Se eu próprio digo que
porque motivo me questionas sobre esse assunto em particular?
Ok, não vou prima facie negar os dados do estudo porque parecem sólidos, para mim antes de tudo, isto preocupa-me de facto
Todavia fui ver a fonte dessa afirmação
Schaller Consulting (2018), The New Automobility: Lyft, Uber and the Future of American Cities.
http://www.schallerconsult.com/rideservices/automobility.pdf
e presumo que quem escreveu o relatório interpretou mal os dados
Na página 19 da fonte eles colocam uma tabela que tornam os dados mais sucintos
Presumo que vocês se baseiam na coluna C para fazer essa afirmação. Mas a coluna C não se refere a transporte automóvel particular, mas a deslocamento particular, o que é diferente. O que é dito é que as viagens particulares (aquelas onde não partilhas os veículos) subiram 180%. Mas quando analisas a coluna B que se refere apenas a automóvel, vês que a variação é de 58% e não de 180%. Por isso recomendo que reescrevam o relatório da MUBi porque faz uma interpretação errada da fonte (parece-me assim à primeira vista, mas pode estar a falhar-me também qualquer coisa).
Em qualquer caso um aumento de 58% é preocupante.
Ademais, considerando que presentemente e infelizmente os transportes públicos estão a rebentar pelas costuras, diria que tal fenómeno, para já, não é assim tão preocupante.
Além disso todos estes estudos são realizados nos EUA, onde a realidade é completamente diferente. Os transportes públicos por lá são uma miséria e o carro é rei, senhor rei. Andar a pé no bairro é praticamente impossível e de bicicleta é extremamente perigoso. Diria que preciamos de estudos na Europa onde as realidades são totalmente diferentes. Tenho para mim que muito mais gente vai abdicar da posse particular do carro, e para viagens muito esporádicas, pode passar a usar esses serviços. Ao demonizá-los não estamos a prestar um bom serviço à mobilidade, penso eu.
Andar a pé nos EUA, repara que isto é numa cidade, não falamos de estradas entre cidades.
E com cidades como esta, quem é que pode/quer prescindir do carro? Fala com americanos, apenas os pobres dos mais pobres é que não têm carro.