali mais nada, nem mesmo pintar riscos que se faz numas noites… e enquanto os projetos nao andam é a merda que se ve.

pergunto me quantos acidentes terão havido na 2a circular que podiam ser evitados se a mesma tivesse riscos, ou quantas pessoas terão rebentado pneus ou tido pequenos acidentes de bicicleta a descer as laterais da Avenida

2 Curtiram

Segundo consta, qualque rintervenção na Avenida da Liberdade quanto a vias cicláveis já está feito e não se espera mais nada… são os 30+Bici. O que não se entende num eixo tão estruturante, tãããão espaçoso e que ainda por cima não é a direito.

A Segunda Circular… quer-me parecer que a resistência que dura há tantos anos sem lhe mexer é a impopularidade que qualquer mexida ou obra ali cause. Qualquer coisa que prejudique o trânsito ali mesmo que provisoriamente, será duramente criticado.

Sim, mas eu já nem falo em planos estruturais e complexos da Av. da Liberdade (porque isso entendo que leve tempo, diligências, concursos, aprovacoes, estudos, bla bla bla)…

Falava apenas numa coisa simples que me parece “fácil”: dado que já instalaram docas no corredor lateral a descer, que asfaltassem esse corredor (eu que sou leigo suponho que seja uma solução “barata”)…porque senão a pessoa levanta a Gira e rapidamente tem tendêcnia a ir para o passeio, o que é péssimo para todos.

Mas enfim, também entendo que secalhar existe essa boa intenção por parte do Dept./Vereador respectivo, e poderá não ser tão fácil por em prática como simplesmente fazer aqui um post ($$, votações, etc). Vamos esperar…é uma Avenida tão bonita e importante de Lisboa que acho que merece, alem de fazer a ligacao das Gira com a Baixa e o Rio.

1 Curtiu

A Segunda Circular… quer-me parecer que a resistência que dura há tantos anos sem lhe mexer é a impopularidade que qualquer mexida ou obra ali cause. Qualquer coisa que prejudique o trânsito ali mesmo que provisoriamente, será duramente criticado.

pintar riscos ao longo da estrada faz se numa noite e duvido que tivesse criticas.
nao se deve parar a manutenção básica e que aumenta a segurança dos utilizadores apenas porque há um hipotetico projeto em espera.

na verdade o que a CML parece que quer é deixar a 2a circular chegar a um ponto tão mau em que qualquer coisa que seja feita será bem vinda

igual na Avenida da Liberdade, o estado das laterais é inadmissivel, havendo ou nao projeto em espera, ja ha 8 anos as laterais estavam más, se tivessem realcatroado “temporariamente” ha 8 anos atrás ja tinha valido a pena.
mas de novo, parece que preferem deixar as coisas chegar a um ponto onde todos imploram por obras, sejam elas quais forem.

Ontem tentei usar a GIRA esporadicamente. Porque raio não posso pagar à viagem com cartão de crédito? Que incompetência!!!

Não sou utilizador mas julgo que essa opção existe para o passe diário.

Estes tipos da GIRA são uns incompetentes.

Tenho 5 euros na conta, mas para usar o passe diário obrigam-me a pagar 2 euros por PayPal!!! WTF. Não tenho PayPal e tenho lá dinheiro e não posso usar o serviço?

A sério, eu ainda tento, mas não tenho paciência para tamanha incompetência. E como sempre, a malta dá o desconto porque é público, mesmo que nos tenha custado uma fortuna. Vou de eCooltra. F***** simple to use. You pay as you ride.

É estranho o que te aconteceu… Não entendo porque carregaste a conta, aliás como te deixaram carregar a conta. Supostamente, deverias ter pago os 2 euros do passe diário e só depois poderias carregar a tua conta…
No site diz que “*O passe diário só pode ser adquirido através de pagamento por PayPal”, o que é parvo!
Liga para eles, há um numero de apoio na aplicação.

Abraço.

