A EMEL e as bicicletas partilhadas de Lisboa

pah, no domingo fiz 3 viagens em GIRA convencional, da Alameda a Av do Brasil, da Avenida do Brasil até ao Corte Ingles e volta À alameda, sempre em GIRA convencional

sim, em comparação com uma bike pessoa ou com as eletricas sao pesadas e lentas… mas nao fosse o pessoal de repente ter-se habituado a bikes eletricas que pedalam por eles e as queixas certamente seriam menos.

Quando a rede das gira estiver completa, muitas das viagens em GIRA serão percursos curtos, tipo ate 1 ou 2 km , e para essas as convencionais sao mais que suficientes

fiz Alameda-Av Brasil em menos de 15 minutos, parece me um tempo aceitavel… mesmo que fossem 20 minutos… continuaria a ser mais rapido qe transporte publico, e em dia de semana até que carro… e eu ate ando fora de forma, que ha mais de 9 meses que nao ando de bike no dia a dia :frowning:

pior no percurso nem foi a bike em si… foi mesmo as partes a subir a Av de Roma em que ia miseros 10kmh com carros em 2a fila e ter de me andar a desviar deles com outros atrás a fazerem pressão para me despachar ou razias a 50kmh

ai sim a bike nota se a bike pesada e pouco ágil, mas é por ter de andar a desviar de obstáculos e com a pressão atrás de condutores apressados do que outra coisa…
fosse o percurso em ciclovia ou zona 30 sem obstaculos e o problema desaparecia… tanto que na volta fui pela Av da Republica e ja fui nas calmas sem problema nenhum com o peso ou velocidade da bike.

quanto a esses “braços partidos” que os media sensacionalistas ja vierem falar, sempre que ando nas eletricas noto que podem ser perigosas pela facilidade que é atingir a velocidade maxima.
deviam tirar os niveis de ajuda mais altos , porque andar a pedalar em ciclovias a 25kmh sem esforço é mesmo a pedir problemas desses.

depois culpam os travoes das bicicletas por terem tido de travar a fundo por situacoes provavelmente evitaveis se fosse numa bike convencional onde se vai com a atenção muito mais ajustada à velocidade a que se vai.

mesmo no domingo notei isso, a velocidade a que o pessoal das eléctricas andam na ciclovia é excessiva para as condicoes da mesma… depois se levarem um right hook dos carros que viram À direita (quando está “amarelo” para a ciclovia) ou com um peão que sai de tras da paragem de autocarro e culpam tudo menos a velocidade deles claro.

2 Curtiram

São os mesmos média que já nem retratam os braços, fémures e cabeças partidas dos desastres rodoviários.

2 Curtiram

esses nao conseguem contar de tantos que são :slight_smile:

Calma, não estão a fazer nada de ilegal, apenas não estão a cumprir os termos e condições do serviço.

Na 4ª fiz o passe e andei pela primeira vez. É impressão minha ou não dá para escolher entre electrica ou convencional? Aquilo mandou-me sempre para eléctricas

E não gosto nada da forma de assistência, nem depende de fazer “força”, mesmo a girar os pedais no vazio aquilo acelera ^^ e no 5 é bastante brusco, consigo imaginar malta a achar aquilo muito desconfortável no para arranca dos semáforos

Dá para clicares na doca e seleccionar outra bicicleta de entre as disponíveis. :wink: E sim, o arranque daquilo é brusco se tiveres a assistência no máximo.

1 Curtiu

Comparado a uma clássica sim , mas daí a ser “brusco”…

Com a assistência no máximo, partindo de uma posição parada, o aumento de velocidade é muito pouco gradual. Não dá “um coice” no arranque mas também não é das coisas mais suaves. Mas lá está, é só a sensação que EU tenho. Outros podem senti-lo de outra forma. Experimentem.

Como sou motoqueiro tambem, talvez esteje habituado a arranques mais “bruscos”…
Entretanto troquei de telefone quando voltei a carregar a aplicação da Emel o meu crédito (25eur anuais) desapareceu.

Também não gosto nada da assistência, além de que mesmo na mudança máxima é preciso pedalar demasiado depressa só para não pedalar no vazio. Na prática acabo por pedalar lentamente no vazio e deixo a bicicleta andar.

Não acho nada o arranque bruto, é provavelmente uma questão de hábito. Agora, às vezes, até gostaria que acelerasse mais. :laughing:

A assistência seria muito melhor se dependesse da força que se faz nos pedais. Até porque permitiria controlar a velocidade só com os pedais, enquanto que naquele sistema é preciso estar a ir sempre ao centro do guiador para baixar no nível. Mais uma vez, na prática, acabo por apertar ligeiramente o travão de forma intermitente para desligar a assistência sempre que quero andar temporariamente mais devagar. :laughing:

Quando as coisas estão mal feitas uma pessoa adapta-se!

1 Curtiu

entretanto

na área da mobilidade, o PSD vai levar à discussão uma proposta para que a câmara estude a colocação de capacetes nas bicicletas ou nas estações do sistema Gira. Os sociais-democratas dizem que a autarquia deve “dar o exemplo e zelar pela segurança dos condutores de bicicleta na cidade”, propondo igualmente “acções de informação e sensibilização para o uso do capacete nas bicicletas”.

PSD continua sem acertar uma.
querem “zelar pela segurança” mas se for preciso fazem barulho quando a CML implementa medidas de acalmia de trafego ou anuncia ciclovias. enfim

3 Curtiram
1 Curtiu

se zelassem tanto pela segurança dos ciclistas quando o tema são novas ciclovias e medidas de acalmia de transito…

nao entendo, se alguem quiser capacete ja o pode levar de casa… portanto se o que o psd quer é “dar oportunidade as pessoas de usar capacete” entao nao precisam de fazer nada.

