A porca burguesia de Setúbal quer mais carros na praia

Enganaram-te. É o que dá falares da boca para fora sem te informares devidamente. Continua lá para aí a berrar…

Que circo é esse? :smile:
Essa ciclocoisa é uma verdadeira anedota, então esse ângulo recto é a cereja no topo do bolo :smile:

3 Curtiram

E o pior de tudo é que ainda ontem as tive de usar, é impossível circular na estrada. Com tanto carro e as obras que estão a fazer para “melhorar a acessibilidade rodoviária”, é o verdadeiro caos.

Vão aumentar para 3 faixas de rodagem (pelos vistos vão mesmo criar mais uma faixa, pois vias não têm mais espaço), mas as ciclovias vão ser estas pinturas a dividir os estreitos passeios de acesso às praias.

Fotos de ontem:

do secil é 1 euro, mas o bus desde o alegro/estação comboio é 4 euros (ida volta) que é excessivo se pensarmos numa familia e ainda mais excessivo se pensarmos que apenas vai ate à figueirinha… ou seja, paga-se por um serviço incompleto, e a troca de um autocarro para o “vaivem” na figueirinha faz perder tempo, e é suficiente para afastar potenciais passageiros que depois de experimentarem uma vez provavelmente não vão querer repetir

o estacionamento alegro deveria ser o mais incentivado para deixar o carro já que é o unico grande estacionamento efetivamente fora da serra da arrabida… com esses precos incentivam mais a ir para o secil ou mesmo ate ao parque da figueirinha (maximo de 5 euros ao dia por um carro) quando deveria ser ao contrário.

ainda pior é pensar que uma pessoa que quisesse ir de lisboa 100% em transportes publicos pagaria 4,50*2 (comboio) + 4 (bus) , ou seja 13 euros. agora e multiplicar isso pelo numero de pessoas e dá uma bela conta.
de carro paga-se sensivelmente o mesmo (100kms ida e volta) , mas levam se até 5 pessoas… assim é dificil convencer alguem a nao andar de carro.

na zona de Munique por exemplo têm tarifas justamente para evitar isso, existem “bilhetes de grupo” que servem até 5 pessoas (o mesmo que um carro leva…) e custam pouco mais custaria 2 pessoas. Com isso asseguram que mesmo com um carro cheio o comboio ainda é competitivo.
Cá em portugal na grande maioria dos percursos bastam duas pessoas para compensar ir de carro, e enquanto assim for também nao se mudarão os habitos.

1 Curtiu

Falta de eficiência e burrice.

Bastava haver um autocarro único, tarifa acessivel(2,5€ por adulto e por ex. 0,5€ para crianças) a fazer o circuito de 20 em 20 minutos, que passa-se nos comboios e no alegro. E de certeza que seria um sucesso!

1 Curtiu

pois, é pena como detalhes destes podem estragar uma boa medida.

até pensei que as carreiras fossem novas, mas a 723 e 723A já existiam antes, e parece que nem foram feitas alterações para melhorar o serviço em relacao ao ano passado.

unica carreira nova parece ser a 725 que começa no Alegro.

no fim tem-se 3 carreiras com frequencias miseraveis que partilham grande parte do percurso (com excepção do ponto onde começam)

seria muito mais apelativo se fosse apenas 1 carreira com o triplo da frequencia, mais rapida (podiam tirar algumas paragens intermédias) que fizesse Alegro - Comboio - Estação Rodoviaria - Av Luisa Todi - Praias

o custo para a TST seria semelhante mas o serviço seria bem melhor… frequencia de 1 hora para o Alegro nao cabe na cabeça de ninguem

Mais faixas, mais estacionamento.

1 Curtiu

“É disto que o meu povo gosta!”

3 Curtiram

"Naquele que poderá ter sido o último fim de semana antes da abertura do acesso desnivelado entre as praias e a ponte da Barra, o trânsito viveu provavelmente o seu pior dia.

As filas prolongaram-se para lá das 22h, tempos intermináveis no trânsito e viaturas de emergência em dificuldade para circular na avenida João Corte Real. Caos total e a presença da GNR na zona da rotunda a partir do momento em que uma ambulância enfrentou dificuldade para sair da praia pouco depois das 19h."

http://www.terranova.pt/noticia/politica/ilhavo-domingo-caotico-na-saida-das-praias-com-particulares-e-viaturas-de

Ouçam o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo:

http://www.terranova.pt/noticia/sociedade/obras-na-barra-os-carros-vao-passar-no-tabuleiro-superior-no-proximo-fim-de-semana

1 Curtiu

Et voilá, já abriu a nova espécie de “turbo-rotunda” da Barra.

Quase dois milhões…

A porca burguesia de Setúbal (e arredores) rumou hoje de bicicleta para a praia da Figueirinha. Foi tempo bem passado, sentiu-se a redução do tráfego e sublinhou-se a falta de infraestruturas para quem opta pelos modos suaves.

