A uberização da mobilidade aumenta o impacto negativo do automóvel

https://www.metro-magazine.com/blogpost/734264/will-avs-save-the-world-history-says-it-s-no-sure-thing

Curiosa esta parte.

Meanwhile, it’s become harder for the companies to stand by their original traffic-taming claims. In 2018, Lyft collaborated with the Rocky Mountain Institute, a clean-energy think tank, to produce a study that concluded ride-hailing vehicles were “more efficient” than private cars in several cities. But after vociferous criticism, the claim that was later retracted. “We represented certain conclusions as definitive, when in fact they are not,” the Institute wrote.

Olhando para este último link:

A careful evaluation of the analysis and available data has led to the conclusion that the current range of uncertainty precludes being able to render an absolute answer regarding the relative impact of TNCs compared with personally owned vehicles. There is uncertainty in much of the data, but the data that most strongly influences the result includes:

  • The load factor in a standard (i.e., non-pooled) TNC trip
  • The load factor in the personal vehicle trips being replaced
  • Deadheading associated with personal vehicles (i.e., picking up or dropping off someone)
1 Like

Eu desde que descobri o quão rápido nos deslocamos em Lisboa através de Uber e afins que não quero mais saber de autocarros, metro, etc.

1 Like

Ride-hailing companies see a ‘massive market opportunity’ in replacing bus and subway rides.

1 Like
1 Like

A Uber chegou esta quarta-feira a Aveiro.

O plano de expansão inclui toda a área de ligação ao Porto, incluindo Santa Maria da Feira, Estarreja, Espinho e Ovar.

A Uber “disponibiliza viagens a mais de 60% da população portuguesa”.

A partir de hoje, a aplicação de viagens da Uber está disponível em Aveiro. A aplicação passa agora a disponibilizar a sua opção de viagem mais económica, uberX, “que trará aos habitantes e visitantes de Aveiro uma alternativa de mobilidade simples, segura e conveniente na cidade”.

O plano de expansão vai incluir cobertura da região de Aveiro até ao Porto, incluindo Santa Maria da Feira, Estarreja, Espinho, Ovar.

“Continuamos a reforçar o nosso compromisso com Portugal, o que coloca a Uber ao serviço dos portugueses nas 20 maiores cidades do país.” refere Mariana Ascenção, Diretora de Comunicação da Uber em Portugal.

“A expansão para a cidade de Aveiro reforça a operação da Uber em território nacional, trazendo consigo também mais oportunidades económicas para os milhares de motoristas que viajam com a aplicação nas cidades portuguesas. A Uber já cobre mais de 60% da população portuguesa”.

http://www.terranova.pt/noticia/sociedade/uber-chega-aveiro

1 Like

Esses gajos têm um lóbi bastante bom…

Choravam porque não havia as mesmas exigências para os TVDE, mas querem que os táxis sejam os únicos a ter todo o tipo de regalias, desde benefícios fiscais, vias prioritárias, espaços próprios para recolher clientes…

1 Like

Sendo aqui um fórum de bicicletas, a Uber é melhor que a Bolt, porque tem as bicicletas Jump e a Bolt tem … exactamente nada ao nível do velocípede!

1 Like

De facto é verdade, a Uber tem as bicicletas Jump e ainda tem trotinetas. O artigo referia-se apenas a TVDE

Hoje de manhã estive a conduzir (não me batam!) em Odivelas e reparei num dos impactos negativos que a uberização tem.

Estava à minha frente um TVDE (eléctrico, menos mal) a andar numa velocidade anormalmente devagar. O dito encosta-se para a direita sem fazer pisca, o que me enervou. Entra na baía da paragem dos autocarros, que nem lá pode estar. Tento ver quem é que está a conduzir o carro, para lhe perguntar se não sabia onde ficava o pisca, e o que vejo é uma mão a segurar o telemóvel entre o vidro e a orelha dele (que poderá ter sido a razão para ele não ter feito o pisca).

Não vou dizer que os carros não TVDE não fazem nenhuma das 3 infracções que eu descrevi, mas dada a maneira como o negócio dos TVDE funciona, é natural que o “condutor de serviço” queira atender o telemóvel e parar em sítios não permitidos.

Mas imaginem agora o tal condutor multiplicado por milhares…

Pareces fazer questão em meter-te com desconhecidos…olha que qualquer dia pode correr mal…fica o conselho

1 Like

@Aonio_Lourenco

A new report by the Union of Concerned Scientists evaluates another, less-examined ramification of the ride-hailing sector: its environmental toll. The study estimates that the average U.S. ride-hailing trip results in 69% more pollution than the transportation choices it displaces, based on federal vehicle efficiency statistics, data collected by state and local transportation regulators and previous survey-based academic research. The effects are likely even worse in downtown areas, where riders are more likely to choose on-demand rides in lieu of cleaner modes of mobility.

“Not every ride-hailing trip is displacing what would have been a car trip,” said Don Anair, the deputy director and research director of the UCS Clean Transportation Program and the lead author of the paper.

Boas @jmpa . Eu nunca disse que esse problema não sucedia, disse apenas que os TVDE têm a vantagem de libertar espaço público visto que mais pessoas podem abdicar de ter carro particular. E disse também que o caso americano é totalmente diferente do europeu, pois nos EUA os transportes públicos ou são muito deficitários ou completamente inexistentes. Ademais em Lisboa a Uber tem muitos veículos elétricos cujo preço é o mesmo que os demais veículos.

O problema não está nos TVDE, está nos automóveis em geral, e enquanto não percebermos isto, vamos estar sempre a focarmo-nos nos “malefícios do capitalismo” e não no cerne da questão. @MarioJAlves

O problema dos TVDE em Lisboa é, por falta de regulamentação adequada, o seu número cresceu desmesuradamente, fala-se de 8 a 9k em Lisboa a operar em todas a plataformas. Este número faz aumentar o tráfego.

1 Like

@Herculano_Rebordao há 9k TVDE e há 400k de carros que entram todos os dias em Lisboa. E continuamos a embirrar com os TVDE. É uma embirração meramente ideológica.