O vereador aponta para o que considera serem exemplos de boas práticas nesta matéria a nível internacional, com as cidade australianas de Melbourne e Brisbane, bem como a canadiana Vancouver, a disponibilizarem capacete de forma gratuita e a norte-americana Boston assegurá-los “a preços favoráveis”.

adoro que ele de como “bom exemplo” da australia, quando a australia é sempre dada com o mau exemplo, não o bom.

2 Curtiram

Gostava de saber porque nunca dão o exemplo de Espanha aqui ao lado, que pelo menos antigamente, nem de motoreta era obrigatório usar capacete, por serem de baixa cilindrada…

Boas pessoal…é o meu 1o post mas já sigo o forum ha algum tempo.

Tive a experimentar as Gira…e estou bastante satisfeito. Tenho tambem uma BTT mas vou variando…

Fiz ali o Eixo Central todo, dps Av. Liberdade, Terminal Cruzeiros, sempre até ao final da Expo-Norte.

No geral estou satisfeito com as ciclovias (e planos futuros)…mas punha-vos esta questão:

  • Alguém sabe de alguns planos para repavimentar/reasfaltar ali a Av. Da Liberdade/Rossio?

Ora, a questão é - as Gira, naturalmente, têm pneus sem ar, rígidos, o que se compreende pq são de uso público. Mas alguém me diz como voces vao pela Av. da Liberdade? É que indo pela “Ciclovia” do lado esquerdo (de quem vem do Marques)…é horrível, super desconfortável (é nessas situações que sonho com a minha BTT). Tudo aos saltos, altos buracos, pavimento todo desregulado…

Em alternativa dá para ir pelo passeio, o que não é o “futuro” das regras de mobilidade. Ora, só me resta ir pela estrada central, pela faixa do BUS, e, claro, levar umas boas razias dos taxistas.

O Rossio, até à rua Augusta, o problema são os paralelipidedos (mas aqui compreendo que politicamente seja uma solução de debate, face a razões históricas ou outras).

Enfim, perdoem-me o desabado, era só para saber se alguma alma partilha do mesmo… :triumph::laughing:

Conclusão, assim no geral, e falando desta zona mais central, são assim as críticas de maior relevo que ponho, se alguém da CML ler isto: reorganizar completamente a situacão da Ciclovia na Av. da Liberdade (e entendo as dificuldades gerais desta Avenida, é complexa).

Cumps

2 Curtiram

A melhor solução para descer a Av. da Liberdade é mesmo esta. E a única forma de evitar razias é ter uma posição assertiva na via, isto é, ocupando-a sensivelmente a meio, ligeiramente descaído para a direita, não dando hipótese a ultrapassagens perigosas.

Eu se pudesse, esta Avenida levava um corte substancial na permissão de circulação de veículos particulares.

Mas respondendo à tua pergunta, creio que há planos da CML para resolver este problema. Só não sei precisar quando isso acontecerá.

2 Curtiram

Olá!

Partilho da opinião do @pmmsanches
Quando fazia esse trajecto ia sempre pela Av. da Liberdade e sempre no meio da faixa. Vais reparar que não tens outra alternativa (mesmo que queiras) porque o lado direito dessa faixa está em péssimo estado e corremos um sério risco de ter um acidente.

Cumps.

Também faço isso. A descer vou pela faixa BUS. Como vou tão rápido ou mais que os carros raramente há razias. A subir venho pelas laterais. Como a velocidade é menor não se sofre tanto com o piso.
A calçada do Rossio é que não há volta a dar. É mesmo muito má, seja a que velocidade for :frowning:
Já agora, os pneus das Gira não são sólidos. Têm ar como todos os outros.

1 Curtiu

Ok, obrigado malta.

Realmente, ir pelo BUS é a “melhor” opção.

De qq forma, tendo em conta a importância que esta Autarquia (ao longo de vários mandatos) dá a todo este projecto…acredito perfeitamente que não vão deixar a Av. da Liberdade assim, porque se assim for, é um péssimo “elo mais fraco” para o projecto Gira, dado que a maior parte dos utilizadores mais recreativos (não como nós aqui do fórum que secalhar temos mais experência, vontade, etc) não vão aguentar aquilo nem vão querer ir pela estrada do meio por motivos óbvios.

Claro que, como tudo na “política” não se faz de um dia para o outro, e isso temos de compreender, secalhar já está no papel e é uma questão de tempo (wishful thinking :relaxed:).

E é pena, porque antes disso temos uma muito boa ciclovia na Av. Republica, e uma razóavel na Fontes pereira de Melo.

Naturalmente, que há que ter em conta a cidade em si, não é fácil criar ciclovias face à tipologia de Lisboa, e todas as inúmeras preocupações que há em projectar uma via, além das bicicletas.

Ai é? Alright, não sabia. Calculei que como não quisessem ter furos fossem, mas tudo bem.
Uma coisa é certa, quando vou com a minha BTT (roda 27.5, pneus all-terrain), na faixa lateral a descer a Liberdade, não tem nada a ver…é chato mas nota-se muito menos que nas Gira.

Já agora, não existem pneus sem ar? Não sou nada entendido no assunto, mas pensei “empiricamente” que houvesse.

http://www.thesolidtyre.com/tannus-26x175.html

Não é tipo isto? Sorry o offtopic :slight_smile:

O PSD e o CDS Lisboa são um verdadeiro nojo.