1 Curtiu

Compravas o passe mensal ou anual e já não tinhas problemas, o diário é para turistas.

Parece que pus 20€ por MB e deu para um passe mensal de 15€, e sobrou 5€. Agora não consigo usar esses 5€ para um passe diário!

Telefonei! Montes de tempo à espera e à terceira explicaram-me. É completamente idiota o sistema. Tenho 5€ de crédito mas como usei para um passe mensal, posso usar os 5€ apenas para um passe mensal.

Se eu vou usar apenas hoje, não queria usar um passe mensal para apenas um dia. Ademais, eu sou turista :slight_smile:

Penso que isso tem a ver com a caução obrigatória de 300 euros no passe diário (provavelmente uma vez que é mais destinado a turistas e poderá eventualmente não ter de ser necessário introduzir NIF/BI português, e a EMEL fica sem provisão caso a haja danos/roubos da bicicleta).

Qd tirei o diário, antes de subscrever o anual, foi-me pré-autorizado 302€ no Paypal, dos quais 300 caíram ao fim de 5 dias aprox.

A única forma de fazer a autorização bancária pendente desse valor é através de Paypal ou CC directamente, opção que não existe nas Apps da Gira, provavelmente por razões de natureza de segurança bancária (não estou a defender nem a criticar essa escolha).

Bons passeios :slight_smile:

por CC tambem poderiam tirar os 300 de caução se quisessem.

o teu erro foi nao teres comprado a anual logo :stuck_out_tongue:
por mais 10 euros o passe mensal nao tem sentido de existir

por acaso ate me fez confusao a emel nao tirar caução no caso dos passes… se se ficar com a bike que fazem eles? sim têm o nosso ID mas …

Eu por erro fiz asneira e fiquei com 2 passes anuais, devido a utilizar 2 emails diferentes (não tinha em mente o qual tinha utilizado na primeira vez). Devo poder oferecer uns 6 meses de Gira a alguém…

1 Curtiu

Então porque preciso de dar caução de 300 euros para um passe diário, se não o pedem para um passe mensal de 15 euros? E porque não posso dar caução apenas com cartão de crédito, como no aluguer de automóveis, e preciso de ter conta PayPal? Lamento, é muita incompetência. Agora mesmo usei o emov (pequenos carros totalmente elétricos) e apesar do ativo ser muito mais oneroso, o processo foi simples.

Vamos por partes…não acho que seja “incompetência”, acho que terão as suas razões e provavelmente a empresa adjudicada ao projecto pode ou não ser portuguesa, e já ter experiência noutros projectos semelhantes…e não me leves a mal, não estou a defender nem tenho accões de nenhuma dessas empresas (não é me importasse se mas oferecessem :P).

Imho, acho que tem a ver com o facto de nos passes anuais e mensais, tu seres obrigado a dar as informacoes de cidadao portugues (NIF/CC). E no diário, eles aceitam turistas. Ora, em caso de danos/furto, é muito fácil para eles, se precisarem, irem para contencioso contigo na justiça portuguesa (ou deixarem a dívida pendente nas finanças, enviarem-te cartas, etc ,etc). Ainda por cima são uma empresa “pública”, estão ligados ao Estado, etc.
(atenção isto é a minha opinião, eles lá terão as suas razões).
Acho que noutros países também haverá caucao quanto mais dificil for de “processar” o cliente e reaver as perdas.

Aqui entendo o teu ponto de vista; poderiam ter CC sim, pode ser uma razão técnica, ou optaram por não guardar bases de dados de CC’s, que têm sempre o célebre problema de em caso de hacking, a EMEL ficar com essa resposabilidade, etc. Mas sim, há muitas apps que têm, era uma opção, podes fazer-lhes essa sugestao e caso recebam muitas, quem sabe não incluem no futuro (isto se eles não tiverem qq razao contra isso).

Tb já usei o emov, o drivenow, são exemplos totalmente diferentes.