14 Curtiram

E quase 2 milhões de euros depois, tudo na mesma. Ainda pensei que demorasse 2 ou 3 anos a saturar de novo. Afinal não durou um mês.

1 Curtiu

E agora pedem silo-autos para estacionamento na praia.

http://www.terranova.pt/noticia/sociedade/acesso-praias-facilitado-abre-debate-sobre-capacidade-de-estacionamento

1 Curtiu

“As importações de bens subiram 18,1% em Junho face ao período homólogo, impulsionadas pela compra de combustíveis…”. (Fonte INE - Público 12 Agosto 2018).
Possivelmente parte do combustível foi para “esses tais” de Setúbal irem à praia… Mas, do mal o menos; se vão para o Portinho sempre poluem menos do que o avião que leva a burguesia (que não é porca) para as Maldivas.

1 Curtiu

Eu uso sempre o adjetivo “porca” no sentido metafórico pois acho que a psicologia evolutiva não está adaptada à civilização. Perderia muito tempo a alongar, pois teríamos de abordar psicologia evolutiva e sociologia comportamental ou mesmo evolução de grupo (group evolution & group selection).

Mas de uma forma extremamente simples e sucinta dou um pequeno exemplo. Se virmos alguém escarrar na rua, daquelas “verdes”, a nossa reação é de nojo e imediatamente catalogamo-lo de “porco”. Mas aceitamos com total naturalidade alguém que faça uso diário de um carro poluidor. E a racionalidade diz-nos que o segundo é muito mais poluidor (porco) que o primeiro.

2 Curtiram

Fui hoje pela primeira vez este ano visitar as praias da Arrábida. Tenho a dizer que o programa é um sucesso!

Deixámos o carro em Setúbal (os parques de estacionamento da Secil ou da Figueirinha enchem muuuuuito cedo).

Do parque da Secil até à Figueirinha há um autocarro a cada 20 minutos cujo bilhete de ida e volta custa 1€ (fora os restantes autocarros que vêm de Setúbal).
De Setúbal à Figueirinha há 3 carreiras: duas são de hora em hora, e uma é de 30 em 30 minutos, o que conjugadas dá uma oferta razoável. Nestas o bilhete de ida e volta é de 4,10€ (mas repare-se que a viagem é bastante maior do que desde o parque da Secil) mas é possível adquirir pré-comprados por 1,77€!

Entre a Figueirinha e as restantes praias onde o trânsito está interdito circula um autocarro gratuito a cada 20 minutos. A coisa até está bem feita e o tempo de espera entre os dois autocarros (para lá e depois de volta para cá) foi aceitável.

Contas feitas ao tempo, e às 19.23h estava a sair da praia da Galapinhos, e às 20.00h estava a entrar no carro que tinha ficado nas imediações da Avenida Luísa Todi. Ou seja, pouco mais de 30 minutos num percurso que o Google Maps diz ser de 9 Km. Fazendo as contas dá uma média de aproximadamente 15 Km/h entre os dois pontos, o que francamente me parece muito bom!
Antes a demora era muito maior… desde o trânsito no pára-arranca, o andar à procura de lugares, o caminhar desde o lugar encontrado até à praia (que fica sempre muito mais longe por comparação à paragem de autocarro).

Eu, francamente, gostei da solução encontrada, acho que funciona, poupa tempo, paciência e encontramos todo um ambiente muito mais relaxante e tranquilo!

Acho que o que existe a melhorar é a oferta de autocarros entre Setúbal e a Figueirinha, que não é má mas podia ser melhor. Fazia sentido também bilhetes de grupos para grupos de 4 ou mais pessoas, e uma rede de vendas (onde se possam adquirir os pré-comprados) de maior proximidade, por exemplo nas imediações das paragens da Luísa Todi (se calhar até as há ali e estou a falar à toa, mas honestamente desconheço, mas acho que é algo que mais difundido ou divulgado servisse melhor as pessoas).
Tendo em conta que este foi um primeiro ano deste modelo, e que a adesão das pessoas foi boa (acho que tirando alguns grunhos que se lêem pela internet, na verdade a generalidade das pessoas até compreende o motivo e a urgência destas medidas), acho que é expectável que hajam melhorias nos próximos anos.

7 Curtiram

Essa diferença é brutal! Fará sentido?
Ainda assim 1,77€ x 4 pessoas ainda é um rombo no orçamento a famílias que queiram ir a praia regularmente…

O pré-comprado de 1,77€ é só de 1 sentido (só ida, por exemplo). Os 4.10€ comprados a bordo são de ida e volta.

Sim, também considero o preço um pouco exagerado… eu acho que a câmara apenas olhou para os percursos entre o parque da Secil e as restantes praias, e descurou o percurso desde Setúbal.

http://www.terranova.pt/noticia/politica/acessos-congestionados-praias-relancam-debate-sobre-utilidade-da-rotunda-da-barra

1 Curtiu