A Spinlister vai encerrar

"idiota

diz-se de ou pessoa que carece de inteligência, de discernimento; tolo, ignorante, estúpido."

Talvez tenha sido exagerado! Retirado o flag

No teu gráfico onde está a bicicleta?
No teu gráfico, qual o transporte que emite menos CO2?
Qual a média de ocupação de carros na Europa?
Sabias que CO2 e poluição não são a mesma coisa?

Já declarei anteriormente que denuncio todos os teus posts. Todos os teus posts, por te manifestarem activo, ofendem-me.

1 Curtiu

Fumo «negro» era uma hipérbole pah… refiro-me a fumo no geral.

O gráfico que partilhas também vai de encontro ao que defendemos. TP são a solução. Chega de carros!

1 Curtiu

imagem

Não é zero como queres fazer crer

1 Curtiu

Nunca disse o contrário

1 Curtiu

Uma postura manifestamente intolerante e completamente pedante!

1 Curtiu

@Three e @ZeM, acabem lá com estas trocas de galhardetes, que em nada contribuem para a discussão em causa!

2 Curtiram

Não é zero mas é infimamente menos. Os passageiros do autocarro e do carro tambem respiram enquanto se deslocam.

1 Curtiu

@Herculano_Rebordao que galhardetes? Eu só apresento o meu ponto de vista no que diz respeito às políticas pró-automóvel vs pró-mobilidade sustentável.
Já se o Three acha a minha atitude manifestamente intolerante… passa-me mesmo ao lado.

Certo @Aonio_Lourenco, mas sempre ouvi falar nas externalidades positivas das bicicletas ou do andar a pé (contrariamente aos transportes públicos) devido ao impacto positivo que tem nas contas do Serviço Nacional de Saúde.

Quando e onde é que disse que era zero (repara que CO2 não é poluição urbana)? Eu queria que tu próprio respondesses à tua pergunta! Essas 12 gramas da bicicleta por certo estão relacionadas com a respiração do ser humano! Até a andar a pé se emite CO2! Em qualquer caso, de acordo com a tua fonte, o carro emite 13 vezes mais.

Mas não são externalidades positivas! Os benefícios para a tua saúde por andares de bicicleta são benefícios para ti. Ao provocares menores custos no SNS, provocas um menor custo no sistema, ou seja, inexistência de externalidade negativa, o que é diferente de externalidade positiva. Se isso fosse externalidade positiva, comer alface também seria uma externalidade positiva, e não é! Uma externalidade positiva é um benefício que dás a um terceiro, benefício esse que não tomaste em consideração quando tomaste a tua ação. Mas “dar um benefício” é diferente de “não provocar um custo”, se bem que têm o mesmo sinal na expressão!

1 Curtiu

Ok, certo. Isso significa que achas que os transportes públicos não devem ser subsidiados?

Sim, correcto. Mas é ingénuo achar que a energia gasta por alguém ao volante de um automóvel é idêntica à energia gasta por um ciclista. Claro que este último vai consumir mais alimentos, afinal a energia tem de vir de algum lado.

imagem

1 Curtiu

Ó Three! Esse teu gráfico de consumos de kcal/km matou-me. Nos produzimos dióxido de carbono, não monóxido de carbono, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos, etc. O teu gráfico vale 0 para explicar a relação poluição/km. Apenas serve como exemplo de gasto de energia.
Mais, conforme a velocidade do veículo, tens uma relação de emissão de gases, não sendo esta constante.

Quando colocas um gráfico, convém que seja para argumentar o que dizes

1 Curtiu

Mais, tu de bicicleta necessitas apenas de pedalar em subidas e algumas vezes quando estás num nível 0º para manter velocidade. A bicicleta é o meio de locomoção mais eficaz neste aspecto.

1 Curtiu

Não conseguiste atingir. A energia que utilizas vem daquilo que comes e a produção desses alimentos tem impacto ambiental. Por isso um ciclista alimentado a carne de vaca polui mais do que um alimentado a leguminosas.
E não te esqueças de que as emissões humanas são CO2 e metano sendo que este último é mais significativo em vegetarianos

Num circuito fechado tens um consumo de energia médio por Km equivalente. Não conheço nenhuma bicicleta que consiga andar num plano horizontal sem energia aplicada aos pedais. Se desces, tiveste que subir primeiro.

Queres aprofundar essa teoria? Gostava de saber mais. Não sou vegetariano mas como muito pouca carne (1 vez por mês, se tanto) e como tal gostava de perceber qual a quantidade de metano que emito por comer leguminosas.