Nestas apps, há um processo de validação muito forte (que inclui envio de foto de frente e verso da Carta de Condução e posterior validação manual desse documento), além de ser um carro, com uma matrícula e seguro. Ou seja, eles ficam com 99% da garantia que ninguém consegue fugir a um “dano” (têm os teus dados totais, e roubar um carro é muito mais complexo do que roubar uma bike).

Por exemplo, tb tinha uma app dessas da Renault, que por sinal esteve muitos poucos meses no mercado (achei aquilo horrivel, processo de validacao, os carros tinham de ficar em parques espeficicos)…e…obrigavam-te a uma caucao de 1000 e tal euros no CC (acho que eram 1500). O que era rídiculo porque secalhar grande parte das pessoas não tem esse plafond, ou não quer ter esse valor “cativo”. Escusado será dizer q não teve muito sucesso.

PS: Estou só a dar a minha opinião, entendo a tua revolta, não estou a ripostar nem a tentar defender a empresa, embora no geral esteja satisfeito com as Gira. Concordo com alguns posters, se usares algumas vezes, pensa no passe anual…compensa…e afinal de contas fica-te a cerca de 2 euros por mês :sunglasses:

1 Curtiu

a caução de 300 para os diarios é obviamente por esse motivo.

mensais e anuais ficam com a identificacao a pessoa logo assumem que ha menos risco de roubo e se houver e mais facil tentar recuperar.

de resto… ha varias empresas envolvidas no sistema… as bicicletas sao orbita mas penso que toda a logistica seja Siemens, provavelmente sao eles quem tambem fez a app e plataforma dos pagamentos, mas claro a emel deve ter definido os requisitos que queria

tambem se pode perguntar porque nao integraram o sistema de cartoes dos restantes transportes (Lisboa viva) e assentam apenas em telemoveis (que nem toda a gente tem, ficam sem bateria etc), em ultima analise pode ser tudo redução de custos e redução de risco

nao ter cartoes fisicos reduz o custo (nao é preciso leitores), nao usar cartoes de credito reduz risco de segurança em caso de ataque… se calhar tambem reduz custos da transação… usar cartao de credito para transações de 2 euros (tarifa diaria) ou até de valores mais baixos como 10 e 20 centimos (no caso do pagamento dos primeiros 45 minutos) se calhar nao lhes compensa

alem disso o paypal oferece mais segurança que um cartao de credito… cartoes de credito atualmente sao bastante descartaveis (mbnet e companhia) o que tira a segurança que antigamente se depositava

sem duvida que o processo de adesão ao sistema pode ser melhorado, mas visto que para os nacionais se pode fazer tudo por multibanco (Que tem muito mais tração na nossa cultura que o cartao de credito…) acaba por nao ser mau de todo.

lembro me quando a uber e companhia apareceram o maior problema para o pessoal se registar era sempre “ah mas tenho de por o cartao de credito… meh”

claramente o sistema nao tem tido falta de adesão :slight_smile:

2 Curtiram

Nas bicicletas públicas de Madrid o turista não é benvindo, conforme se pode ver pelos preços da primeira e segunda horas de utilização no modo “tarjeta ocasional”. Isto visa não prejudicar as empresas de rent a bike e por outro lado não ocupar as bicicletas por períodos de tempo longos (ex: para deambular pela cidade)

https://www.bicimad.com/index.php?s=tarifas

2 Curtiram

É “bem-vindo” que se escreve, com hífen.

E em Espanha como em França tem havido uma notável mudança de atitude para com os “não locais”…

Em Barcelona por exemplo acho que os turistas nem podem usar:

http://ajuntament.barcelona.cat/bicicleta/es/servicios/la-bicicleta-pública

https://www.bicing.cat/es

2 Curtiram

A minha questão resumia-se à minha frustração por não poder usar o sistema, como turista, visto não ter PayPal, que são uns autênticos chulos nas taxas de conversão.

https://www.veraveritas.eu/2017/06/o-paypal-e-amazon-roubam-os-clientes-no.html